Procedimentos emergenciais da ProPG durante a suspensão das atividades presenciais – COVID-19

Durante o período de suspensão das atividades acadêmico-administrativas, a ProPG adotará os seguintes procedimentos homologação remota dos títulos de Mestrado e Doutorado, inclusão, substituição ou exclusão de Orientador e Coorientador, solicitação de matrícula em exame de qualificação e defesa, cancelamento de matrícula em disciplina do quadrimestre 2020.1, trancamento de matrícula e inclusão de proficiência em língua estrangeira no histórico do discente.

CLIQUE AQUI para a compilação de informações diversas acerca das ações de Pró-Reitoria de Pós-graduação durante o período de suspensão – portarias, Estudos Continuados Emergenciais (ECE), editais CAPES e CNPq, bancas remotas, etc.


NOVO: Para solicitar prorrogação de prazo de defesa

1. O discente solicita por e-mail institucional ao e-mail institucional da Coordenação do PPG, com cópia ao seu orientador, a prorrogação de prazo de defesa.

Para isso, ele deve:

a) Preencher o formulário, que pode ser encontrado em http://propg.ufabc.edu.br/formulario/ (item: prorrogação de prazo de qualificação/defesa).

b) Justificar a solicitação e informar a data provável de defesa.

2. A Coordenação, deferindo a solicitação do requerimento, deverá encaminhar para bancas.propg@ufabc.edu.br.


NOVO: Para solicitar licença maternidade

1. A discente solicita por e-mail institucional ao e-mail institucional da Coordenação do PPG, com cópia ao seu orientador, a licença maternidade.

Para isso, ela deve:

a) Preencher o formulário, que pode ser encontrado em http://propg.ufabc.edu.br/formulario/ (item 3: outros itens para análise da coordenação).

b) Anexar a certidão de nascimento ou atestado médico.

c) Se for bolsista: entrar em contato com bolsas.propg@ufabc.edu.br.

2. A Coordenação, deferindo a solicitação do requerimento, deverá encaminhar para bancas.propg@ufabc.edu.br.


Para cancelamento de disciplina

1. O discente deve fazer sua solicitação seguindo o TUTORIAL DISPONÍVEL AQUI;

2. Após avaliação, o orientador deve seguir as instruções do TUTORIAL DISPONÍVEL AQUI.


Para trancamento de período letivo

1. O discente deve fazer sua solicitação seguindo o TUTORIAL DISPONÍVEL AQUI;

2. Após avaliação, o coordenador do Programa de Pós-Graduação deve seguir as instruções do TUTORIAL DISPONÍVEL AQUI.


Para solicitar Aproveitamento, Convalidação, Transferência de disciplinas e Atividades Complementares

1. O discente solicita por e-mail institucional ao e-mail institucional da Coordenação do PPG, com cópia ao seu orientador, o Aproveitamento, Convalidação, Transferência ou Atividades Complementares. Para isso, ele deve:

a) Preencher o formulário, que pode ser encontrado em http://propg.ufabc.edu.br/formulario/
b) Anexar os documentos comprobatórios referente a solicitação.
Atenção: O discente deve verificar na página do seu programa se existe um formulário próprio para essa solicitação.

2. A Coordenação deferindo a solicitação do requerimento, deverá encaminhar para sua Assessoria.

3. Posteriormente, essa informação será encaminhada para publicação no Boletim de Serviço. Após a publicação, a Divisão Acadêmica fará a inserção no histórico escolar do discente.

CLIQUE AQUI para a Resolução da CPG nº 51, de 06 de maio de 2019, que Regulamenta o reconhecimento de créditos de disciplinas na Pós-graduação.


Orientações para solicitação de prorrogação de bolsa CAPES

Para mais informações sobre condições para solicitação, Portaria Capes nº 55 e o formulário de prorrogação para preenchimento CLIQUE AQUI.


