Perguntas frequentes

 Perguntas e Respostas Frequentes

 

Quais os e-mails de contato da ProPG?

Os e-mail estão e-mails disponíveis no site https://propg.ufabc.edu.br/contato/.

Questões relacionadas a:

  • Atestados para docentes e candidatos aprovados em processo seletivo: cursos.pos@ufabc.edu.br
  • Auxílios, custeio de atividades e prestação de contas: auxiliospropg@ufabc.edu.br
  • Passes escolares: matricula.propg@ufabc.edu.br
  • Bancas: bancas.propg@ufabc.edu.br
  • Bolsas, informações e atestado de bolsa para Imp.de Renda : bolsas.propg@ufabc.edu.br
  • Discentes regulares: matricula.propg@ufabc.edu.br
  • Alunos especiais: acesse a página do programa de interesse.
  • Homologação e Diplomas: diplomas.propg@ufabc.edu.br
  • Reserva de salas da PROPG Santo André:reservasalas.propg@ufabc.edu.br
  • Reserva de salas em São Bernardo do Campo: contatar a PROGRAD
  • Programa de assistência ao ensino (PrAE): prae@ufabc.edu.br
  • Solicitações e documentos protocolados: secretariaatendimento.propg@ufabc.edu.br

 

Qual o horário de funcionamento das Secretarias de Atendimento da ProPG?

Os horários estão disponíveis no site da ProPG:

https://propg.ufabc.edu.br/secretaria-de-atendimento-ao-aluno/

 

Quais documentos o discente pode solicitar para a ProPG?

Documentos como atestado de matrícula e histórico escolar estão disponíveis via SIGAA no portal discente. Atestados de bolsa e de defesa também podem ser solicitados virtualmente pelo link:  Solicitações online. Além desses canais o discente também poderá obter atendimento presencial em uma das secretarias de atendimento ao aluno.

Os cursos da Pós-graduação são reconhecidos pela Capes?

Sim. As portarias de reconhecimento estão disponíveis em Portaria de reconhecimento dos cursos

Onde encontro o Regimento da Pós-graduação?

O Regimento da Pós-graduação está disponível em Legislação.

Onde encontro as normas de cada um dos Programas de Pós-graduação?

Os programas têm regimentos específicos disponíveis em Programas da Pós-Graduação

Qual a diferença entre Pós-graduação Lato-Sensu e Stricto-Sensu?

A pós-graduação lato sensu abrange os programas de especialização voltados para o aperfeiçoamento e atualização do profissional, com o caráter de educação continuada. Possuem duração mínima de 360 horas e, ao final do curso, o aluno recebe o título de especialista e um certificado. A pós-graduação stricto sensu corresponde aos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado, destinados à formação científica e acadêmica, ou seja, indicados a quem pretende seguir as carreiras de professor e/ou pesquisador. Ao final destes cursos o aluno obterá um diploma e o título acadêmico de mestre ou doutor.

 

O que é Doutorado Acadêmico Industrial (DAI)?

É uma modalidade de ingresso nos cursos de doutorado acadêmico existentes na UFABC, na qual a identificação do projeto de doutorado é o resultado de um período passado pelo futuro doutorando em laboratórios e centros de pesquisa de empresas e indústrias privadas ou públicas. Após a elaboração e aprovação do projeto desenvolvido nesta fase inicial (Pré-Doutorado), o aluno será regularmente matriculado em um programa de pós-graduação da UFABC previamente selecionado, desde que credenciado ao DAI.

Todo Programa de Pós-Graduação da UFABC está vinculado ao DAI?

Todos os cursos de doutorado acadêmico existentes na UFABC estão vinculados ao DAI.

Qual o horários das aulas da Pós?

As aulas são ministradas no período diurno, preferencialmente à tarde, de segunda-feira a sexta-feira, e as disciplinas oferecidas e os horários das aulas podem mudar dependendo do programa de pós-graduação no qual o aluno está matriculado. O período letivo é dividido em três quadrimestres. Há alguns cursos de mestrado profissional em que a UFABC é polo; esses são oferecidos em regime semestral.

Há moradia estudantil na UFABC?

Não, porém há diversas repúblicas de estudantes próximas à universidade. Para informações entre em contato com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas – PROAP

 

Qual o idioma utilizado nas aulas?

No geral, é a língua portuguesa. No entanto, algumas disciplinas poderão ser oferecidas em inglês, especialmente visando à internacionalização da pesquisa e da pós-graduação. Essa decisão cabe ao docente responsável pela disciplina e estará indicada no momento da matrícula na disciplina.

As aulas são presenciais? Se sim, onde ocorrem?

Sim. São ministradas nos Campi Santo André e São Bernardo do Campo.

Há bolsas de estudo?

Os cursos oferecem bolsas de estudo institucionais e têm normas específicas para sua concessão. O número de bolsas é limitado e a sua oferta depende de disponibilidade orçamentária, de maneira que não é possível garantir que todo aluno aprovado terá uma bolsa de estudos. É aconselhável entrar em contato com possíveis orientadores para elaborar um projeto de pesquisa e submeter uma solicitação de bolsa à FAPESP. É esperado que o aluno com bolsas de estudo dedique-se integralmente à Pós-Graduação.

Quais os requisitos para se obter uma bolsa de estudos?

Todos os alunos que tiverem dedicação exclusiva ao curso podem solicitar uma bolsa de estudos. Ou seja, não se trata de uma bolsa socioeconômica, destinada apenas a alunos em condições de vulnerabilidade social e econômica. A atribuição de bolsas ocorre de acordo com uma classificação definida pela Coordenação de Pós-Graduação. Os quesitos para a classificação para bolsas pode ser, por exemplo, classificação no processo seletivo, dos conceitos obtidos nas disciplinas dos cursos de mestrado ou Doutorado, publicações, etc.

Posso me matricular a qualquer momento ou existem datas específicas para matrícula?

Existem datas específicas para a realização das matrículas orientadas pelo Calendário Acadêmico da Pós-Graduação.

O que se entende por matrícula em fluxo contínuo?

A matrícula em fluxo contínuo é destinada aos candidatos que já possuem bolsa de estudo aprovada por Agência de Fomento externa à UFABC (por exemplo, a  FAPESP) ou para aqueles que obtêm aproveitamento satisfatório segundo as exigências do Edital específico do Programa de Pós-Graduação ao qual ele se candidatou. A entrega de documentos tem data definida no Edital e atende os prazos do calendário acadêmico da PROPG.

Posso me inscrever no processo seletivo para um curso de pós-graduação mesmo sem ter terminado a graduação?

Sim, é permitida a inscrição no processo seletivo. Porém, no momento da matrícula no curso, é necessário apresentar um certificado oficial de conclusão de curso em nível de graduação, atendendo a Resolução da CPG n° 03 de 2014 (clique para visualizar o documento).

Qual o tempo de conclusão de um mestrado e de um doutorado?

A CAPES recomenda que o curso de Mestrado seja concluído em até 24 (vinte e quatro) meses e o de Doutorado seja concluído em até 48 (quarenta e oito) meses. É importante ler as Normas do  Programa de Pós-Graduação de interesse, pois pode haver exigência diferenciada quanto aos prazos. As informações constam nas normas de cada um dos cursos Programas da Pós-Graduação.

