Matrículas

3º quadrimestre de 2017



O quê? Quando?
Inscrição de alunos especiais (online) 08 a 10/08
Publicação, nas páginas dos programas, das listas de alunos especiais selecionados até o final do dia 25/08 – consulte a página do programa de interesse
Solicitação de matrícula em disciplinas via portal do aluno (ingressantes e veteranos) 08 a 10/08
Entrega de documentos de matrícula (apenas ingressantes) clique aqui
Ajuste de matrícula de ingressantes e veteranos 17h do dia 11/08 às 15h do dia 15/08
Início das aulas 18/09
Cancelamento de disciplinas do 3º quadrimestre (não se aplica a alunos especiais) até 13/10

ATENÇÃO

  • O Portal do Aluno ficará aberto para matrícula das 17h do dia 04/08 às 15h do dia 10/08.
  • A identificação e a senha para acesso ao Portal do Aluno serão enviados para os ingressantes a partir das 17h do dia 02/08 no email informado na inscrição para o processo seletivo (além da caixa de entrada, por favor, verifique também sua caixa de spam ou lixo eletrônico). Se não receber a mensagem, entre em contato conosco: matricula.propg@ufabc.edu.br.
  • Caso o aluno veterano tenha perdido ou esquecido a senha para acesso ao Portal do Aluno, deverá enviar uma mensagem, a partir do seu email institucional, para matricula.propg@ufabc.edu.br com o assunto “Problema com senha” e informe seu nome completo, curso e RA. Não serão aceitas solicitações a partir de email pessoal.
  • Ingressantes de doutorado que concluíram sua graduação ou mestrado na UFABC também deverão apresentar todos os documentos listados abaixo.
  • Todas as cópias dos documentos dos ingressantes devem ser providenciadas com antecedência para serem entregues no ato da matrícula.
  • Informações institucionais serão enviadas para o seu email institucional ao longo do curso. Verifique ao final da página como proceder para criar sua conta.

PROCEDIMENTO

Este procedimento é válido apenas para a primeira matrícula. A partir do 3º quadrimestre de curso, consulte o procedimento para veteranos.

1. Acesse o Portal do Aluno;

2. escolha as disciplinas de seu interesse e de acordo com as instruções do seu orientador:

a) escolha primeiro as disciplinas de seu curso;

b) se desejar, é possível escolher disciplinas de outros cursos de pós-graduação (nesse caso, as disciplinas serão incluídas em seu histórico escolar);

c) para a disciplina Estágio de Docência, deverá ser atendido o art. 7º da Resolução ConsEPE nº 75, de 16/08/10;

d) verifique na página do curso se existe alguma outra exigência além de indicar a lista de disciplinas (por exemplo, entrega de plano de estudos para se matricular em Estudo Dirigido);

3. imprima a solicitação de matrícula e assine-a;

4. colha a assinatura do seu orientador na solicitação de matrícula, se o curso exigir orientador na primeira matrícula;

5. entregue a solicitação de matrícula assinada e demais documentos no local e período indicados abaixo (caso não possa comparecer, verifique aqui como nomear um procurador):

ATENÇÃO: o portal permitirá a escolha de disciplinas das 17h do dia 04/08 às 15h do dia 10/08 – em caso de problema de acesso ao portal, envie uma mensagem para matricula.propg@ufabc.edu.br com o assunto “Problema com senha” e informe seu nome completo, curso e RA


LOCAL: Campus Santo André – Av. dos Estados, 5001 – Bloco B, 4º andar, sala 402.

PERÍODO: clique aqui.


DOCUMENTOS (original e cópia simples em papel A4 ou apenas cópia autenticada em papel A4):

a) solicitação de matrícula (original) obtida via Portal do Aluno conforme orientações acima;

b) 1 foto 3×4 com nome do aluno, sigla do curso e quadrimestre de entrada escritos no verso;

c) aceite do discente pelo orientador, caso possua, com assinaturas originais:  | .

d) histórico e diploma de graduação (original e cópia simples da frente e do verso na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente e do verso na mesma folha), de curso reconhecido pelo MEC, devidamente assinado pelo aluno; caso ainda não possua, veja observação 6 abaixo; os diplomas de cursos de graduação no exterior devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados pela Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, conforme Decreto Nº 8.660, de 29/01/2016, ou ainda nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos;

e) cédula de identidade – RG (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada);

f) Comprovante de Situação Cadastral no CPF obtido na página da Receita Federal (este item não é necessário se o número do CPF já constar no RG);

g) certidão de nascimento ou casamento, a que for mais recente (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada);

h) Certidão de Quitação Eleitoral obtida na página do Tribunal Superior Eleitoral;

i) certificado de reservista (original e cópia simples da frente, verso e parte interna na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente, verso e parte interna na mesma folha) – documento exigido somente dos ingressantes do sexo masculino;

j) um comprovante de residência recente com CEP (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada);

k) aceite das normas do curso e da pós-graduação:  | ;


OBSERVAÇÕES

1. Não serão aceitas inclusões/alterações/exclusões feitas somente no Portal do Aluno. O ingressante deve entregar a solicitação de matrícula na secretaria conforme instruções acima.

2. Se o orientador não puder assinar a solicitação de matrícula, ele deverá enviar do e-mail institucional ao seu orientando uma mensagem com a sua anuência às matrículas nas disciplinas. O discente deverá imprimir o email e anexar à solicitação de matrícula.

3. É possível escolher disciplinas de outros programas. Se escolhidas, elas constarão no histórico escolar. Uma vez matriculado em curso regular da pós-graduação, o discente não pode solicitar disciplina como aluno especial.

4. Para matrícula em disciplinas da graduação, o discente de pós-graduação deverá acompanhar o calendário da graduação e dirigir-se àquela secretaria para solicitar matrícula manual. As disciplinas de graduação selecionadas na solicitação de matrícula por meio do Portal do Aluno da pós-graduação serão indeferidas.

5. A cédula de identidade – RG não será substituída por outro documento, em atendimento à Lei nº 7.088/1983 e ao Parecer CNE/CES nº 379/2004.

6. O certificado de reservista será exigido apenas dos ingressantes que se encontrarem na situação do Art. 74, item d, da Lei nº 4.375/1964 ou do Art. 210, item 4, do Decreto nº 57.654/1966.

7. Discentes que ainda não possuem o diploma de graduação, deverão apresentar o certificado de conclusão da graduação (como o certificado não substitui o diploma de graduação, este último deve ser apresentado antes da conclusão do curso de pós-graduação – vide Resolução CPG nº 03/2014).

Discentes que não possuem diploma nem certificado, deverão atender obrigatoriamente à Resolução CPG nº 03/2014.

8. Não há necessidade de revalidação de diploma para fins de estudo, de acordo com o Parecer CNE/CES nº 143/2014, de 08/05/2014 (para maiores informações, clique aqui).