Para solicitar Homologação remota de Título

Para os discentes que já entregaram a documentação final física, mas ainda não tiveram o título homologado, e para os que defenderam suas dissertações e teses e ainda não conseguiram entregar a documentação física, sigam os procedimentos listados no NOVO TUTORIAL PARA SOLICITAR HOMOLOGAÇÃO REMOTA DE TÍTULO


Para Inclusão, substituição ou exclusão de Orientador e Coorientador

1. O orientador atual (ou o novo orientador/coorientador) deve enviar o formulário preenchido, através do seu e-mail institucional, para o e-mail institucional da coordenação do programa no qual o aluno está matriculado. O formulário está disponível na página da PROPG no endereço http://propg.ufabc.edu.br/formulario/.

2. A Coordenação, ao deferir a solicitação, deve encaminhar o formulário preenchido para o e-mail da assessoria do seu Programa.

3. Caberá à assessoria do Programa inserir ou alterar as informações no SIGAA.

4. Posteriormente, a assessoria encaminhará essa informação para publicação. A Divisão Acadêmica da ProPG fará os ajustes devidos na plataforma Sucupira.


Para solicitação de matrícula em exame de qualificação de Mestrado ou Doutorado e Defesa de dissertação de Mestrado ou Doutorado

As solicitações deverão ser encaminhadas para bancas.propg@ufabc.edu.br pelo aluno ou pelo orientador através do seu e-mail institucional.


Para incluir Proficiência em língua estrangeira no histórico do discente

1. Proficiência aprovada no processo seletivo:

Os Assessores de cada PPG devem enviar, através do e-mail institucional, uma lista informando o nome, RA e nível do discente proficiente em língua estrangeira para fujiko.miura@ufabc.edu.br, com cópia para matricula.propg@ufabc.edu.br.

2. Proficiência com comprovante / atestado

a. O discente deve enviar pelo seu e-mail institucional o comprovante / atestado de proficiência em língua estrangeira à Coordenação do PPG, com cópia para seu orientador, informando o nome e RA;

b. A Coordenação, validando a proficiência, deve encaminhá-la através do e-mail institucional para fujiko.miura@ufabc.edu.br, com cópia para matricula.propg@ufabc.edu.br.

Procedimentos emergenciais da ProPG durante a suspensão das atividades presenciais – COVID-19

Durante o período de suspensão das atividades acadêmico-administrativas, a ProPG adotará os seguintes procedimentos homologação remota dos títulos de Mestrado e Doutorado, inclusão, substituição ou exclusão de Orientador e Coorientador, solicitação de matrícula em exame de qualificação e defesa, cancelamento de matrícula em disciplina do quadrimestre 2020.1, trancamento de matrícula e inclusão de proficiência em língua estrangeira no histórico do discente.

CLIQUE AQUI para a compilação de informações diversas acerca das ações de Pró-Reitoria de Pós-graduação durante o período de suspensão – portarias, Estudos Continuados Emergenciais (ECE), editais CAPES e CNPq, bancas remotas, etc.


NOVO: Para solicitar prorrogação de prazo de defesa

1. O discente solicita por e-mail institucional ao e-mail institucional da Coordenação do PPG, com cópia ao seu orientador, a prorrogação de prazo de defesa.

Para isso, ele deve:

a) Preencher o formulário, que pode ser encontrado em http://propg.ufabc.edu.br/formulario/ (item: prorrogação de prazo de qualificação/defesa).

b) Justificar a solicitação e informar a data provável de defesa.

2. A Coordenação, deferindo a solicitação do requerimento, deverá encaminhar para bancas.propg@ufabc.edu.br.


NOVO: Para solicitar licença maternidade

1. A discente solicita por e-mail institucional ao e-mail institucional da Coordenação do PPG, com cópia ao seu orientador, a licença maternidade.

Para isso, ela deve:

a) Preencher o formulário, que pode ser encontrado em http://propg.ufabc.edu.br/formulario/ (item 3: outros itens para análise da coordenação).

b) Anexar a certidão de nascimento ou atestado médico.

c) Se for bolsista: entrar em contato com bolsas.propg@ufabc.edu.br.