É preciso ter  fluência em língua estrangeira?

Quase a totalidade dos Programas demandam suficiência ou proficiência em ao menos uma língua estrangeira (geralmente, o Inglês). Consulte as Normas do seu Programas da Pós-Graduação de interesse para mais detalhes.

Qual o nível de dedicação necessário para cursar a pós-graduação na UFABC?

Espera-se que o aluno possa se dedicar ao menos 20 horas por semana para desenvolver suas atividades de maneira minimamente satisfatória. Os cursos exigem dedicação às disciplinas e a realização de um projeto de pesquisa que deve resultar na elaboração da dissertação (mestrado) ou tese (doutorado). A pesquisa requer constante interação com o orientador e eventualmente uso de equipamentos e softwares da universidade.

É possível trabalhar e cursar Pós-graduação?

Sim, é possível. Pós-graduandos que trabalham, no entanto, não podem receber bolsas de estudo e devem se atentar para os horários das atividades obrigatórias de cada um dos cursos e do seu próprio projeto de pesquisa.  A Resolução CPG 37/2018 limita em 8 horas semanais a dedicação a outras atividades remuneradas. Consulte a legislação seu programa para verificar se há outras limitações.

Qual é a frequência de oferecimento de disciplinas?

Os Programas oferecem um grupo de disciplinas todos os quadrimestres e dependendo das suas escolhas (em conjunto com o orientador) em um quadrimestre específico o aluno pode (ou não) vir a ter aulas todos os dias da semana. No entanto, a dedicação do aluno e sua presença na universidade não são necessárias somente nos dias e horários das aulas. Todas as disciplinas são ofertadas em formato presencial.

Estrangeiros podem cursar Pós-graduação? Terão direito a bolsa de estudos? Como funciona o ingresso?

Estrangeiros podem cursar Mestrado e Doutorado e podem ter bolsa de estudo. Para ingresso é obrigatório participar do processo seletivo do Curso desejado. Os documentos exigidos para matrícula dos candidatos aprovados está disponível na página da Pós-graduação, no link “Matrículas e Alunos Especiais”, aba “Matrícula”, item Procedimento para Ingressantes Estrangeiros.

Como participo do processo seletivo do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação – Bolsas PAEC/OEA/GCUB?

A UFABC tem participado anualmente do referido programa, ofertando algumas bolsas de mestrado e doutorado, porém, o processo seletivo é conduzido diretamente pelo Grupo Coimbra. O ingresso de discentes costuma ocorrer anualmente, no segundo quadrimestre. Para informações, acesse o link:  http://www.oas.org/es/becas/brasil.asp

O que é Mestrado Profissional?

É uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

Por que o Mestrado Profissional é oferecido em regime semestral?

Porque são oferecidos em rede nacional e obedecem calendário de seleção e de matrícula específicos. As normas estão disponíveis na página dos Programas da Pós-Graduação.

O que é um ALUNO ESPECIAL?

Aluno especial é aquele que pode realizar inscrição em disciplinas isoladas,  sem vínculo com qualquer Programa de Pós-graduação da UFABC, que busca conteúdo para seus estudos ou seu aprimoramento profissional (Resolução da CPG nº 63/2019).  O Aluno especial tem direito a um comprovante de participação da disciplina com conceito final e informação de créditos.

Como realizo a inscrição como Aluno Especial em disciplina isolada?

Caso tenha interesse em cursar uma disciplina como aluno especial, primeiramente consulte a página PROPG. O próximo período de inscrição nesta categoria será publicado na página do Curso e também no link “datas” na página de Matrículas da Pós-graduação. O número de vagas por programa pós-graduação é limitado a até 15 alunos, portanto não há garantia de aprovação.

Como se efetiva a matrícula de Aluno Especial?

O Aluno Especial aceito pelo Programa em disciplina isolada será automaticamente cadastrado no sistema acadêmico da ProPG, por meio dos documentos digitalizados, que devem ser apresentados na inscrição ao processo seletivo de alunos especiais. Não há matrícula presencial.

É possível cancelar matrícula de Aluno Especial?

Alunos especiais não podem cancelar disciplinas nas quais se inscreveram e foram aceitos. Em caso de desistência, constará o conceito “F” (reprovado) de acordo com a Portaria PROPG em vigor disponível no link “Legislação” na página da PROPG.

Qual o custo do curso para o aluno? Há taxa de inscrição para o processo seletivo?

Uma vez que a UFABC é uma Universidade Federal, a inscrição no processo seletivo e os cursos de mestrado e de doutorado são gratuitos.

Quais os Períodos de Inscrição do processo seletivo? Como são definidas as datas dos processos seletivos da pós-graduação?

O Calendário da Pós-Graduação prevê até três processos seletivos por ano, ficando a critério de cada Programa estabelecer em quais quadrimestres os processos seletivos serão abertos. Além do ingresso regular, existe o ingresso por fluxo contínuo. Acesse a página do curso de interesse e acompanhe as informações referentes aos processos seletivos. Consulte aqui os processos seletivos em andamento.

Quais são os pré-requisitos e procedimentos do processo seletivo para ingresso em curso de mestrado ou doutorado?

Os pré-requisitos e procedimentos são divulgados em cada edital de processo seletivo. No momento da matrícula no curso de pós-graduação, é necessário já ter concluído uma graduação.

Como me Inscrever no processo seletivo?

A página do Programa desejado mantém informações atualizadas sobre o próximo Edital de seleção. Acesse o link “Processos Seletivos” na página da PROPG para inscrição exclusiva por meio eletrônico.

Onde encontro Informações sobre os cursos de Mestrado e Doutorado?

Nas páginas dos Programas. Caso ainda haja dúvidas, entre em contato  com a coordenação do curso, cujo e-mail está disponível no site do programa.

Como participar do processo seletivo do DAI?

O DAI prevê ingressos anuais. Tipicamente, são oferecidas 20 vagas para o projeto de Pré-Doutorado, etapa inicial e obrigatória do Curso de Doutorado ou Doutorado Direto. Nas atividades de Pré-Doutorado um projeto deverá ser elaborado em colaboração com o setor industrial. Havendo aprovação do projeto pelas partes envolvidas (UFABC/CNPq/Empresa) o aluno será matriculado, sem a realização de provas, em um dos programas de pós-graduação da UFABC, onde desenvolverá sua tese como aluno regular deste programa. Ao concluir o doutorado, o diploma de um aluno ingressante pelo DAI é idêntico ao dos demais alunos ingressantes pelos processos seletivos dos programas regulares de pós-graduação da universidade. Para mais informações acesse: http://dai.ufabc.edu.br/

Preciso de projeto de pesquisa para o processo seletivo? É necessário aceite prévio de um orientador para participar do processo seletivo?

Nem todo curso exige, é necessário que verifique essas obrigatoriedades no edital do processo seletivo e nas normas do curso de interesse.

Como pode ser definido o Projeto de pesquisa?