9. Todas as cópias devem ser providenciadas com antecedência para serem entregues no ato da matrícula.


COMO NOMEAR UM PROCURADOR

Caso o discente não possa comparecer para realizar o processo de matrícula ou ajuste, deverá nomear um procurador para que faça a entrega dos documentos e formulários no período indicado acima. A procuração poderá ser de próprio punho, sem reconhecimento de firma e ficará retida na secretaria. O procurador deverá apresentar um documento oficial original com foto. Não será aceita procuração enviada por email, digitalizada ou cópia. Sugerimos o seguinte modelo:

O orientador não precisa de procuração, bastando apresentar somente a carteira funcional para identificação.


INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS DE ESTUDO: clique aqui.

Este procedimento é válido apenas para a primeira matrícula. A partir do 3º quadrimestre de curso, consulte o procedimento para veteranos.

1. Acesse o Portal do Aluno;

2. escolha as disciplinas de seu interesse e de acordo com as instruções do seu orientador:

a) escolha primeiro as disciplinas de seu curso;

b) se desejar, é possível escolher disciplinas de outros cursos de pós-graduação (nesse caso, as disciplinas serão incluídas em seu histórico escolar);

c) para a disciplina Estágio de Docência, deverá ser atendido o art. 7º da Resolução ConsEPE nº 75, de 16/08/10;

d) verifique na página do curso se existe alguma outra exigência além de indicar a lista de disciplinas (por exemplo, entrega de plano de estudos para se matricular em Estudo Dirigido);

3. imprima a solicitação de matrícula e assine-a;

4. colha a assinatura do seu orientador na solicitação de matrícula, se o curso exigir orientador na primeira matrícula;

5. entregue a solicitação de matrícula assinada e demais documentos no local e período indicados abaixo (caso não possa comparecer, verifique aqui como nomear um procurador).

ATENÇÃO: o portal permitirá a escolha de disciplinas das 17h do dia 04/08 às 15h do dia 10/08 – em caso de problema de acesso ao portal, envie uma mensagem para matricula.propg@ufabc.edu.br com o assunto “Problema com senha” e informe seu nome completo, curso e RA


LOCAL: Campus Santo André – Av. dos Estados, 5001 – Bloco B, 4º andar, sala 402.

PERÍODO: clique aqui.


DOCUMENTOS (original e cópia simples em papel A4 ou apenas cópia autenticada em papel A4):

a) solicitação de matrícula (original) obtida via Portal do Aluno conforme orientações acima;

b) 1 foto 3×4 com nome do aluno, sigla do curso e quadrimestre de entrada escritos no verso;

c) aceite do discente pelo orientador, caso possua, com assinaturas originais:  | ;

d) histórico e diploma de graduação (original e cópia simples da frente e do verso na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente e do verso na mesma folha), de curso reconhecido pelo MEC, devidamente assinado pelo aluno; caso ainda não possua, veja observação 5 abaixo; os diplomas de cursos de graduação no exterior devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados pela Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, conforme Decreto Nº 8.660, de 29/01/2016, ou ainda nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos;

e) RNE ou protocolo (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) e extrato da consulta de dados de identificação, emitido pelo Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiros – SINCRE (obtido na Polícia Federal) – |

f) passaporte (original e cópia simples da primeira página e do visto para estudante  ou apenas cópia autenticada da primeira página e do visto);

g) Comprovante de Situação Cadastral no CPF obtido na página da Receita Federal

h) certidão de nascimento ou casamento (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada);

i) comprovante de residência, com CEP, de um dos últimos três meses (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada), a ser entregue na Universidade após conseguir uma residência fixa no Brasil –

j) aceite das normas do curso e da pós-graduação:  | ;


International Visitors Guide


OBSERVAÇÕES

1. Não serão aceitas inclusões/alterações/exclusões feitas somente no Portal do Aluno. O ingressante deve entregar a solicitação de matrícula na secretaria conforme instruções acima.

2. Se o orientador não puder assinar a solicitação de matrícula, ele deverá enviar do e-mail institucional ao seu orientando uma mensagem com a sua anuência às matrículas nas disciplinas. O discente deverá imprimir o email e anexar à solicitação de matrícula.

3. É possível escolher disciplinas de outros programas. Se escolhidas, elas constarão no histórico escolar. Uma vez matriculado em curso regular da pós-graduação, o discente não pode solicitar disciplina como aluno especial.

4. Para matrícula em disciplinas da graduação, o discente de pós-graduação deverá acompanhar o calendário da graduação e dirigir-se àquela secretaria para solicitar matrícula manual. As disciplinas de graduação selecionadas na solicitação de matrícula por meio do Portal do Aluno da pós-graduação serão indeferidas.

5. Discentes que ainda não possuem o diploma de graduação, deverão apresentar o certificado de conclusão da graduação (como o certificado não substitui o diploma de graduação, este último deve ser apresentado antes da conclusão do curso de pós-graduação – vide Resolução CPG nº 03/2014).

Discentes que não possuem diploma nem certificado, deverão atender obrigatoriamente à Resolução CPG nº 03/2014.

6. Não há necessidade de revalidação de diploma para fins de estudo, de acordo com o Parecer CNE/CES nº 143/2014, de 08/05/2014 (para maiores informações, clique aqui).

7. É preciso apresentar visto que permita estudar no Brasil; não será aceito visto de turismo.

8. Todas as cópias devem ser providenciadas com antecedência para serem entregues no ato da matrícula.

9. Discentes estrangeiros devem defender a dissertação ou tese antes da data de vencimento do seu RNE. A perda desse prazo impossibilitará a emissão do diploma.


COMO NOMEAR UM PROCURADOR

Caso o discente não possa comparecer para realizar o processo de matrícula ou ajuste, deverá nomear um procurador para que faça a entrega dos documentos e formulários no período indicado acima. A procuração poderá ser de próprio punho, sem reconhecimento de firma e ficará retida na secretaria. O procurador deverá apresentar um documento oficial original com foto. Não será aceita procuração enviada por email, digitalizada ou cópia. Sugerimos o seguinte modelo:

O orientador não precisa de procuração, bastando apresentar somente a carteira funcional para identificação.


INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS DE ESTUDO: clique aqui.


MAIS

Site da Receita Federal – Informações sobre o CPF

Como abrir uma conta corrente

Site da Polícia Federal – serviços para estrangeiros

Relações Internacionais – UFABC – em inglês


ENDEREÇO DA POLÍCIA FEDERAL

Departamento de Polícia Federal / SR / SP
Rua Hugo Dantola, 95 – Lapa – São Paulo/SP (Marginal do Rio Tietê, perto da Ponte do Piqueri)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas.
Telefone para informação: 3538-5000 – Site: www.dpf.gov.br.

