DISCENTES – lato sensu

INFORMAÇÕES
Com a efetivação da matrícula, você receberá no seu e-mail pessoal cadastrado, as instruções para a criação de seu webmail institucional.

Todas as informações institucionais, assim como eventuais solicitações, serão enviadas, recebidas e tratadas através deste webmailÉ importante que você acesse sua conta com regularidade.

O mesmo login e senha criados para o webmail serão utilizados para acessar o Portal Discente no sistema integrado da UFABC – (SIGAA).

Importante: Após a criação do webmail, é necessário aguardar até 24 horas para que o acesso ao Portal seja liberado.

Quando realizar o primeiro acesso ao Portal Discente, confira se seus dados pessoais estão corretos, pois eles serão utilizados para emissão de documentos como o Atestado de Matrícula e Vínculo no Curso. Se houver alguma inconsistência, entre em contato pelo e-mail: especializacao.propg@ufabc.edu.br e anexe a foto do documento confirmando os dados corretos.

Criação: para criar o e-mail institucional, basta acessar – https://acesso.ufabc.edu.br/cadastro/index e seguir as instruções da tela.

Acesso: para utilizar sua conta, acesse – https://webmail.ufabc.edu.br/ (ou entre na página inicial da UFABC e clique no link “Webmail” no canto superior direito da tela). Caso você prefira, é possível utilizar alguns clientes de e-mail (Gmail, Outlook e Thunderbird) para acessar e usar sua conta; veja como na “Dica”, abaixo.

Erro ou recuperação de senha: se ocorrer algum erro no primeiro acesso ou se você já possui uma conta mas esqueceu a senha, tente redefini-la em http://acesso.ufabc.edu.br/ (em caso de erro, você poderá utilizar a mesma senha).

Dica: acesse http://nti.ufabc.edu.br/manuais-e-tutoriais para consultar dicas de uso e funcionalidades do webmail e para aprender a configurar alguns clientes de e-mail (Gmail, Outlook e Thunderbird), o que permitirá a você utilizar sua conta pessoal e institucional ao mesmo tempo.

O Atestado de Matrícula, assim como a Declaração de Vínculo, podem ser visualizados e/ou impressos diretamente pelo Portal Discente no SIGAA. Para obtê-los, siga as orientações abaixo.

Atestado de Matrícula:

Acesse: “Portal Discente» aba “Ensino»Emitir Atestado de Matrícula” – (Informa os nomes das disciplinas/módulos matriculados no momento da emissão).

Declaração de Vínculo:

Acesse:  “Portal Discente”  »  aba “Ensino”  »  “Declaração de Vínculo” – (Informa os dados do curso e prazo de conclusão).

IMPORTANTE

                                Ambos possuem código de verificação de autenticidade.

O Histórico Escolar, pode ser visualizado e/ou impresso diretamente pelo Portal Discente no SIGAA. Para obtê-lo, siga as orientações abaixo.

Histórico Escolar:

Acesse: Portal Discente” »  aba “Ensino” »  Emitir Histórico”.

Obs.: Também é possível consultar suas notas sem a necessidade de emitir o Histórico, através do: Portal Discente” »  aba “Ensino” » Consultar minhas notas”.

IMPORTANTE

                                O Histórico Escolar possui código de verificação de autenticidade.

IMPORTANTE

As carteirinhas são fornecidas apenas para os cursos presenciais realizados na UFABC e tem prazo para confecção de aproximadamente 60 dias úteis. Para cursos EAD ou realizados em um dos Polos parceiros, é disponibilizado o Atestado de Matrícula ou a Declaração de Vínculo


Solicitação de 1ª Via                                                                                                                   disponíveis para retirada

Antes de iniciar a solicitação, você deve ter os seguintes documentos em formato digital.

  • Foto recente frontal, colorida, de olhos abertos, rosto em primeiro plano, preferencialmente, em fundo branco e sem utilização de acessórios (boné, óculos escuros, capacete, bandana, etc.), na extensão “jpg”, com resolução mínima de 800×600 pixels;  Tutorial para ajuste da foto
  • Registro Geral (RG) ou documento equivalente com foto (documento deve ser recente e estar em boas condições).

Siga então as instruções do Tutorial para solicitação da 1ª via


Solicitação de 2ª Via                                                                                                                   disponíveis para retirada

 Antes de iniciar a solicitação, você deve ter os seguintes documentos em formato digital.