O projeto pode ser definido e elaborado em conjunto com um docente do Programa, verifique o edital do processo seletivo de interesse.

Fui aprovado no processo seletivo, posso obter um atestado de matrícula?

Se houver necessidade de documento comprobatório antes do período de matrícula, a Coordenação do Curso poderá emitir um atestado informando sua aprovação no processo seletivo, com a data do início das aulas, para atender as exigências do edital em que  se inscreveu. A sua matrícula será efetivada após a entrega dos documentos.

Qual o canal para contato com a coordenação do curso?

O contato pode ser realizado por email disponível na página do Curso. Além do e-mail, alunos regulares podem enviar uma mensagem para a coordenação pelo sistema acadêmico SIGAA.

Qual o sistema online de acesso aos dados dos discentes na Pós-graduação?

O acesso será pelo sistema SIGAA através do link: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/

Como obter login e senha para acesso ao SIGAA?

Para acesso ao SIGAA utilize login e senha do seu e-mail institucional.

Como criar e-mail institucional?

Para criar seu e-mail institucional, o discente deve acessar o site https://propg.ufabc.edu.br/matriculas/. Escolher a opção “E-mail institucional” e seguir as instruções. Lembramos que somente poderá criar seu e-mail institucional após  efetivação da primeira matrícula e notificação da PROPG.

Qual a importância de utilizar o e-mail institucional?

Por motivos de segurança virtual e pela Cartilha de Desburocratização, pedimos a gentileza de enviar as mensagens através do seu e-mail institucional, pois o e-mail enviado através deste pode ser considerado documento, que servirá para autenticar e validar a sua solicitação.

A quem avisar em caso de erro de login ao tentar acessar o SIGAA?

Após o cadastro na Central de Acesso é preciso aguardar até 24 horas para acessar o SIGAA e o Portal desejado (Discente ou Docente).  Solicitamos que acesse novamente após esse prazo. Caso o problema persista, abra um chamado junto ao NTI da UFABC através do link: Central de Acesso, item 11 – Tratamento de erro em Sistemas.

Como configurar minha webmail UFABC com outros clientes de e-mail?

Através dos tutoriais disponíveis no link abaixo, veja as instruções para vincular seu e-mail UFABC.

http://nti.ufabc.edu.br/manuais-e-tutoriais#webmail-e-clientes-de-e-mail

Onde estão disponíveis as informações de salas de aula?

A tabela com as aulas atuais está disponível na página principal da PROPG, link “Salas e Horários”.

Quais são os procedimentos para matrícula de ingressantes, entrega de documentos e escolha de disciplinas no SIGAA?

A matrícula é efetivada após a entrega dos documentos solicitados por meio de um formulário eletrônico, cujo link será enviado para o e-mail dos candidatos aprovados no processo seletivo. Os documentos enviados para o processo seletivo não são válidos para a matrícula.

A lista de documentos originais e cópias ou cópias autenticadas está disponível em procedimentos para ingressantes, no link Matrículas na página da PROPG.

Posteriormente à entrega dos documentos, é obrigatória a efetivação da matrícula online (atendendo os prazos definidos no calendário acadêmico) através do novo Portal do Discente do SIGAA.  É necessário que, após escolher as disciplinas em acordo com seu/sua Orientador(a) ou Coordenação, clicar em “realizar matrícula”, em seguida “Confirmar Matrícula”, conforme instruções do Portal e somente assim o sistema liberará o comprovante de matrícula com a situação “submetida” e finalizará seu pedido de matrícula. Esta situação é alterada para “atendida” quando seu orientador a deferir.

Quais são os procedimentos para matrícula de Egresso da graduação ou do mestrado da UFABC?

Os procedimentos são idênticos tanto para alunos externos quanto da UFABC.

Sou discente regular veterano. Como faço para me matricular em disciplinas?

Para efetivação da matrícula online (atendendo os prazos definidos no calendário acadêmico) através do Portal do Discente do SIGAA, é necessário que, após escolher as disciplinas em acordo com seu/sua Orientador(a) ou Coordenação, clique em “Realizar matrícula” e, em seguida, clique em “Confirmar Matrícula”, conforme instruções do Portal. Somente assim, o sistema liberará o comprovante de matrícula com a situação “submetida” e finalizará seu pedido de matrícula. Esta situação é alterada para “atendida” quando seu orientador a deferir.

Sou discente regular veterano e perdi o prazo de matrícula, como proceder?

Você deve solicitar matrícula fora do prazo, seguindo os procedimentos abaixo:

  1. a) preencher o “requerimento de matrícula fora do prazo” disponível na página da PROPG, assinalar o item  (Outros), explicitando “Matrícula fora do prazo” e Identificar a(s) disciplina(s) que deseja cursar nesse período. Este formulário deverá conter a sua assinatura e do(a) orientador(a) (ou e-mail institucional impresso do(a) orientador(a) autorizando a solicitação);
  2. b) protocolar o mais breve possível em uma das Secretarias de Atendimento da Pós Graduação para análise e deferimento da Coordenação.

O horário de funcionamento das Secretarias da Pós-Graduação está disponível na página da PROPG.

O processo entre o protocolo, análise e deferimento da Coordenação e inclusão no sistema não é imediato, portanto, evite perder o prazo da matrícula via Portal do Discente do SIGAA.

Estou em período de elaboração de tese/dissertação e já concluí todas as disciplinas, preciso realizar matrícula mesmo assim?

Sim, este procedimento é necessário para a manutenção do vínculo do aluno com a Pós-Graduação da UFABC. Alunos que não vão cursar nenhuma disciplina precisam realizar matrícula em todos os quadrimestres (ou semestre para os alunos de Mestrados Profissionais). Caso não vá cursar nenhuma disciplina, a matrícula deve ser feita em “Elaboração parcial de Dissertação/Tese”. O discente pode ser desligado do curso por não renovar matrícula conforme Regimento dos Cursos de Pós-graduação (art. 18, V.).

Completei os créditos, mas pretendo fazer outra disciplina, também é necessário me inscrever em “Elaboração Parcial de Dissertação /Tese”?

Nesse caso, não é necessário, pois a outra disciplina pretendida já serve para manter o vínculo do aluno ativo e sinalizar que você efetuou matrícula no período letivo.

Em caso de não me inscrever em “Elaboração Parcial de Dissertação /Tese”, precisarei me inscrever no outro período letivo para só depois fazer a qualificação? Já estou (ou ainda não estou) elaborando a dissertação/tese.

Não necessariamente, se houver outra disciplina inscrita no mesmo período letivo. Basta que em todo período letivo possua matrícula em alguma disciplina. Elaboração Parcial de Dissertação/Tese serve para, na ausência de qualquer outra disciplina, manter o aluno ativo no curso.

É obrigatória a matrícula em Estágio Docência I e II?

Caso tenha recebido bolsa CAPES, mesmo que por pouco tempo, deverá cursar Estágio Docência I (mestrandos) ou, no caso de doutorandos, cursar Estágio Docência I e II.

Qual o objetivo do Programa de Assistência ao Ensino (PrAE) e como faço para participar?