1. Acesse o Portal do Aluno;

2. escolha as disciplinas de seu interesse e de acordo com as instruções do seu orientador:

a) escolha primeiro as disciplinas de seu curso;

b) se desejar, é possível escolher disciplinas de outros cursos de pós-graduação (nesse caso, as disciplinas serão incluídas em seu histórico escolar);

c) para a disciplina Estágio de Docência, deverá ser atendido o art. 7º da Resolução ConsEPE nº 75, de 16/08/10 (o plano de trabalho dessa disciplina poderá ser enviado por email juntamente com a solicitação de matrícula);

d) verifique na página do curso se existe alguma outra exigência além de indicar a lista de disciplinas (por exemplo, entrega de plano de estudos para se matricular em Estudo Dirigido);

3. gere a solicitação de matrícula em pdf (não imprimir, o documento deve ser eletrônico mesmo);

4. envie o pdf para o email institucional do seu orientador com o assunto: “XXX – 2017.3 – RA – Nome do aluno”, onde XXX é a abreviação do curso e RA é o seu número de matrícula;

5. o orientador verifica as disciplinas nas quais seu orientando pretende se matricular e, se de acordo, encaminha o documento em pdf a partir do seu email institucional, para matricula.propg@ufabc.edu.br, com cópia para o aluno (se o orientador não puder enviar o email, outro docente do programa previamente autorizado pelo orientador poderá fazê-lo).

ATENÇÃO: o portal permitirá a escolha de disciplinas das 17h do dia 04/08 às 15h do dia 10/08 – em caso de problema de acesso ao portal, envie uma mensagem para matricula.propg@ufabc.edu.br com o assunto “Problema com senha” e informe seu nome completo, curso e RA


OBSERVAÇÕES

1. Não serão aceitas inclusões/alterações/exclusões feitas somente no Portal do Aluno. Sempre que realizar modificações no portal, o aluno veterano deve enviar a solicitação de matrícula por email conforme instruções acima.

2. Bolsistas Capes devem consultar seu orientador sobre a matrícula na disciplina “Estágio de Docência”.

3. Os alunos que:

a) já concluíram os créditos em disciplinas e estão em fase de confecção de dissertação/tese ou

b) não cursarão disciplinas durante o quadrimestre por falta de opções ou decisão conjunta com seu orientador

devem se matricular em:

a) ED-001 – Elaboração de Dissertação, no caso de alunos de mestrado, ou

b) ET-001 – Elaboração de Tese, no caso de alunos de doutorado.

4. Em caso de alteração de dados cadastrais (dados pessoais ou endereço), faça as alterações no Portal do Aluno.

5. É possível escolher disciplinas de outros programas. Se escolhidas, elas constarão no histórico escolar. Uma vez matriculado em curso regular da pós-graduação, o discente não pode solicitar disciplina como aluno especial.

6. Para matrícula em disciplinas da graduação, o discente de pós-graduação deverá acompanhar o calendário da graduação e dirigir-se àquela secretaria para solicitar matrícula manual. As disciplinas de graduação selecionadas na solicitação de matrícula por meio do Portal do Aluno da pós-graduação serão indeferidas.

7. Discentes que entregaram na primeira matrícula somente o certificado de conclusão da graduação deverão apresentar o diploma de graduação (original e cópia simples da frente e do verso na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente e do verso na mesma folha), de curso reconhecido pelo MEC e devidamente assinado, antes da conclusão do curso de pós-graduação – vide Resolução CPG nº 03/2014. Os diplomas de cursos de graduação no exterior devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados pela Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, conforme Decreto Nº 8.660, de 29/01/2016, ou ainda nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos.

8. Não há necessidade de revalidação de diploma para fins de estudo, de acordo com o Parecer CNE/CES nº 143/2014, de 08/05/2014 (para maiores informações, clique aqui).

9. Discentes que entregaram na primeira matrícula cópia da CNH deverão apresentar a cédula de identidade – RG (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) impreterivelmente no 2º quadrimestre de curso. A cédula de identidade (RG) não será substituída por outro documento, em atendimento à Lei nº 7.088/1983 e ao Parecer CNE/CES nº 379/2004.

10. Caso o nome do discente seja acentuado e essa acentuação não conste na cédula de identidade (RG), apresentar a certidão de nascimento ou casamento (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) caso não tenha sido apresentada na primeira matrícula.

11. Os discentes que tenham alterado o seu nome por ocasião do casamento devem protocolar uma cópia da certidão na secretaria da pós-graduação para que haja emissão dos documentos com o nome regular. Bolsistas nessas condições devem entrar em contato com a secretaria.

12. Discentes estrangeiros devem defender a dissertação ou tese antes da data de vencimento do seu RNE. A perda desse prazo impossibilitará a emissão do diploma.

O DAI é estruturado em duas fases, uma de pré-doutorado como aluno especial (fase de garimpagem do projeto – duração máxima de 6 meses) e uma de doutorado (fase de execução do projeto). Os períodos de matrícula nessas fases não são necessariamente os mesmos que os dos demais cursos, pois, além de o DAI possuir um calendário anual próprio de seleção, o ingresso na segunda fase dependerá do amadurecimento do projeto do candidato na fase de pré-doutorado, que pode durar de dois a seis meses. Por isso, é necessário agendar a data de matrícula conforme orientações a seguir.


Matrícula na fase de pré-doutorado

Uma vez selecionado para ingresso na fase de pré-doutorado como aluno especial, para se matricular, o candidato deve solicitar o agendamento pelo email matricula.propg@ufabc.edu.br para entregar os seguintes documentos:

a) termo de compromisso com a empresa, obtido junto à coordenação do DAI, devidamente assinado pelas partes envolvidas (imprescindível – sem este termo de compromisso não é possível entregar os demais documentos e realizar a matrícula);

b) aceite dos orientadores acadêmico e industrial;

c) cédula de identidade – RG (original e cópia simples frente e verso ou apenas cópia autenticada);

d) Comprovante de Situação Cadastral no CPF obtido na página da Receita Federal (dispensável se o nº do CPF estiver contido na cédula de identidade);

e) RNE ou protocolo (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) e extrato da consulta de dados de identificação, emitido pelo Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiros – SINCRE (obtido na Polícia Federal) – somente para estrangeiros;

f) passaporte (original e cópia simples da primeira página e do visto para estudante ou apenas cópia autenticada da primeira página e do visto) – somente para estrangeiros;

g) comprovante de residência, com CEP, de um dos últimos três meses (cópia simples);

h) histórico escolar e diploma de graduação (original e cópia simples da frente e do verso na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente e do verso na mesma folha), de curso reconhecido pelo MEC, devidamente assinado pelo aluno; caso ainda não possua, apresentar certificado de conclusão da graduação; os diplomas de cursos de graduação no exterior devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados pela Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, conforme Decreto Nº 8.660, de 29/01/2016, ou ainda nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos;

i) aceite das normas do curso: ou .

Local de entrega dos documentos: Campus Santo André – Av. dos Estados, 5001 – Bloco B, 4º andar, sala 402, sendo necessário o agendamento prévio pelo email matricula.propg@ufabc.edu.br.