2. A Coordenação, deferindo a solicitação do requerimento, deverá encaminhar para bancas.propg@ufabc.edu.br.


Para cancelamento de disciplina

1. O discente deve fazer sua solicitação seguindo o TUTORIAL DISPONÍVEL AQUI;

2. Após avaliação, o orientador deve seguir as instruções do TUTORIAL DISPONÍVEL AQUI.


Para trancamento de período letivo

1. O discente deve fazer sua solicitação seguindo o TUTORIAL DISPONÍVEL AQUI;

2. Após avaliação, o coordenador do Programa de Pós-Graduação deve seguir as instruções do TUTORIAL DISPONÍVEL AQUI.


Para solicitar Aproveitamento, Convalidação, Transferência de disciplinas e Atividades Complementares

1. O discente solicita por e-mail institucional ao e-mail institucional da Coordenação do PPG, com cópia ao seu orientador, o Aproveitamento, Convalidação, Transferência ou Atividades Complementares. Para isso, ele deve:

a) Preencher o formulário, que pode ser encontrado em http://propg.ufabc.edu.br/formulario/
b) Anexar os documentos comprobatórios referente a solicitação.
Atenção: O discente deve verificar na página do seu programa se existe um formulário próprio para essa solicitação.

2. A Coordenação deferindo a solicitação do requerimento, deverá encaminhar para sua Assessoria.

3. Posteriormente, essa informação será encaminhada para publicação no Boletim de Serviço. Após a publicação, a Divisão Acadêmica fará a inserção no histórico escolar do discente.

CLIQUE AQUI para a Resolução da CPG nº 51, de 06 de maio de 2019, que Regulamenta o reconhecimento de créditos de disciplinas na Pós-graduação.


Orientações para solicitação de prorrogação de bolsa CAPES

Para mais informações sobre condições para solicitação, Portaria Capes nº 55 e o formulário de prorrogação para preenchimento CLIQUE AQUI.


Para solicitar Homologação remota de Título

Para os discentes que já entregaram a documentação final física, mas ainda não tiveram o título homologado, e para os que defenderam suas dissertações e teses e ainda não conseguiram entregar a documentação física, sigam os procedimentos listados no NOVO TUTORIAL PARA SOLICITAR HOMOLOGAÇÃO REMOTA DE TÍTULO


Para Inclusão, substituição ou exclusão de Orientador e Coorientador

1. O orientador atual (ou o novo orientador/coorientador) deve enviar o formulário preenchido, através do seu e-mail institucional, para o e-mail institucional da coordenação do programa no qual o aluno está matriculado. O formulário está disponível na página da PROPG no endereço http://propg.ufabc.edu.br/formulario/.

2. A Coordenação, ao deferir a solicitação, deve encaminhar o formulário preenchido para o e-mail da assessoria do seu Programa.

3. Caberá à assessoria do Programa inserir ou alterar as informações no SIGAA.

4. Posteriormente, a assessoria encaminhará essa informação para publicação. A Divisão Acadêmica da ProPG fará os ajustes devidos na plataforma Sucupira.


Para solicitação de matrícula em exame de qualificação de Mestrado ou Doutorado e Defesa de dissertação de Mestrado ou Doutorado

As solicitações deverão ser encaminhadas para bancas.propg@ufabc.edu.br pelo aluno ou pelo orientador através do seu e-mail institucional.


Para incluir Proficiência em língua estrangeira no histórico do discente

1. Proficiência aprovada no processo seletivo:

Os Assessores de cada PPG devem enviar, através do e-mail institucional, uma lista informando o nome, RA e nível do discente proficiente em língua estrangeira para fujiko.miura@ufabc.edu.br, com cópia para matricula.propg@ufabc.edu.br.

2. Proficiência com comprovante / atestado

a. O discente deve enviar pelo seu e-mail institucional o comprovante / atestado de proficiência em língua estrangeira à Coordenação do PPG, com cópia para seu orientador, informando o nome e RA;

b. A Coordenação, validando a proficiência, deve encaminhá-la através do e-mail institucional para fujiko.miura@ufabc.edu.br, com cópia para matricula.propg@ufabc.edu.br.