O Programa de Assistência ao Ensino permite que discentes de pós-graduação da UFABC atuem como assistentes em disciplinas de graduação e adquiram experiência docente sob a supervisão de um professor. A participação é voluntária e aberta a qualquer discente de mestrado e doutorado. As informações estão disponíveis em https://propg.ufabc.edu.br/prae/.

É possível convalidar o Programa de Assistência à Docência (PrAE) como disciplina Estágio Docência?

A participação no Programa de Assistência à Docência pode ser convalidada como a disciplina Estágio Docência, a depender da Coordenação de seu programa. Porém, o contrário não é permitido, já que o PrAE não é disciplina..

São permitidos o trancamento de matrícula e licença maternidade?

É permitida a solicitação de trancamento e licença maternidade. As informações e procedimentos estão disponíveis na página da PROPG, link “Matrículas”, aba “trancamento de matrícula no curso”. Leia atentamente as normas do seu curso e o Regimento dos Cursos de Pós-graduação (em especial o art. 28). Em seguida, preencha o requerimento próprio com justificativa, anuência do seu orientador e protocole na secretaria. O pedido é analisado pela coordenação e, sendo aprovado, será publicado no Boletim de Serviço da UFABC. Não esqueça de se matricular após o término de seu trancamento.

Como proceder no caso em que a data de defesa do mestrado da UFABC coincidente com a minha matrícula de ingressante de doutorado?

Se a data de sua banca de defesa de Mestrado for posterior ao período de matrícula de ingresso no Doutorado, você será matriculado temporariamente no Mestrado. A partir do primeiro dia útil após a aprovação na defesa do Mestrado da UFABC, envie para matricula.propg@ufabc.edu.br  uma cópia digitalizada da ata de defesa para agendarmos uma data para a matrícula no Doutorado. Caso o período de matrícula online estiver aberto, serão dadas as instruções para matrícula pelo SIGAA no primeiro período . Caso contrário a matrícula será efetivada de forma manual. Não é possível deixar a matrícula para outro quadrimestre, a matrícula no Doutorado deve ser efetivada no quadrimestre previsto no Edital do processo seletivo em que o candidato foi aprovado.

Como formalizar a desistência do curso?

Preencha o requerimento de desligamento do curso, disponível em https://propg.ufabc.edu.br/formulario/. Junte ao requerimento a identidade estudantil e o atestado de inexistência de pendências da Biblioteca e da Seção de Bolsas da ProPG. Caso não tenha mais a identidade estudantil, é necessário apresentar Boletim de Ocorrência.

Onde estão disponibilizadas as Informações sobre Bancas de Qualificação e Defesa?

As instruções para bancas de qualificação e defesa estão disponíveis no site https://propg.ufabc.edu.br/bancas-de-defesa/

Para dúvidas entre em contato pelo e-mail bancas.propg@ufabc.edu.br.

O agendamento para a qualificação e para a defesa depende de abertura do período de matricula online ou podem ser feitos a qualquer momento?

O ideal é que discente e orientador(a) planejem-se para solicitar matrícula nesta atividade no período de matrículas on-line, mas o agendamento da qualificação não depende de abertura do período de matrícula. Se você vislumbrar a possibilidade de qualificar/defender durante o período letivo em curso, mas não solicitou a matrícula na atividade (necessária para que o orientador consiga agendar a banca no sistema), basta solicitá-la enviando com antecedência uma mensagem para: bancas.propg@ufabc.edu.br (com cópia ao orientador) informando seu nome, RA e curso. O cadastro da banca no SIGAA deve ser feito com no mínimo 23 dias de antecedência da data escolhida para a banca.

Onde estão disponibilizadas as Informações sobre Auxílios?

A Divisão de Auxílios possui uma página com as principais respostas às dúvidas: https://propg.ufabc.edu.br/auxilios-2018/, clique na aba “FAQ”.

Cursei uma disciplina em outra instituição, posso aproveitá-la para o meu mestrado/doutorado?

Apresente-as ao(à) orientador(a) e caso ele(a) esteja de acordo, protocole seu pedido de reconhecimento de créditos, por transferência ou convalidação de disciplina, na Secretaria da PROPG. Seu pedido será analisado pela Coordenação do seu Programa.  O seu conceito na disciplina precisa ser equivalente a bom ou ótimo.

Cursei disciplinas de Mestrado/Doutorado na UFABC, posso aproveitar em meu novo Mestrado/Doutorado?

Apresente-as ao(à) orientador(a) e caso ele/ela esteja de acordo, protocole seu pedido de aproveitamento de créditos na Secretaria da PROPG. Seu pedido será analisado pela Coordenação do seu Programa. O aproveitamento de disciplina cursada como aluno especial precisa ter conceito A ou B.

Cursei disciplinas de pós lato-sensu ou de graduação, posso aproveitá-las para meu mestrado/doutorado?

Não. Só podem ser aproveitadas disciplinas cursadas em nível de mestrado/doutorado.

O que é Mobilidade Acadêmica para pós-graduandos de outras universidades?

É a modalidade de estudos na pós-graduação em que um aluno regular de pós-graduação de uma instituição de ensino brasileira ou estrangeira visita a UFABC por um período determinado (entre um mês e um ano, em geral, variando de acordo com as atividades a serem desenvolvidas e a negociação com a coordenação). Os requisitos e procedimentos estão disponíveis em https://propg.ufabc.edu.br/mobilidade-academica/

Posso participar da Mobilidade Acadêmica?

Consulte seu/sua Orientador(a) ou a Coordenação do seu Curso para obter maiores informações sobre essa possibilidade.

Qual o prazo para Homologação de Títulos?

O prazo para homologação de título é de aproximadamente 6 meses, podendo ser menor, desde que todas as exigências tenham sido cumpridas, todos os documentos atendam às exigências do processo e que não haja demanda. Possíveis cobranças de documentos pendentes ou retificações poderão prorrogar esse prazo.

Qual o prazo para emissão do Diploma?

O diploma é emitido após a homologação do título. O prazo é de aproximadamente 6 meses após a homologação. O prazo varia conforme a demanda. A primeira via é gratuita. Assim que o diploma é emitido, o mesmo é encaminhado para registro e ao retornar, a PROPG encaminha um email ao egresso informando sobre os procedimentos para retirada e disponibiliza na página da PROPG a listagem de documentos prontos para retirada: https://propg.ufabc.edu.br/diploma/

Como obter segunda via de diplomas?

Para solicitar segunda via acesse o site https://propg.ufabc.edu.br/diploma/

O que é o  Pós-doc?

Pós-doc ou Pós-Doutorado é a atividade de pesquisa destinado a portadores do título de doutor. O pós-doutor possui um supervisor acadêmico que o acompanhará no desenvolvimento de suas atividades de pesquisa. O Programa de Pós-doutoramento da UFABC se destina a portadores do título de doutor que, ao término da formação, queiram continuar se aprimorando como pesquisadores, com a obtenção de um nível de excelência em determinada área do conhecimento. Maiores informações, acesse o site Pró-reitoria de Pesquisa:

http://propes.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=47

Perguntas frequentes

 Perguntas e Respostas Frequentes

 

Quais os e-mails de contato da ProPG?