Matrícula na fase de doutorado

A passagem da fase de pré-doutorado para a fase de doutorado está sujeita a uma avaliação, que entre outros aspectos, irá considerar a adequação do projeto do aluno aos objetivos do programa. Uma vez apto a ingressar na fase de doutorado, é obrigatório solicitar o agendamento da matrícula pelo email matricula.propg@ufabc.edu.br e entregar os seguintes documentos:

a) Termo de Admissão em Curso de Doutorado obtido junto à coordenação do DAI e devidamente assinado pelas partes envolvidas;

b) cédula de identidade – RG (original e cópia simples frente e verso ou apenas cópia autenticada);

c) Comprovante de Situação Cadastral no CPF obtido na página da Receita Federal (dispensável se o nº do CPF estiver contido na cédula de identidade);

d) RNE ou protocolo (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) e extrato da consulta de dados de identificação, emitido pelo Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiros – SINCRE (obtido na Polícia Federal) – somente para estrangeiros;

e) passaporte (original e cópia simples da primeira página e do visto para estudante ou apenas cópia autenticada da primeira página e do visto) – somente para estrangeiros;

f) certificado de reservista (original e cópia simples da frente, verso e parte interna na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente, verso e parte interna na mesma folha) – documento exigido somente dos ingressantes do sexo masculino;

g) certidão de nascimento ou casamento (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada);

h) título eleitoral (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) e 2 últimos comprovantes de votação (originais e cópia simples ou apenas cópia autenticada) ou somente Certidão de Quitação Eleitoral obtida na página do Tribunal Superior Eleitoral;

i) 1 foto 3×4 com nome do aluno, sigla do curso e quadrimestre de entrada escritos no verso;

j) comprovante de residência, com CEP, de um dos últimos três meses (cópia simples);

k) histórico escolar e diploma de graduação (original e cópia simples da frente e do verso na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente e do verso na mesma folha), de curso reconhecido pelo MEC, devidamente assinado pelo aluno; caso ainda não possua, apresentar certificado de conclusão da graduação; os diplomas de cursos de graduação no exterior devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados pela Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, conforme Decreto Nº 8.660, de 29/01/2016, ou ainda nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos;

l) aceite das normas do curso e da pós-graduação: ou ; e

m) aceite do discente pelo orientador com assinaturas originais: ou .

Local de entrega dos documentos: Campus Santo André – Av. dos Estados, 5001 – Bloco B, 4º andar, sala 402, sendo necessário o agendamento prévio pelo email matricula.propg@ufabc.edu.br.

Este procedimento é exclusivo para alunos regulares. Alunos especiais não podem alterar as disciplinas nas quais se inscreveram e foram aceitos.

O ajuste de matrícula deverá ser efetuado somente se o aluno decidir trocar, incluir ou excluir alguma(s) disciplina(s) escolhida(s) no período de matrícula ou se for necessário caso alguma disciplina escolhida anteriormente tenha sido cancelada, lembrando que, ao final, deve estar matriculado ao menos em uma disciplina. O aluno deve ficar atento aos horários das disciplinas escolhidas para não ocorrer conflito de horários.

O Portal do Aluno ficará aberto para ajuste das 17h do dia 11/08 às 15h do dia 15/08 para o aluno gerar a nova solicitação de matrícula.

Será aceito como ajuste de matrícula o último formulário de solicitação de matrícula entregue. Portanto, não aceitaremos alterações feitas somente no Portal do Aluno.

Em caso de possíveis problemas (p. ex.: cancelamento de disciplinas após o ajuste ou conflito de horário), a secretaria entrará em contato. Portanto, o aluno pode assistir normalmente às aulas.


PROCEDIMENTO

Repetir as etapas 1 a 4 do procedimento de matrícula. Juntar aos documentos pessoais e acadêmicos e entregar no dia e horário específico do seu curso (clique aqui para ver a data e o local de entrega dos documentos do seu curso). Caso não possa comparecer, poderá nomear um procurador (nesse caso, verifique no procedimento para matrícula como nomear um procurador).

Basta repetir as etapas 1 a 5 do procedimento de matrícula para veteranos. O orientador deverá enviar a nova solicitação de matrícula até o final do dia 15/08.


1º QUADRIMESTRE DE 2017: 23 a 25 de janeiro.

2º QUADRIMESTRE DE 2017: 18 a 20 de abril.

3º QUADRIMESTRE DE 2017: 08 a 10 de agosto. Informações aqui.


Este procedimento é exclusivo para alunos regulares. Alunos especiais não podem cancelar disciplinas nas quais se inscreveram e foram aceitos.

Prazo

O prazo para realizar o cancelamento de disciplinas do 3º quadrimestre é até 13/10. (O prazo para cancelamento de disciplinas do 2º quadrimestre encerrou-se em 23/06.)

Condições

Ao final do procedimento, o aluno deve permanecer matriculado ao menos em uma disciplina.

Os alunos que

a) já concluíram os créditos em disciplinas e estão em fase de confecção de dissertação/tese ou

b) não cursarão disciplinas durante o quadrimestre por falta de opções ou decisão conjunta com seu orientador ou

c) cancelaram a única disciplina solicitada via portal do aluno

devem se matricular em:

a) ED-001 – Elaboração de Dissertação, no caso de alunos de mestrado, ou

b) ET-001 – Elaboração de Tese, no caso de alunos de doutorado.

Procedimento

1. Enviar para o email institucional do(a) seu(ua) orientador(a) (ou para a coordenação, se não possuir orientador(a)) uma mensagem com:

a) o assunto: XXX – Cancelamento de disciplina 2017.3 – Nome do(a) aluno(a) – RA, em que XXX é a abreviação do curso;

b) o(s) código(s) e o(s) nome(s) da(s) disciplina(s) que deseja cancelar no corpo da mensagem;

c) uma breve justificativa;

2. solicitar ao(à) seu(ua) orientador(a) que encaminhe, a partir do email institucional dele(a), as mensagens recebidas para o endereço matricula.propg@ufabc.edu.br, com cópia para você, informando se está de acordo com a solicitação.

Informações institucionais serão enviadas para este email. É importante criar sua conta (assim que receber seu login e senha para acesso ao Portal do Aluno) e acessá-la com regularidade.

Criação: para criar o email institucional, basta acessar https://acesso.ufabc.edu.br/cadastro/index e seguir as instruções da tela.

Acesso: para utilizar sua conta, acesse https://webmail.ufabc.edu.br/ (ou entre na página inicial da UFABC e clique no link “Webmail” no canto superior direito da tela). Caso você prefira, é possível utilizar alguns clientes de email (Gmail, Outlook e Thunderbird) para acessar e usar sua conta; veja como na “dica”, abaixo.

Erro ou recuperação de senha: se ocorrer algum erro no primeiro acesso ou se você já possui uma conta mas esqueceu a senha, tente redefini-la em http://acesso.ufabc.edu.br/ (em caso de erro, você poderá utilizar a mesma senha).

Dica: acesse http://nti.ufabc.edu.br/manuais-e-tutoriais para consultar dicas de uso e funcionalidades do webmail e para aprender a configurar alguns clientes de email (Gmail, Outlook e Thunderbird), o que permitirá a você utilizar sua conta pessoal e institucional ao mesmo tempo.