  • Foto recente frontal, colorida, de olhos abertos, rosto em primeiro plano, preferencialmente, em fundo branco e sem utilização de acessórios (boné, óculos escuros, capacete, bandana, etc.), na extensão “jpg”, com resolução mínima de 800×600 pixels; Tutorial para ajuste da foto
  • Registro Geral (RG) ou documento equivalente com foto (documento deve ser recente e estar em boas condições);
  • Boletim de Ocorrência (BO) presencial ou eletrônico (somente em caso de perda, roubo ou furto); Secretaria da Segurança Pública
  • Carteirinha danificada – neste caso, não há a necessidade de BO. Enviar somente a carteirinha digitalizada e foto recente (nas configurações acima).

Siga então as instruções do Tutorial para solicitação da 2ª via

IMPORTANTE

Para cursos realizados à distância (EAD), as empresas de transporte público não disponibilizam a liberação de cartões/passes escolares.

Para maiores informações sobre os procedimentos para a solicitação de cartão de transporte público escolar acesse: https://propg.ufabc.edu.br/transporte-publico-escolar/

Procedimento para solicitação de certificado –


Procedimento para solicitação de 2ª via de certificado –


O prazo para emissão é de até 90 dias, prorrogáveis por igual período, para certificados de cursos de Pós-Graduação lato sensu nível de Especialização, contados da data de entrega de todos os documentos exigidos.

Obs.: Não enviamos certificados digitalizados ou pelos correios.


Procedimento para retirada de certificado –


IMPORTANTE

 A ProPG não emite certificados de aperfeiçoamento. Para obtê-los, entre em contato diretamente com a ProEC.

Para solicitações de desligamento, envie uma mensagem de seu e-mail institucional UFABC para a Coordenação do seu curso, copiando o e-mail: especializacao.propg@ufabc.edu.br, com as seguintes informações:

» Nome completo;

» Número do seu RA;

» Motivo do desligamento;

» Anexe o comprovante de Inexistência de pendências junto à Biblioteca.

EXCLUSIVOS PARA CURSOS PRESENCIAIS

 É obrigatória a devolução da identidade estudantil na Secretaria da PROPG da UFABC para a finalização do processo.

 Requerimento para inclusão ou exclusão de nome social – icone_pdf

Após preenchimento e assinatura, encaminhar para o e-mail: especializacao.propg@ufabc.edu.br


 

DISCENTES – lato sensu

INFORMAÇÕES
Com a efetivação da matrícula, você receberá no seu e-mail pessoal cadastrado, as instruções para a criação de seu webmail institucional.

Todas as informações institucionais, assim como eventuais solicitações, serão enviadas, recebidas e tratadas através deste webmailÉ importante que você acesse sua conta com regularidade.

O mesmo login e senha criados para o webmail serão utilizados para acessar o Portal Discente no sistema integrado da UFABC – (SIGAA).

Importante: Após a criação do webmail, é necessário aguardar até 24 horas para que o acesso ao Portal seja liberado.

Quando realizar o primeiro acesso ao Portal Discente, confira se seus dados pessoais estão corretos, pois eles serão utilizados para emissão de documentos como o Atestado de Matrícula e Vínculo no Curso. Se houver alguma inconsistência, entre em contato pelo e-mail: especializacao.propg@ufabc.edu.br e anexe a foto do documento confirmando os dados corretos.

Criação: para criar o e-mail institucional, basta acessar – https://acesso.ufabc.edu.br/cadastro/index e seguir as instruções da tela.

Acesso: para utilizar sua conta, acesse – https://webmail.ufabc.edu.br/ (ou entre na página inicial da UFABC e clique no link “Webmail” no canto superior direito da tela). Caso você prefira, é possível utilizar alguns clientes de e-mail (Gmail, Outlook e Thunderbird) para acessar e usar sua conta; veja como na “Dica”, abaixo.

Erro ou recuperação de senha: se ocorrer algum erro no primeiro acesso ou se você já possui uma conta mas esqueceu a senha, tente redefini-la em http://acesso.ufabc.edu.br/ (em caso de erro, você poderá utilizar a mesma senha).

Dica: acesse http://nti.ufabc.edu.br/manuais-e-tutoriais para consultar dicas de uso e funcionalidades do webmail e para aprender a configurar alguns clientes de e-mail (Gmail, Outlook e Thunderbird), o que permitirá a você utilizar sua conta pessoal e institucional ao mesmo tempo.

O Atestado de Matrícula, assim como a Declaração de Vínculo, podem ser visualizados e/ou impressos diretamente pelo Portal Discente no SIGAA. Para obtê-los, siga as orientações abaixo.