Os e-mail estão e-mails disponíveis no site https://propg.ufabc.edu.br/contato/.

Questões relacionadas a:

  • Atestados para docentes e candidatos aprovados em processo seletivo: cursos.pos@ufabc.edu.br
  • Auxílios, custeio de atividades e prestação de contas: auxiliospropg@ufabc.edu.br
  • Passes escolares: matricula.propg@ufabc.edu.br
  • Bancas: bancas.propg@ufabc.edu.br
  • Bolsas, informações e atestado de bolsa para Imp.de Renda : bolsas.propg@ufabc.edu.br
  • Discentes regulares: matricula.propg@ufabc.edu.br
  • Alunos especiais: acesse a página do programa de interesse.
  • Homologação e Diplomas: diplomas.propg@ufabc.edu.br
  • Reserva de salas da PROPG Santo André:reservasalas.propg@ufabc.edu.br
  • Reserva de salas em São Bernardo do Campo: contatar a PROGRAD
  • Programa de assistência ao ensino (PrAE): prae@ufabc.edu.br
  • Solicitações e documentos protocolados: secretariaatendimento.propg@ufabc.edu.br

 

Qual o horário de funcionamento das Secretarias de Atendimento da ProPG?

Os horários estão disponíveis no site da ProPG:

https://propg.ufabc.edu.br/secretaria-de-atendimento-ao-aluno/

 

Quais documentos o discente pode solicitar para a ProPG?

Documentos como atestado de matrícula e histórico escolar estão disponíveis via SIGAA no portal discente. Atestados de bolsa e de defesa também podem ser solicitados virtualmente pelo link:  Solicitações online. Além desses canais o discente também poderá obter atendimento presencial em uma das secretarias de atendimento ao aluno.

Os cursos da Pós-graduação são reconhecidos pela Capes?

Sim. As portarias de reconhecimento estão disponíveis em Portaria de reconhecimento dos cursos

Onde encontro o Regimento da Pós-graduação?

O Regimento da Pós-graduação está disponível em Legislação.

Onde encontro as normas de cada um dos Programas de Pós-graduação?

Os programas têm regimentos específicos disponíveis em Programas da Pós-Graduação

Qual a diferença entre Pós-graduação Lato-Sensu e Stricto-Sensu?

A pós-graduação lato sensu abrange os programas de especialização voltados para o aperfeiçoamento e atualização do profissional, com o caráter de educação continuada. Possuem duração mínima de 360 horas e, ao final do curso, o aluno recebe o título de especialista e um certificado. A pós-graduação stricto sensu corresponde aos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado, destinados à formação científica e acadêmica, ou seja, indicados a quem pretende seguir as carreiras de professor e/ou pesquisador. Ao final destes cursos o aluno obterá um diploma e o título acadêmico de mestre ou doutor.

 

O que é Doutorado Acadêmico Industrial (DAI)?

É uma modalidade de ingresso nos cursos de doutorado acadêmico existentes na UFABC, na qual a identificação do projeto de doutorado é o resultado de um período passado pelo futuro doutorando em laboratórios e centros de pesquisa de empresas e indústrias privadas ou públicas. Após a elaboração e aprovação do projeto desenvolvido nesta fase inicial (Pré-Doutorado), o aluno será regularmente matriculado em um programa de pós-graduação da UFABC previamente selecionado, desde que credenciado ao DAI.

Todo Programa de Pós-Graduação da UFABC está vinculado ao DAI?

Todos os cursos de doutorado acadêmico existentes na UFABC estão vinculados ao DAI.

Qual o horários das aulas da Pós?

As aulas são ministradas no período diurno, preferencialmente à tarde, de segunda-feira a sexta-feira, e as disciplinas oferecidas e os horários das aulas podem mudar dependendo do programa de pós-graduação no qual o aluno está matriculado. O período letivo é dividido em três quadrimestres. Há alguns cursos de mestrado profissional em que a UFABC é polo; esses são oferecidos em regime semestral.

Há moradia estudantil na UFABC?

Não, porém há diversas repúblicas de estudantes próximas à universidade. Para informações entre em contato com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas – PROAP

 

Qual o idioma utilizado nas aulas?

No geral, é a língua portuguesa. No entanto, algumas disciplinas poderão ser oferecidas em inglês, especialmente visando à internacionalização da pesquisa e da pós-graduação. Essa decisão cabe ao docente responsável pela disciplina e estará indicada no momento da matrícula na disciplina.

As aulas são presenciais? Se sim, onde ocorrem?

Sim. São ministradas nos Campi Santo André e São Bernardo do Campo.

Há bolsas de estudo?

Os cursos oferecem bolsas de estudo institucionais e têm normas específicas para sua concessão. O número de bolsas é limitado e a sua oferta depende de disponibilidade orçamentária, de maneira que não é possível garantir que todo aluno aprovado terá uma bolsa de estudos. É aconselhável entrar em contato com possíveis orientadores para elaborar um projeto de pesquisa e submeter uma solicitação de bolsa à FAPESP. É esperado que o aluno com bolsas de estudo dedique-se integralmente à Pós-Graduação.

Quais os requisitos para se obter uma bolsa de estudos?

Todos os alunos que tiverem dedicação exclusiva ao curso podem solicitar uma bolsa de estudos. Ou seja, não se trata de uma bolsa socioeconômica, destinada apenas a alunos em condições de vulnerabilidade social e econômica. A atribuição de bolsas ocorre de acordo com uma classificação definida pela Coordenação de Pós-Graduação. Os quesitos para a classificação para bolsas pode ser, por exemplo, classificação no processo seletivo, dos conceitos obtidos nas disciplinas dos cursos de mestrado ou Doutorado, publicações, etc.

Posso me matricular a qualquer momento ou existem datas específicas para matrícula?

Existem datas específicas para a realização das matrículas orientadas pelo Calendário Acadêmico da Pós-Graduação.

O que se entende por matrícula em fluxo contínuo?

A matrícula em fluxo contínuo é destinada aos candidatos que já possuem bolsa de estudo aprovada por Agência de Fomento externa à UFABC (por exemplo, a  FAPESP) ou para aqueles que obtêm aproveitamento satisfatório segundo as exigências do Edital específico do Programa de Pós-Graduação ao qual ele se candidatou. A entrega de documentos tem data definida no Edital e atende os prazos do calendário acadêmico da PROPG.

Posso me inscrever no processo seletivo para um curso de pós-graduação mesmo sem ter terminado a graduação?

Sim, é permitida a inscrição no processo seletivo. Porém, no momento da matrícula no curso, é necessário apresentar um certificado oficial de conclusão de curso em nível de graduação, atendendo a Resolução da CPG n° 03 de 2014 (clique para visualizar o documento).

Qual o tempo de conclusão de um mestrado e de um doutorado?

A CAPES recomenda que o curso de Mestrado seja concluído em até 24 (vinte e quatro) meses e o de Doutorado seja concluído em até 48 (quarenta e oito) meses. É importante ler as Normas do  Programa de Pós-Graduação de interesse, pois pode haver exigência diferenciada quanto aos prazos. As informações constam nas normas de cada um dos cursos Programas da Pós-Graduação.