Novidade: Manual do Estudante

Matrículas

3º quadrimestre de 2017



O quê? Quando?
Inscrição de alunos especiais (online) 08 a 10/08
Publicação, nas páginas dos programas, das listas de alunos especiais selecionados até o final do dia 25/08 – consulte a página do programa de interesse
Solicitação de matrícula em disciplinas via portal do aluno (ingressantes e veteranos) 08 a 10/08
Entrega de documentos de matrícula (apenas ingressantes) clique aqui
Ajuste de matrícula de ingressantes e veteranos 17h do dia 11/08 às 15h do dia 15/08
Início das aulas 18/09
Cancelamento de disciplinas do 3º quadrimestre (não se aplica a alunos especiais) até 13/10

ATENÇÃO

  • O Portal do Aluno ficará aberto para matrícula das 17h do dia 04/08 às 15h do dia 10/08.
  • A identificação e a senha para acesso ao Portal do Aluno serão enviados para os ingressantes a partir das 17h do dia 02/08 no email informado na inscrição para o processo seletivo (além da caixa de entrada, por favor, verifique também sua caixa de spam ou lixo eletrônico). Se não receber a mensagem, entre em contato conosco: matricula.propg@ufabc.edu.br.
  • Caso o aluno veterano tenha perdido ou esquecido a senha para acesso ao Portal do Aluno, deverá enviar uma mensagem, a partir do seu email institucional, para matricula.propg@ufabc.edu.br com o assunto “Problema com senha” e informe seu nome completo, curso e RA. Não serão aceitas solicitações a partir de email pessoal.
  • Ingressantes de doutorado que concluíram sua graduação ou mestrado na UFABC também deverão apresentar todos os documentos listados abaixo.
  • Todas as cópias dos documentos dos ingressantes devem ser providenciadas com antecedência para serem entregues no ato da matrícula.
  • Informações institucionais serão enviadas para o seu email institucional ao longo do curso. Verifique ao final da página como proceder para criar sua conta.

PROCEDIMENTO

Este procedimento é válido apenas para a primeira matrícula. A partir do 3º quadrimestre de curso, consulte o procedimento para veteranos.

1. Acesse o Portal do Aluno;

2. escolha as disciplinas de seu interesse e de acordo com as instruções do seu orientador:

a) escolha primeiro as disciplinas de seu curso;

b) se desejar, é possível escolher disciplinas de outros cursos de pós-graduação (nesse caso, as disciplinas serão incluídas em seu histórico escolar);

c) para a disciplina Estágio de Docência, deverá ser atendido o art. 7º da Resolução ConsEPE nº 75, de 16/08/10;

d) verifique na página do curso se existe alguma outra exigência além de indicar a lista de disciplinas (por exemplo, entrega de plano de estudos para se matricular em Estudo Dirigido);

3. imprima a solicitação de matrícula e assine-a;

4. colha a assinatura do seu orientador na solicitação de matrícula, se o curso exigir orientador na primeira matrícula;

5. entregue a solicitação de matrícula assinada e demais documentos no local e período indicados abaixo (caso não possa comparecer, verifique aqui como nomear um procurador):

ATENÇÃO: o portal permitirá a escolha de disciplinas das 17h do dia 04/08 às 15h do dia 10/08 – em caso de problema de acesso ao portal, envie uma mensagem para matricula.propg@ufabc.edu.br com o assunto “Problema com senha” e informe seu nome completo, curso e RA


LOCAL: Campus Santo André – Av. dos Estados, 5001 – Bloco B, 4º andar, sala 402.

PERÍODO: clique aqui.


DOCUMENTOS (original e cópia simples em papel A4 ou apenas cópia autenticada em papel A4):

a) solicitação de matrícula (original) obtida via Portal do Aluno conforme orientações acima;

b) 1 foto 3×4 com nome do aluno, sigla do curso e quadrimestre de entrada escritos no verso;

c) aceite do discente pelo orientador, caso possua, com assinaturas originais:  | .

d) histórico e diploma de graduação (original e cópia simples da frente e do verso na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente e do verso na mesma folha), de curso reconhecido pelo MEC, devidamente assinado pelo aluno; caso ainda não possua, veja observação 6 abaixo; os diplomas de cursos de graduação no exterior devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados pela Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, conforme Decreto Nº 8.660, de 29/01/2016, ou ainda nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos;

e) cédula de identidade – RG (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada);

f) Comprovante de Situação Cadastral no CPF obtido na página da Receita Federal (este item não é necessário se o número do CPF já constar no RG);

g) certidão de nascimento ou casamento, a que for mais recente (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada);

h) Certidão de Quitação Eleitoral obtida na página do Tribunal Superior Eleitoral;

i) certificado de reservista (original e cópia simples da frente, verso e parte interna na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente, verso e parte interna na mesma folha) – documento exigido somente dos ingressantes do sexo masculino;

j) um comprovante de residência recente com CEP (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada);

k) aceite das normas do curso e da pós-graduação:  | ;


OBSERVAÇÕES

1. Não serão aceitas inclusões/alterações/exclusões feitas somente no Portal do Aluno. O ingressante deve entregar a solicitação de matrícula na secretaria conforme instruções acima.

2. Se o orientador não puder assinar a solicitação de matrícula, ele deverá enviar do e-mail institucional ao seu orientando uma mensagem com a sua anuência às matrículas nas disciplinas. O discente deverá imprimir o email e anexar à solicitação de matrícula.

3. É possível escolher disciplinas de outros programas. Se escolhidas, elas constarão no histórico escolar. Uma vez matriculado em curso regular da pós-graduação, o discente não pode solicitar disciplina como aluno especial.

4. Para matrícula em disciplinas da graduação, o discente de pós-graduação deverá acompanhar o calendário da graduação e dirigir-se àquela secretaria para solicitar matrícula manual. As disciplinas de graduação selecionadas na solicitação de matrícula por meio do Portal do Aluno da pós-graduação serão indeferidas.

5. A cédula de identidade – RG não será substituída por outro documento, em atendimento à Lei nº 7.088/1983 e ao Parecer CNE/CES nº 379/2004.

6. O certificado de reservista será exigido apenas dos ingressantes que se encontrarem na situação do Art. 74, item d, da Lei nº 4.375/1964 ou do Art. 210, item 4, do Decreto nº 57.654/1966.

7. Discentes que ainda não possuem o diploma de graduação, deverão apresentar o certificado de conclusão da graduação (como o certificado não substitui o diploma de graduação, este último deve ser apresentado antes da conclusão do curso de pós-graduação – vide Resolução CPG nº 03/2014).

Discentes que não possuem diploma nem certificado, deverão atender obrigatoriamente à Resolução CPG nº 03/2014.

8. Não há necessidade de revalidação de diploma para fins de estudo, de acordo com o Parecer CNE/CES nº 143/2014, de 08/05/2014 (para maiores informações, clique aqui).