Atestado de Matrícula:

Acesse: “Portal Discente» aba “Ensino»Emitir Atestado de Matrícula” – (Informa os nomes das disciplinas/módulos matriculados no momento da emissão).

Declaração de Vínculo:

Acesse:  “Portal Discente”  »  aba “Ensino”  »  “Declaração de Vínculo” – (Informa os dados do curso e prazo de conclusão).

IMPORTANTE

                                Ambos possuem código de verificação de autenticidade.

O Histórico Escolar, pode ser visualizado e/ou impresso diretamente pelo Portal Discente no SIGAA. Para obtê-lo, siga as orientações abaixo.

Histórico Escolar:

Acesse: Portal Discente” »  aba “Ensino” »  Emitir Histórico”.

Obs.: Também é possível consultar suas notas sem a necessidade de emitir o Histórico, através do: Portal Discente” »  aba “Ensino” » Consultar minhas notas”.

IMPORTANTE

                                O Histórico Escolar possui código de verificação de autenticidade.

IMPORTANTE

As carteirinhas são fornecidas apenas para os cursos presenciais realizados na UFABC e tem prazo para confecção de aproximadamente 60 dias úteis. Para cursos EAD ou realizados em um dos Polos parceiros, é disponibilizado o Atestado de Matrícula ou a Declaração de Vínculo


Solicitação de 1ª Via                                                                                                                   disponíveis para retirada

Antes de iniciar a solicitação, você deve ter os seguintes documentos em formato digital.

  • Foto recente frontal, colorida, de olhos abertos, rosto em primeiro plano, preferencialmente, em fundo branco e sem utilização de acessórios (boné, óculos escuros, capacete, bandana, etc.), na extensão “jpg”, com resolução mínima de 800×600 pixels;  Tutorial para ajuste da foto
  • Registro Geral (RG) ou documento equivalente com foto (documento deve ser recente e estar em boas condições).

Siga então as instruções do Tutorial para solicitação da 1ª via


Solicitação de 2ª Via                                                                                                                   disponíveis para retirada

 Antes de iniciar a solicitação, você deve ter os seguintes documentos em formato digital.

  • Foto recente frontal, colorida, de olhos abertos, rosto em primeiro plano, preferencialmente, em fundo branco e sem utilização de acessórios (boné, óculos escuros, capacete, bandana, etc.), na extensão “jpg”, com resolução mínima de 800×600 pixels; Tutorial para ajuste da foto
  • Registro Geral (RG) ou documento equivalente com foto (documento deve ser recente e estar em boas condições);
  • Boletim de Ocorrência (BO) presencial ou eletrônico (somente em caso de perda, roubo ou furto); Secretaria da Segurança Pública
  • Carteirinha danificada – neste caso, não há a necessidade de BO. Enviar somente a carteirinha digitalizada e foto recente (nas configurações acima).

Siga então as instruções do Tutorial para solicitação da 2ª via

IMPORTANTE

Para cursos realizados à distância (EAD), as empresas de transporte público não disponibilizam a liberação de cartões/passes escolares.

Para maiores informações sobre os procedimentos para a solicitação de cartão de transporte público escolar acesse: https://propg.ufabc.edu.br/transporte-publico-escolar/

Procedimento para solicitação de certificado –


Procedimento para solicitação de 2ª via de certificado –


O prazo para emissão é de até 90 dias, prorrogáveis por igual período, para certificados de cursos de Pós-Graduação lato sensu nível de Especialização, contados da data de entrega de todos os documentos exigidos.

Obs.: Não enviamos certificados digitalizados ou pelos correios.


Procedimento para retirada de certificado –


IMPORTANTE

 A ProPG não emite certificados de aperfeiçoamento. Para obtê-los, entre em contato diretamente com a ProEC.

Para solicitações de desligamento, envie uma mensagem de seu e-mail institucional UFABC para a Coordenação do seu curso, copiando o e-mail: especializacao.propg@ufabc.edu.br, com as seguintes informações:

» Nome completo;

» Número do seu RA;

» Motivo do desligamento;

» Anexe o comprovante de Inexistência de pendências junto à Biblioteca.

EXCLUSIVOS PARA CURSOS PRESENCIAIS

 É obrigatória a devolução da identidade estudantil na Secretaria da PROPG da UFABC para a finalização do processo.

 Requerimento para inclusão ou exclusão de nome social – icone_pdf

Após preenchimento e assinatura, encaminhar para o e-mail: especializacao.propg@ufabc.edu.br