É preciso ter  fluência em língua estrangeira?

Quase a totalidade dos Programas demandam suficiência ou proficiência em ao menos uma língua estrangeira (geralmente, o Inglês). Consulte as Normas do seu Programas da Pós-Graduação de interesse para mais detalhes.

Qual o nível de dedicação necessário para cursar a pós-graduação na UFABC?

Espera-se que o aluno possa se dedicar ao menos 20 horas por semana para desenvolver suas atividades de maneira minimamente satisfatória. Os cursos exigem dedicação às disciplinas e a realização de um projeto de pesquisa que deve resultar na elaboração da dissertação (mestrado) ou tese (doutorado). A pesquisa requer constante interação com o orientador e eventualmente uso de equipamentos e softwares da universidade.

É possível trabalhar e cursar Pós-graduação?

Sim, é possível. Pós-graduandos que trabalham, no entanto, não podem receber bolsas de estudo e devem se atentar para os horários das atividades obrigatórias de cada um dos cursos e do seu próprio projeto de pesquisa.  A Resolução CPG 37/2018 limita em 8 horas semanais a dedicação a outras atividades remuneradas. Consulte a legislação seu programa para verificar se há outras limitações.

Qual é a frequência de oferecimento de disciplinas?

Os Programas oferecem um grupo de disciplinas todos os quadrimestres e dependendo das suas escolhas (em conjunto com o orientador) em um quadrimestre específico o aluno pode (ou não) vir a ter aulas todos os dias da semana. No entanto, a dedicação do aluno e sua presença na universidade não são necessárias somente nos dias e horários das aulas. Todas as disciplinas são ofertadas em formato presencial.

Estrangeiros podem cursar Pós-graduação? Terão direito a bolsa de estudos? Como funciona o ingresso?

Estrangeiros podem cursar Mestrado e Doutorado e podem ter bolsa de estudo. Para ingresso é obrigatório participar do processo seletivo do Curso desejado. Os documentos exigidos para matrícula dos candidatos aprovados está disponível na página da Pós-graduação, no link “Matrículas e Alunos Especiais”, aba “Matrícula”, item Procedimento para Ingressantes Estrangeiros.

Como participo do processo seletivo do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação – Bolsas PAEC/OEA/GCUB?

A UFABC tem participado anualmente do referido programa, ofertando algumas bolsas de mestrado e doutorado, porém, o processo seletivo é conduzido diretamente pelo Grupo Coimbra. O ingresso de discentes costuma ocorrer anualmente, no segundo quadrimestre. Para informações, acesse o link:  http://www.oas.org/es/becas/brasil.asp

O que é Mestrado Profissional?

É uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

Por que o Mestrado Profissional é oferecido em regime semestral?

Porque são oferecidos em rede nacional e obedecem calendário de seleção e de matrícula específicos. As normas estão disponíveis na página dos Programas da Pós-Graduação.

O que é um ALUNO ESPECIAL?

Aluno especial é aquele que pode realizar inscrição em disciplinas isoladas,  sem vínculo com qualquer Programa de Pós-graduação da UFABC, que busca conteúdo para seus estudos ou seu aprimoramento profissional (Resolução da CPG nº 63/2019).  O Aluno especial tem direito a um comprovante de participação da disciplina com conceito final e informação de créditos.

Como realizo a inscrição como Aluno Especial em disciplina isolada?

Caso tenha interesse em cursar uma disciplina como aluno especial, primeiramente consulte a página PROPG. O próximo período de inscrição nesta categoria será publicado na página do Curso e também no link “datas” na página de Matrículas da Pós-graduação. O número de vagas por programa pós-graduação é limitado a até 15 alunos, portanto não há garantia de aprovação.

Como se efetiva a matrícula de Aluno Especial?

O Aluno Especial aceito pelo Programa em disciplina isolada será automaticamente cadastrado no sistema acadêmico da ProPG, por meio dos documentos digitalizados, que devem ser apresentados na inscrição ao processo seletivo de alunos especiais. Não há matrícula presencial.

É possível cancelar matrícula de Aluno Especial?

Alunos especiais não podem cancelar disciplinas nas quais se inscreveram e foram aceitos. Em caso de desistência, constará o conceito “F” (reprovado) de acordo com a Portaria PROPG em vigor disponível no link “Legislação” na página da PROPG.

Qual o custo do curso para o aluno? Há taxa de inscrição para o processo seletivo?

Uma vez que a UFABC é uma Universidade Federal, a inscrição no processo seletivo e os cursos de mestrado e de doutorado são gratuitos.

Quais os Períodos de Inscrição do processo seletivo? Como são definidas as datas dos processos seletivos da pós-graduação?

O Calendário da Pós-Graduação prevê até três processos seletivos por ano, ficando a critério de cada Programa estabelecer em quais quadrimestres os processos seletivos serão abertos. Além do ingresso regular, existe o ingresso por fluxo contínuo. Acesse a página do curso de interesse e acompanhe as informações referentes aos processos seletivos. Consulte aqui os processos seletivos em andamento.

Quais são os pré-requisitos e procedimentos do processo seletivo para ingresso em curso de mestrado ou doutorado?

Os pré-requisitos e procedimentos são divulgados em cada edital de processo seletivo. No momento da matrícula no curso de pós-graduação, é necessário já ter concluído uma graduação.

Como me Inscrever no processo seletivo?

A página do Programa desejado mantém informações atualizadas sobre o próximo Edital de seleção. Acesse o link “Processos Seletivos” na página da PROPG para inscrição exclusiva por meio eletrônico.

Onde encontro Informações sobre os cursos de Mestrado e Doutorado?

Nas páginas dos Programas. Caso ainda haja dúvidas, entre em contato  com a coordenação do curso, cujo e-mail está disponível no site do programa.

Como participar do processo seletivo do DAI?

O DAI prevê ingressos anuais. Tipicamente, são oferecidas 20 vagas para o projeto de Pré-Doutorado, etapa inicial e obrigatória do Curso de Doutorado ou Doutorado Direto. Nas atividades de Pré-Doutorado um projeto deverá ser elaborado em colaboração com o setor industrial. Havendo aprovação do projeto pelas partes envolvidas (UFABC/CNPq/Empresa) o aluno será matriculado, sem a realização de provas, em um dos programas de pós-graduação da UFABC, onde desenvolverá sua tese como aluno regular deste programa. Ao concluir o doutorado, o diploma de um aluno ingressante pelo DAI é idêntico ao dos demais alunos ingressantes pelos processos seletivos dos programas regulares de pós-graduação da universidade. Para mais informações acesse: http://dai.ufabc.edu.br/

Preciso de projeto de pesquisa para o processo seletivo? É necessário aceite prévio de um orientador para participar do processo seletivo?

Nem todo curso exige, é necessário que verifique essas obrigatoriedades no edital do processo seletivo e nas normas do curso de interesse.

Como pode ser definido o Projeto de pesquisa?