9. Todas as cópias devem ser providenciadas com antecedência para serem entregues no ato da matrícula.


COMO NOMEAR UM PROCURADOR

Caso o discente não possa comparecer para realizar o processo de matrícula ou ajuste, deverá nomear um procurador para que faça a entrega dos documentos e formulários no período indicado acima. A procuração poderá ser de próprio punho, sem reconhecimento de firma e ficará retida na secretaria. O procurador deverá apresentar um documento oficial original com foto. Não será aceita procuração enviada por email, digitalizada ou cópia. Sugerimos o seguinte modelo:

O orientador não precisa de procuração, bastando apresentar somente a carteira funcional para identificação.


INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS DE ESTUDO: clique aqui.

Este procedimento é válido apenas para a primeira matrícula. A partir do 3º quadrimestre de curso, consulte o procedimento para veteranos.

1. Acesse o Portal do Aluno;

2. escolha as disciplinas de seu interesse e de acordo com as instruções do seu orientador:

a) escolha primeiro as disciplinas de seu curso;

b) se desejar, é possível escolher disciplinas de outros cursos de pós-graduação (nesse caso, as disciplinas serão incluídas em seu histórico escolar);

c) para a disciplina Estágio de Docência, deverá ser atendido o art. 7º da Resolução ConsEPE nº 75, de 16/08/10;

d) verifique na página do curso se existe alguma outra exigência além de indicar a lista de disciplinas (por exemplo, entrega de plano de estudos para se matricular em Estudo Dirigido);

3. imprima a solicitação de matrícula e assine-a;

4. colha a assinatura do seu orientador na solicitação de matrícula, se o curso exigir orientador na primeira matrícula;

5. entregue a solicitação de matrícula assinada e demais documentos no local e período indicados abaixo (caso não possa comparecer, verifique aqui como nomear um procurador).

ATENÇÃO: o portal permitirá a escolha de disciplinas das 17h do dia 04/08 às 15h do dia 10/08 – em caso de problema de acesso ao portal, envie uma mensagem para matricula.propg@ufabc.edu.br com o assunto “Problema com senha” e informe seu nome completo, curso e RA


LOCAL: Campus Santo André – Av. dos Estados, 5001 – Bloco B, 4º andar, sala 402.

PERÍODO: clique aqui.


DOCUMENTOS (original e cópia simples em papel A4 ou apenas cópia autenticada em papel A4):

a) solicitação de matrícula (original) obtida via Portal do Aluno conforme orientações acima;

b) 1 foto 3×4 com nome do aluno, sigla do curso e quadrimestre de entrada escritos no verso;

c) aceite do discente pelo orientador, caso possua, com assinaturas originais:  | ;

d) histórico e diploma de graduação (original e cópia simples da frente e do verso na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente e do verso na mesma folha), de curso reconhecido pelo MEC, devidamente assinado pelo aluno; caso ainda não possua, veja observação 5 abaixo; os diplomas de cursos de graduação no exterior devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados pela Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, conforme Decreto Nº 8.660, de 29/01/2016, ou ainda nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos;

e) RNE ou protocolo (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) e extrato da consulta de dados de identificação, emitido pelo Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiros – SINCRE (obtido na Polícia Federal) – |

f) passaporte (original e cópia simples da primeira página e do visto para estudante  ou apenas cópia autenticada da primeira página e do visto);

g) Comprovante de Situação Cadastral no CPF obtido na página da Receita Federal

h) certidão de nascimento ou casamento (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada);

i) comprovante de residência, com CEP, de um dos últimos três meses (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada), a ser entregue na Universidade após conseguir uma residência fixa no Brasil –

j) aceite das normas do curso e da pós-graduação:  | ;


International Visitors Guide


OBSERVAÇÕES

1. Não serão aceitas inclusões/alterações/exclusões feitas somente no Portal do Aluno. O ingressante deve entregar a solicitação de matrícula na secretaria conforme instruções acima.

2. Se o orientador não puder assinar a solicitação de matrícula, ele deverá enviar do e-mail institucional ao seu orientando uma mensagem com a sua anuência às matrículas nas disciplinas. O discente deverá imprimir o email e anexar à solicitação de matrícula.

3. É possível escolher disciplinas de outros programas. Se escolhidas, elas constarão no histórico escolar. Uma vez matriculado em curso regular da pós-graduação, o discente não pode solicitar disciplina como aluno especial.

4. Para matrícula em disciplinas da graduação, o discente de pós-graduação deverá acompanhar o calendário da graduação e dirigir-se àquela secretaria para solicitar matrícula manual. As disciplinas de graduação selecionadas na solicitação de matrícula por meio do Portal do Aluno da pós-graduação serão indeferidas.

5. Discentes que ainda não possuem o diploma de graduação, deverão apresentar o certificado de conclusão da graduação (como o certificado não substitui o diploma de graduação, este último deve ser apresentado antes da conclusão do curso de pós-graduação – vide Resolução CPG nº 03/2014).

Discentes que não possuem diploma nem certificado, deverão atender obrigatoriamente à Resolução CPG nº 03/2014.

6. Não há necessidade de revalidação de diploma para fins de estudo, de acordo com o Parecer CNE/CES nº 143/2014, de 08/05/2014 (para maiores informações, clique aqui).

7. É preciso apresentar visto que permita estudar no Brasil; não será aceito visto de turismo.

8. Todas as cópias devem ser providenciadas com antecedência para serem entregues no ato da matrícula.

9. Discentes estrangeiros devem defender a dissertação ou tese antes da data de vencimento do seu RNE. A perda desse prazo impossibilitará a emissão do diploma.


COMO NOMEAR UM PROCURADOR

Caso o discente não possa comparecer para realizar o processo de matrícula ou ajuste, deverá nomear um procurador para que faça a entrega dos documentos e formulários no período indicado acima. A procuração poderá ser de próprio punho, sem reconhecimento de firma e ficará retida na secretaria. O procurador deverá apresentar um documento oficial original com foto. Não será aceita procuração enviada por email, digitalizada ou cópia. Sugerimos o seguinte modelo:

O orientador não precisa de procuração, bastando apresentar somente a carteira funcional para identificação.


INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS DE ESTUDO: clique aqui.


MAIS

Site da Receita Federal – Informações sobre o CPF

Como abrir uma conta corrente

Site da Polícia Federal – serviços para estrangeiros

Relações Internacionais – UFABC – em inglês


ENDEREÇO DA POLÍCIA FEDERAL

Departamento de Polícia Federal / SR / SP
Rua Hugo Dantola, 95 – Lapa – São Paulo/SP (Marginal do Rio Tietê, perto da Ponte do Piqueri)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas.
Telefone para informação: 3538-5000 – Site: www.dpf.gov.br.

