FAQ – lato sensu

      

A pós-graduação lato sensu abrange os programas de especialização voltados para o desenvolvimento e atualização do profissional, com o caráter de educação continuada. Possuem duração mínima de 360 horas e, ao final do curso, o aluno recebe o título de especialista e um certificado. 

A pós-graduação stricto sensu corresponde aos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado, destinados à formação científica e acadêmica, ou seja, indicados a quem pretende seguir as carreiras de professor e/ou pesquisador. Ao final destes cursos o aluno obterá um diploma e o título acadêmico de mestre ou doutor.

Novos processos seletivos dependem de disponibilidade de criação por parte da Coordenação do Curso e de aprovação de instâncias superiores da Universidade. 

Acesse a página do  curso  de interesse e acompanhe as informações referentes aos processos seletivos. Consulte aqui os processos seletivos em andamento. Não há uma agenda fixa para novos processos seletivos.

Para ler o regimento da Pós-Graduação lato sensuClique Aqui

Os cursos têm projetos pedagógicos específicos. Acesse a página do curso de interesse para obter mais informações

Para Alterar/Atualizar dados cadastrais nos sistemas institucionais da UFABC, você deve acessar:

CENTRAL DE SERVIÇOS

Opção:Alteração de dados cadastrais“.

Este serviço deve ser utilizado para:

  • Alteração de Nome Oficial (Registro Civil);
  • Adoção de Nome Social;
  • Troca de RG. (RG’s de outros estados);
  • Alteração registrada em órgão competente;
  • Alteração registrada via judicial.

Importante: Antes de iniciar a solicitação, leia às orientações do NTI – MANUAL DE ACESSO

Não são aceitos alunos nessa modalidade, os cursos lato sensu aceitam apenas alunos regulares aprovados no processo seletivo.

Não são permitidos trancamentos de matrícula nos cursos de pós-graduação lato sensu em virtude do período de tempo em que se dá o curso e da imprevisibilidade da reoferta de um mesmo curso após seu término.

Acesse a Central de Serviços

Selecione a opção – Serviços para Sistemas Institucionais

Preencha os campos solicitados e envie a solicitação.

Através dos tutoriais disponíveis no link abaixo, veja as instruções para vincular seu e-mail UFABC.

https://nti.ufabc.edu.br/docs-category/configuracao-de-clientes-de-email/

 A inscrição no processo seletivo e os cursos de especialização são gratuitos na Universidade Federal do ABC.

Os pré-requisitos e procedimentos são divulgados em cada edital de processo seletivo.

IMPORTANTE

No momento da matrícula no curso de pós-graduação, é necessário já ter concluído uma graduação.

Acesse a página do  curso e verifique os procedimentos para inscrição exclusiva por meio eletrônico.

Diretamente nas páginas oficiais dos Cursos. Para acessá-las clique aqui e selecione o curso de interesse. Se após a leitura da página, ainda restarem dúvidas, orientamos que escreva para o e-mail da coordenação do curso (disponível em sua página oficial).

 

FAQ – lato sensu

      

A pós-graduação lato sensu abrange os programas de especialização voltados para o desenvolvimento e atualização do profissional, com o caráter de educação continuada. Possuem duração mínima de 360 horas e, ao final do curso, o aluno recebe o título de especialista e um certificado. 

A pós-graduação stricto sensu corresponde aos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado, destinados à formação científica e acadêmica, ou seja, indicados a quem pretende seguir as carreiras de professor e/ou pesquisador. Ao final destes cursos o aluno obterá um diploma e o título acadêmico de mestre ou doutor.

Novos processos seletivos dependem de disponibilidade de criação por parte da Coordenação do Curso e de aprovação de instâncias superiores da Universidade. 

Acesse a página do  curso  de interesse e acompanhe as informações referentes aos processos seletivos. Consulte aqui os processos seletivos em andamento. Não há uma agenda fixa para novos processos seletivos.

Para ler o regimento da Pós-Graduação lato sensuClique Aqui

Os cursos têm projetos pedagógicos específicos. Acesse a página do curso de interesse para obter mais informações

Para Alterar/Atualizar dados cadastrais nos sistemas institucionais da UFABC, você deve acessar:

CENTRAL DE SERVIÇOS

Opção:Alteração de dados cadastrais“.

Este serviço deve ser utilizado para:

  • Alteração de Nome Oficial (Registro Civil);
  • Adoção de Nome Social;
  • Troca de RG. (RG’s de outros estados);
  • Alteração registrada em órgão competente;
  • Alteração registrada via judicial.

Importante: Antes de iniciar a solicitação, leia às orientações do NTI – MANUAL DE ACESSO

Não são aceitos alunos nessa modalidade, os cursos lato sensu aceitam apenas alunos regulares aprovados no processo seletivo.

Não são permitidos trancamentos de matrícula nos cursos de pós-graduação lato sensu em virtude do período de tempo em que se dá o curso e da imprevisibilidade da reoferta de um mesmo curso após seu término.

Acesse a Central de Serviços

Selecione a opção – Serviços para Sistemas Institucionais

Preencha os campos solicitados e envie a solicitação.

Através dos tutoriais disponíveis no link abaixo, veja as instruções para vincular seu e-mail UFABC.

https://nti.ufabc.edu.br/docs-category/configuracao-de-clientes-de-email/

 A inscrição no processo seletivo e os cursos de especialização são gratuitos na Universidade Federal do ABC.

Os pré-requisitos e procedimentos são divulgados em cada edital de processo seletivo.

IMPORTANTE

No momento da matrícula no curso de pós-graduação, é necessário já ter concluído uma graduação.

Acesse a página do  curso e verifique os procedimentos para inscrição exclusiva por meio eletrônico.

Diretamente nas páginas oficiais dos Cursos. Para acessá-las clique aqui e selecione o curso de interesse. Se após a leitura da página, ainda restarem dúvidas, orientamos que escreva para o e-mail da coordenação do curso (disponível em sua página oficial).