O projeto pode ser definido e elaborado em conjunto com um docente do Programa, verifique o edital do processo seletivo de interesse.

Fui aprovado no processo seletivo, posso obter um atestado de matrícula?

Se houver necessidade de documento comprobatório antes do período de matrícula, a Coordenação do Curso poderá emitir um atestado informando sua aprovação no processo seletivo, com a data do início das aulas, para atender as exigências do edital em que  se inscreveu. A sua matrícula será efetivada após a entrega dos documentos.

Qual o canal para contato com a coordenação do curso?

O contato pode ser realizado por email disponível na página do Curso. Além do e-mail, alunos regulares podem enviar uma mensagem para a coordenação pelo sistema acadêmico SIGAA.

Qual o sistema online de acesso aos dados dos discentes na Pós-graduação?

O acesso será pelo sistema SIGAA através do link: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/

Como obter login e senha para acesso ao SIGAA?

Para acesso ao SIGAA utilize login e senha do seu e-mail institucional.

Como criar e-mail institucional?

Para criar seu e-mail institucional, o discente deve acessar o site https://propg.ufabc.edu.br/matriculas/. Escolher a opção “E-mail institucional” e seguir as instruções. Lembramos que somente poderá criar seu e-mail institucional após  efetivação da primeira matrícula e notificação da PROPG.

Qual a importância de utilizar o e-mail institucional?

Por motivos de segurança virtual e pela Cartilha de Desburocratização, pedimos a gentileza de enviar as mensagens através do seu e-mail institucional, pois o e-mail enviado através deste pode ser considerado documento, que servirá para autenticar e validar a sua solicitação.

A quem avisar em caso de erro de login ao tentar acessar o SIGAA?

Após o cadastro na Central de Acesso é preciso aguardar até 24 horas para acessar o SIGAA e o Portal desejado (Discente ou Docente).  Solicitamos que acesse novamente após esse prazo. Caso o problema persista, abra um chamado junto ao NTI da UFABC através do link: Central de Acesso, item 11 – Tratamento de erro em Sistemas.

Como configurar minha webmail UFABC com outros clientes de e-mail?

Através dos tutoriais disponíveis no link abaixo, veja as instruções para vincular seu e-mail UFABC.

http://nti.ufabc.edu.br/manuais-e-tutoriais#webmail-e-clientes-de-e-mail

Onde estão disponíveis as informações de salas de aula?

A tabela com as aulas atuais está disponível na página principal da PROPG, link “Salas e Horários”.

Quais são os procedimentos para matrícula de ingressantes, entrega de documentos e escolha de disciplinas no SIGAA?

A matrícula é efetivada após a entrega dos documentos solicitados por meio de um formulário eletrônico, cujo link será enviado para o e-mail dos candidatos aprovados no processo seletivo. Os documentos enviados para o processo seletivo não são válidos para a matrícula.

A lista de documentos originais e cópias ou cópias autenticadas está disponível em procedimentos para ingressantes, no link Matrículas na página da PROPG.

Posteriormente à entrega dos documentos, é obrigatória a efetivação da matrícula online (atendendo os prazos definidos no calendário acadêmico) através do novo Portal do Discente do SIGAA.  É necessário que, após escolher as disciplinas em acordo com seu/sua Orientador(a) ou Coordenação, clicar em “realizar matrícula”, em seguida “Confirmar Matrícula”, conforme instruções do Portal e somente assim o sistema liberará o comprovante de matrícula com a situação “submetida” e finalizará seu pedido de matrícula. Esta situação é alterada para “atendida” quando seu orientador a deferir.

Quais são os procedimentos para matrícula de Egresso da graduação ou do mestrado da UFABC?

Os procedimentos são idênticos tanto para alunos externos quanto da UFABC.

Sou discente regular veterano. Como faço para me matricular em disciplinas?

Para efetivação da matrícula online (atendendo os prazos definidos no calendário acadêmico) através do Portal do Discente do SIGAA, é necessário que, após escolher as disciplinas em acordo com seu/sua Orientador(a) ou Coordenação, clique em “Realizar matrícula” e, em seguida, clique em “Confirmar Matrícula”, conforme instruções do Portal. Somente assim, o sistema liberará o comprovante de matrícula com a situação “submetida” e finalizará seu pedido de matrícula. Esta situação é alterada para “atendida” quando seu orientador a deferir.

Sou discente regular veterano e perdi o prazo de matrícula, como proceder?

Você deve solicitar matrícula fora do prazo, seguindo os procedimentos abaixo:

  1. a) preencher o “requerimento de matrícula fora do prazo” disponível na página da PROPG, assinalar o item  (Outros), explicitando “Matrícula fora do prazo” e Identificar a(s) disciplina(s) que deseja cursar nesse período. Este formulário deverá conter a sua assinatura e do(a) orientador(a) (ou e-mail institucional impresso do(a) orientador(a) autorizando a solicitação);
  2. b) protocolar o mais breve possível em uma das Secretarias de Atendimento da Pós Graduação para análise e deferimento da Coordenação.

O horário de funcionamento das Secretarias da Pós-Graduação está disponível na página da PROPG.

O processo entre o protocolo, análise e deferimento da Coordenação e inclusão no sistema não é imediato, portanto, evite perder o prazo da matrícula via Portal do Discente do SIGAA.

Estou em período de elaboração de tese/dissertação e já concluí todas as disciplinas, preciso realizar matrícula mesmo assim?

Sim, este procedimento é necessário para a manutenção do vínculo do aluno com a Pós-Graduação da UFABC. Alunos que não vão cursar nenhuma disciplina precisam realizar matrícula em todos os quadrimestres (ou semestre para os alunos de Mestrados Profissionais). Caso não vá cursar nenhuma disciplina, a matrícula deve ser feita em “Elaboração parcial de Dissertação/Tese”. O discente pode ser desligado do curso por não renovar matrícula conforme Regimento dos Cursos de Pós-graduação (art. 18, V.).

Completei os créditos, mas pretendo fazer outra disciplina, também é necessário me inscrever em “Elaboração Parcial de Dissertação /Tese”?

Nesse caso, não é necessário, pois a outra disciplina pretendida já serve para manter o vínculo do aluno ativo e sinalizar que você efetuou matrícula no período letivo.

Em caso de não me inscrever em “Elaboração Parcial de Dissertação /Tese”, precisarei me inscrever no outro período letivo para só depois fazer a qualificação? Já estou (ou ainda não estou) elaborando a dissertação/tese.

Não necessariamente, se houver outra disciplina inscrita no mesmo período letivo. Basta que em todo período letivo possua matrícula em alguma disciplina. Elaboração Parcial de Dissertação/Tese serve para, na ausência de qualquer outra disciplina, manter o aluno ativo no curso.

É obrigatória a matrícula em Estágio Docência I e II?

Caso tenha recebido bolsa CAPES, mesmo que por pouco tempo, deverá cursar Estágio Docência I (mestrandos) ou, no caso de doutorandos, cursar Estágio Docência I e II.

Qual o objetivo do Programa de Assistência ao Ensino (PrAE) e como faço para participar?