1. Acesse o Portal do Aluno;

2. escolha as disciplinas de seu interesse e de acordo com as instruções do seu orientador:

a) escolha primeiro as disciplinas de seu curso;

b) se desejar, é possível escolher disciplinas de outros cursos de pós-graduação (nesse caso, as disciplinas serão incluídas em seu histórico escolar);

c) para a disciplina Estágio de Docência, deverá ser atendido o art. 7º da Resolução ConsEPE nº 75, de 16/08/10 (o plano de trabalho dessa disciplina poderá ser enviado por email juntamente com a solicitação de matrícula);

d) verifique na página do curso se existe alguma outra exigência além de indicar a lista de disciplinas (por exemplo, entrega de plano de estudos para se matricular em Estudo Dirigido);

3. gere a solicitação de matrícula em pdf (não imprimir, o documento deve ser eletrônico mesmo);

4. envie o pdf para o email institucional do seu orientador com o assunto: “XXX – 2017.3 – RA – Nome do aluno”, onde XXX é a abreviação do curso e RA é o seu número de matrícula;

5. o orientador verifica as disciplinas nas quais seu orientando pretende se matricular e, se de acordo, encaminha o documento em pdf a partir do seu email institucional, para matricula.propg@ufabc.edu.br, com cópia para o aluno (se o orientador não puder enviar o email, outro docente do programa previamente autorizado pelo orientador poderá fazê-lo).

ATENÇÃO: o portal permitirá a escolha de disciplinas das 17h do dia 04/08 às 15h do dia 10/08 – em caso de problema de acesso ao portal, envie uma mensagem para matricula.propg@ufabc.edu.br com o assunto “Problema com senha” e informe seu nome completo, curso e RA


OBSERVAÇÕES

1. Não serão aceitas inclusões/alterações/exclusões feitas somente no Portal do Aluno. Sempre que realizar modificações no portal, o aluno veterano deve enviar a solicitação de matrícula por email conforme instruções acima.

2. Bolsistas Capes devem consultar seu orientador sobre a matrícula na disciplina “Estágio de Docência”.

3. Os alunos que:

a) já concluíram os créditos em disciplinas e estão em fase de confecção de dissertação/tese ou

b) não cursarão disciplinas durante o quadrimestre por falta de opções ou decisão conjunta com seu orientador

devem se matricular em:

a) ED-001 – Elaboração de Dissertação, no caso de alunos de mestrado, ou

b) ET-001 – Elaboração de Tese, no caso de alunos de doutorado.

4. Em caso de alteração de dados cadastrais (dados pessoais ou endereço), faça as alterações no Portal do Aluno.

5. É possível escolher disciplinas de outros programas. Se escolhidas, elas constarão no histórico escolar. Uma vez matriculado em curso regular da pós-graduação, o discente não pode solicitar disciplina como aluno especial.

6. Para matrícula em disciplinas da graduação, o discente de pós-graduação deverá acompanhar o calendário da graduação e dirigir-se àquela secretaria para solicitar matrícula manual. As disciplinas de graduação selecionadas na solicitação de matrícula por meio do Portal do Aluno da pós-graduação serão indeferidas.

7. Discentes que entregaram na primeira matrícula somente o certificado de conclusão da graduação deverão apresentar o diploma de graduação (original e cópia simples da frente e do verso na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente e do verso na mesma folha), de curso reconhecido pelo MEC e devidamente assinado, antes da conclusão do curso de pós-graduação – vide Resolução CPG nº 03/2014. Os diplomas de cursos de graduação no exterior devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados pela Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, conforme Decreto Nº 8.660, de 29/01/2016, ou ainda nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos.

8. Não há necessidade de revalidação de diploma para fins de estudo, de acordo com o Parecer CNE/CES nº 143/2014, de 08/05/2014 (para maiores informações, clique aqui).

9. Discentes que entregaram na primeira matrícula cópia da CNH deverão apresentar a cédula de identidade – RG (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) impreterivelmente no 2º quadrimestre de curso. A cédula de identidade (RG) não será substituída por outro documento, em atendimento à Lei nº 7.088/1983 e ao Parecer CNE/CES nº 379/2004.

10. Caso o nome do discente seja acentuado e essa acentuação não conste na cédula de identidade (RG), apresentar a certidão de nascimento ou casamento (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) caso não tenha sido apresentada na primeira matrícula.

11. Os discentes que tenham alterado o seu nome por ocasião do casamento devem protocolar uma cópia da certidão na secretaria da pós-graduação para que haja emissão dos documentos com o nome regular. Bolsistas nessas condições devem entrar em contato com a secretaria.

12. Discentes estrangeiros devem defender a dissertação ou tese antes da data de vencimento do seu RNE. A perda desse prazo impossibilitará a emissão do diploma.

O DAI é estruturado em duas fases, uma de pré-doutorado como aluno especial (fase de garimpagem do projeto – duração máxima de 6 meses) e uma de doutorado (fase de execução do projeto). Os períodos de matrícula nessas fases não são necessariamente os mesmos que os dos demais cursos, pois, além de o DAI possuir um calendário anual próprio de seleção, o ingresso na segunda fase dependerá do amadurecimento do projeto do candidato na fase de pré-doutorado, que pode durar de dois a seis meses. Por isso, é necessário agendar a data de matrícula conforme orientações a seguir.


Matrícula na fase de pré-doutorado

Uma vez selecionado para ingresso na fase de pré-doutorado como aluno especial, para se matricular, o candidato deve solicitar o agendamento pelo email matricula.propg@ufabc.edu.br para entregar os seguintes documentos:

a) termo de compromisso com a empresa, obtido junto à coordenação do DAI, devidamente assinado pelas partes envolvidas (imprescindível – sem este termo de compromisso não é possível entregar os demais documentos e realizar a matrícula);

b) aceite dos orientadores acadêmico e industrial;

c) cédula de identidade – RG (original e cópia simples frente e verso ou apenas cópia autenticada);

d) Comprovante de Situação Cadastral no CPF obtido na página da Receita Federal (dispensável se o nº do CPF estiver contido na cédula de identidade);

e) RNE ou protocolo (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) e extrato da consulta de dados de identificação, emitido pelo Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiros – SINCRE (obtido na Polícia Federal) – somente para estrangeiros;

f) passaporte (original e cópia simples da primeira página e do visto para estudante ou apenas cópia autenticada da primeira página e do visto) – somente para estrangeiros;

g) comprovante de residência, com CEP, de um dos últimos três meses (cópia simples);

h) histórico escolar e diploma de graduação (original e cópia simples da frente e do verso na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente e do verso na mesma folha), de curso reconhecido pelo MEC, devidamente assinado pelo aluno; caso ainda não possua, apresentar certificado de conclusão da graduação; os diplomas de cursos de graduação no exterior devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados pela Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, conforme Decreto Nº 8.660, de 29/01/2016, ou ainda nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos;

i) aceite das normas do curso: ou .

Local de entrega dos documentos: Campus Santo André – Av. dos Estados, 5001 – Bloco B, 4º andar, sala 402, sendo necessário o agendamento prévio pelo email matricula.propg@ufabc.edu.br.