O Programa de Assistência ao Ensino permite que discentes de pós-graduação da UFABC atuem como assistentes em disciplinas de graduação e adquiram experiência docente sob a supervisão de um professor. A participação é voluntária e aberta a qualquer discente de mestrado e doutorado. As informações estão disponíveis em https://propg.ufabc.edu.br/prae/.

É possível convalidar o Programa de Assistência à Docência (PrAE) como disciplina Estágio Docência?

A participação no Programa de Assistência à Docência pode ser convalidada como a disciplina Estágio Docência, a depender da Coordenação de seu programa. Porém, o contrário não é permitido, já que o PrAE não é disciplina..

São permitidos o trancamento de matrícula e licença maternidade?

É permitida a solicitação de trancamento e licença maternidade. As informações e procedimentos estão disponíveis na página da PROPG, link “Matrículas”, aba “trancamento de matrícula no curso”. Leia atentamente as normas do seu curso e o Regimento dos Cursos de Pós-graduação (em especial o art. 28). Em seguida, preencha o requerimento próprio com justificativa, anuência do seu orientador e protocole na secretaria. O pedido é analisado pela coordenação e, sendo aprovado, será publicado no Boletim de Serviço da UFABC. Não esqueça de se matricular após o término de seu trancamento.

Como proceder no caso em que a data de defesa do mestrado da UFABC coincidente com a minha matrícula de ingressante de doutorado?

Se a data de sua banca de defesa de Mestrado for posterior ao período de matrícula de ingresso no Doutorado, você será matriculado temporariamente no Mestrado. A partir do primeiro dia útil após a aprovação na defesa do Mestrado da UFABC, envie para matricula.propg@ufabc.edu.br  uma cópia digitalizada da ata de defesa para agendarmos uma data para a matrícula no Doutorado. Caso o período de matrícula online estiver aberto, serão dadas as instruções para matrícula pelo SIGAA no primeiro período . Caso contrário a matrícula será efetivada de forma manual. Não é possível deixar a matrícula para outro quadrimestre, a matrícula no Doutorado deve ser efetivada no quadrimestre previsto no Edital do processo seletivo em que o candidato foi aprovado.

Como formalizar a desistência do curso?

Preencha o requerimento de desligamento do curso, disponível em https://propg.ufabc.edu.br/formulario/. Junte ao requerimento a identidade estudantil e o atestado de inexistência de pendências da Biblioteca e da Seção de Bolsas da ProPG. Caso não tenha mais a identidade estudantil, é necessário apresentar Boletim de Ocorrência.

Onde estão disponibilizadas as Informações sobre Bancas de Qualificação e Defesa?

As instruções para bancas de qualificação e defesa estão disponíveis no site https://propg.ufabc.edu.br/bancas-de-defesa/

Para dúvidas entre em contato pelo e-mail bancas.propg@ufabc.edu.br.

O agendamento para a qualificação e para a defesa depende de abertura do período de matricula online ou podem ser feitos a qualquer momento?

O ideal é que discente e orientador(a) planejem-se para solicitar matrícula nesta atividade no período de matrículas on-line, mas o agendamento da qualificação não depende de abertura do período de matrícula. Se você vislumbrar a possibilidade de qualificar/defender durante o período letivo em curso, mas não solicitou a matrícula na atividade (necessária para que o orientador consiga agendar a banca no sistema), basta solicitá-la enviando com antecedência uma mensagem para: bancas.propg@ufabc.edu.br (com cópia ao orientador) informando seu nome, RA e curso. O cadastro da banca no SIGAA deve ser feito com no mínimo 23 dias de antecedência da data escolhida para a banca.

Onde estão disponibilizadas as Informações sobre Auxílios?

A Divisão de Auxílios possui uma página com as principais respostas às dúvidas: https://propg.ufabc.edu.br/auxilios-2018/, clique na aba “FAQ”.

Cursei uma disciplina em outra instituição, posso aproveitá-la para o meu mestrado/doutorado?

Apresente-as ao(à) orientador(a) e caso ele(a) esteja de acordo, protocole seu pedido de reconhecimento de créditos, por transferência ou convalidação de disciplina, na Secretaria da PROPG. Seu pedido será analisado pela Coordenação do seu Programa.  O seu conceito na disciplina precisa ser equivalente a bom ou ótimo.

Cursei disciplinas de Mestrado/Doutorado na UFABC, posso aproveitar em meu novo Mestrado/Doutorado?

Apresente-as ao(à) orientador(a) e caso ele/ela esteja de acordo, protocole seu pedido de aproveitamento de créditos na Secretaria da PROPG. Seu pedido será analisado pela Coordenação do seu Programa. O aproveitamento de disciplina cursada como aluno especial precisa ter conceito A ou B.

Cursei disciplinas de pós lato-sensu ou de graduação, posso aproveitá-las para meu mestrado/doutorado?

Não. Só podem ser aproveitadas disciplinas cursadas em nível de mestrado/doutorado.

O que é Mobilidade Acadêmica para pós-graduandos de outras universidades?

É a modalidade de estudos na pós-graduação em que um aluno regular de pós-graduação de uma instituição de ensino brasileira ou estrangeira visita a UFABC por um período determinado (entre um mês e um ano, em geral, variando de acordo com as atividades a serem desenvolvidas e a negociação com a coordenação). Os requisitos e procedimentos estão disponíveis em https://propg.ufabc.edu.br/mobilidade-academica/

Posso participar da Mobilidade Acadêmica?

Consulte seu/sua Orientador(a) ou a Coordenação do seu Curso para obter maiores informações sobre essa possibilidade.

Qual o prazo para Homologação de Títulos?

O prazo para homologação de título é de aproximadamente 6 meses, podendo ser menor, desde que todas as exigências tenham sido cumpridas, todos os documentos atendam às exigências do processo e que não haja demanda. Possíveis cobranças de documentos pendentes ou retificações poderão prorrogar esse prazo.

Qual o prazo para emissão do Diploma?

O diploma é emitido após a homologação do título. O prazo é de aproximadamente 6 meses após a homologação. O prazo varia conforme a demanda. A primeira via é gratuita. Assim que o diploma é emitido, o mesmo é encaminhado para registro e ao retornar, a PROPG encaminha um email ao egresso informando sobre os procedimentos para retirada e disponibiliza na página da PROPG a listagem de documentos prontos para retirada: https://propg.ufabc.edu.br/diploma/

Como obter segunda via de diplomas?

Para solicitar segunda via acesse o site https://propg.ufabc.edu.br/diploma/

O que é o  Pós-doc?

Pós-doc ou Pós-Doutorado é a atividade de pesquisa destinado a portadores do título de doutor. O pós-doutor possui um supervisor acadêmico que o acompanhará no desenvolvimento de suas atividades de pesquisa. O Programa de Pós-doutoramento da UFABC se destina a portadores do título de doutor que, ao término da formação, queiram continuar se aprimorando como pesquisadores, com a obtenção de um nível de excelência em determinada área do conhecimento. Maiores informações, acesse o site Pró-reitoria de Pesquisa:

http://propes.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=47