Matrícula na fase de doutorado

A passagem da fase de pré-doutorado para a fase de doutorado está sujeita a uma avaliação, que entre outros aspectos, irá considerar a adequação do projeto do aluno aos objetivos do programa. Uma vez apto a ingressar na fase de doutorado, é obrigatório solicitar o agendamento da matrícula pelo email matricula.propg@ufabc.edu.br e entregar os seguintes documentos:

a) Termo de Admissão em Curso de Doutorado obtido junto à coordenação do DAI e devidamente assinado pelas partes envolvidas;

b) cédula de identidade – RG (original e cópia simples frente e verso ou apenas cópia autenticada);

c) Comprovante de Situação Cadastral no CPF obtido na página da Receita Federal (dispensável se o nº do CPF estiver contido na cédula de identidade);

d) RNE ou protocolo (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) e extrato da consulta de dados de identificação, emitido pelo Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiros – SINCRE (obtido na Polícia Federal) – somente para estrangeiros;

e) passaporte (original e cópia simples da primeira página e do visto para estudante ou apenas cópia autenticada da primeira página e do visto) – somente para estrangeiros;

f) certificado de reservista (original e cópia simples da frente, verso e parte interna na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente, verso e parte interna na mesma folha) – documento exigido somente dos ingressantes do sexo masculino;

g) certidão de nascimento ou casamento (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada);

h) título eleitoral (original e cópia simples ou apenas cópia autenticada) e 2 últimos comprovantes de votação (originais e cópia simples ou apenas cópia autenticada) ou somente Certidão de Quitação Eleitoral obtida na página do Tribunal Superior Eleitoral;

i) 1 foto 3×4 com nome do aluno, sigla do curso e quadrimestre de entrada escritos no verso;

j) comprovante de residência, com CEP, de um dos últimos três meses (cópia simples);

k) histórico escolar e diploma de graduação (original e cópia simples da frente e do verso na mesma folha ou apenas cópia autenticada da frente e do verso na mesma folha), de curso reconhecido pelo MEC, devidamente assinado pelo aluno; caso ainda não possua, apresentar certificado de conclusão da graduação; os diplomas de cursos de graduação no exterior devem ser apresentados com visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados pela Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, conforme Decreto Nº 8.660, de 29/01/2016, ou ainda nos casos amparados por acordos diplomáticos específicos;

l) aceite das normas do curso e da pós-graduação: ou ; e

m) aceite do discente pelo orientador com assinaturas originais: ou .

Local de entrega dos documentos: Campus Santo André – Av. dos Estados, 5001 – Bloco B, 4º andar, sala 402, sendo necessário o agendamento prévio pelo email matricula.propg@ufabc.edu.br.

Este procedimento é exclusivo para alunos regulares. Alunos especiais não podem alterar as disciplinas nas quais se inscreveram e foram aceitos.

O ajuste de matrícula deverá ser efetuado somente se o aluno decidir trocar, incluir ou excluir alguma(s) disciplina(s) escolhida(s) no período de matrícula ou se for necessário caso alguma disciplina escolhida anteriormente tenha sido cancelada, lembrando que, ao final, deve estar matriculado ao menos em uma disciplina. O aluno deve ficar atento aos horários das disciplinas escolhidas para não ocorrer conflito de horários.

O Portal do Aluno ficará aberto para ajuste das 17h do dia 11/08 às 15h do dia 15/08 para o aluno gerar a nova solicitação de matrícula.

Será aceito como ajuste de matrícula o último formulário de solicitação de matrícula entregue. Portanto, não aceitaremos alterações feitas somente no Portal do Aluno.

Em caso de possíveis problemas (p. ex.: cancelamento de disciplinas após o ajuste ou conflito de horário), a secretaria entrará em contato. Portanto, o aluno pode assistir normalmente às aulas.


PROCEDIMENTO

Repetir as etapas 1 a 4 do procedimento de matrícula. Juntar aos documentos pessoais e acadêmicos e entregar no dia e horário específico do seu curso (clique aqui para ver a data e o local de entrega dos documentos do seu curso). Caso não possa comparecer, poderá nomear um procurador (nesse caso, verifique no procedimento para matrícula como nomear um procurador).

Basta repetir as etapas 1 a 5 do procedimento de matrícula para veteranos. O orientador deverá enviar a nova solicitação de matrícula até o final do dia 15/08.


1º QUADRIMESTRE DE 2017: 23 a 25 de janeiro.

2º QUADRIMESTRE DE 2017: 18 a 20 de abril.

3º QUADRIMESTRE DE 2017: 08 a 10 de agosto. Informações aqui.


Este procedimento é exclusivo para alunos regulares. Alunos especiais não podem cancelar disciplinas nas quais se inscreveram e foram aceitos.

Prazo

O prazo para realizar o cancelamento de disciplinas do 3º quadrimestre é até 13/10. (O prazo para cancelamento de disciplinas do 2º quadrimestre encerrou-se em 23/06.)

Condições

Ao final do procedimento, o aluno deve permanecer matriculado ao menos em uma disciplina.

Os alunos que

a) já concluíram os créditos em disciplinas e estão em fase de confecção de dissertação/tese ou

b) não cursarão disciplinas durante o quadrimestre por falta de opções ou decisão conjunta com seu orientador ou

c) cancelaram a única disciplina solicitada via portal do aluno

devem se matricular em:

a) ED-001 – Elaboração de Dissertação, no caso de alunos de mestrado, ou

b) ET-001 – Elaboração de Tese, no caso de alunos de doutorado.

Procedimento

1. Enviar para o email institucional do(a) seu(ua) orientador(a) (ou para a coordenação, se não possuir orientador(a)) uma mensagem com:

a) o assunto: XXX – Cancelamento de disciplina 2017.3 – Nome do(a) aluno(a) – RA, em que XXX é a abreviação do curso;

b) o(s) código(s) e o(s) nome(s) da(s) disciplina(s) que deseja cancelar no corpo da mensagem;

c) uma breve justificativa;

2. solicitar ao(à) seu(ua) orientador(a) que encaminhe, a partir do email institucional dele(a), as mensagens recebidas para o endereço matricula.propg@ufabc.edu.br, com cópia para você, informando se está de acordo com a solicitação.

Informações institucionais serão enviadas para este email. É importante criar sua conta (assim que receber seu login e senha para acesso ao Portal do Aluno) e acessá-la com regularidade.

Criação: para criar o email institucional, basta acessar https://acesso.ufabc.edu.br/cadastro/index e seguir as instruções da tela.

Acesso: para utilizar sua conta, acesse https://webmail.ufabc.edu.br/ (ou entre na página inicial da UFABC e clique no link “Webmail” no canto superior direito da tela). Caso você prefira, é possível utilizar alguns clientes de email (Gmail, Outlook e Thunderbird) para acessar e usar sua conta; veja como na “dica”, abaixo.

Erro ou recuperação de senha: se ocorrer algum erro no primeiro acesso ou se você já possui uma conta mas esqueceu a senha, tente redefini-la em http://acesso.ufabc.edu.br/ (em caso de erro, você poderá utilizar a mesma senha).

Dica: acesse http://nti.ufabc.edu.br/manuais-e-tutoriais para consultar dicas de uso e funcionalidades do webmail e para aprender a configurar alguns clientes de email (Gmail, Outlook e Thunderbird), o que permitirá a você utilizar sua conta pessoal e institucional ao mesmo tempo.


Novidade: Manual do Estudante