Auxílio-evento: Para informações sobre procedimentos, documentos e orientações de como realizar o pedido, acesse os Manuais de Taxa de Inscrição e de Diárias e Passagens.
Informamos que a 3ª e última chamada de 2024 foi encerrada em 13 de setembro.
Não haverá mais recebimento de pedidos para 2024.
ATENÇÃO! Discentes e docentes de CTQ devem solicitar auxílio diretamente com a coordenação do curso, através do link: https://propg.ufabc.edu.br/ppgquimica/index.php/pt/curso/capes-proex/).
IMPORTANTE
⇒ A documentação para solicitação e prestação de contas do auxílio, deverá ser encaminhada, exclusivamente, através de e-mails institucionais, que devem seguir padrões estabelecidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, disponíveis nos Manuais de Taxa de Inscrição e de Diárias e Passagens.
⇒ Os documentos necessários à solicitação e prestação de contas, devem ser salvos separadamente, em formato PDF e encaminhados como anexo.
TAXA DE INSCRIÇÃO
Conforme estabelecido na Resolução da CPG nº 50/2019 e Portaria nº 3258/2023, as seguintes despesas poderão ser custeadas aos docentes credenciados nos programas de pós-graduação-stricto sensu com apresentação de trabalho em eventos de natureza acadêmico-científica, durante o período de pandemia da CoViD-19: ⇒ Taxas Relacionadas ao Evento (inscrição e/ou submissão de trabalho); Para eventos realizados no exterior: as taxas podem ser pagas até o limite de US$ 800,00. No caso de documentos emitidos em língua estrangeira (folder, taxa de inscrição, aceite, e-mails, etc.), deve ser entregue também uma tradução livre dos mesmos, excetuando-se informações em língua inglesa e espanhola. ⇒ Email de acordo com padrão estabelecido pela ProPG – Disponível no Manual ⇒ Formulário de solicitação – Em formato digital e versão atualizada. ⇒ FORMULÁRIO
⇒ Folder ou página do evento contendo: apresentação do evento, local e data de realização; ⇒ Página do evento contendo os valores da taxa de inscrição; ⇒Resumo do trabalho a ser apresentado, contendo o título do trabalho e nome completo dos autores; ⇒ Carta de aceite do trabalho a ser apresentado (Caso ainda não tenha sido emitida, poderá ser apresentada posteriormente, ficando a análise da solicitação condicionada a sua apresentação); ⇒ Página do evento contendo os valores da taxa de inscrição; ⇒ Conversão de moeda : ⇒ Autorização de afastamento – Após aprovação do auxílio financeiro, o afastamento deve ser REQUERIDO NO CENTRO DE LOTAÇÃO, QUE SE RESPONSABILIZARÁ PELO SEU ENCAMINHAMENTO À ProPG. Preenchimento do pedido de afastamento: ⇒ Email de acordo com padrão estabelecido pela ProPG – Disponível no Manual ⇒ Formulário de prestação de contas – FORMULÁRIO
⇒ Cópia do Certificado de Participação no evento em nome do beneficiário; ⇒ Cópia do Certificado de Apresentação de trabalho em nome do beneficiário; ⇒ Comprovante original do pagamento da taxa de inscrição, contendo: valor pago, nome da organização recebedora e nome do beneficiário. Importante: O auxílio é individual e intransferível, não podendo ser utilizado para pagamento de terceiros ou acompanhantes.
Atenção!
DIÁRIAS
- Conforme estabelecido na Resolução da CPG nº 50/2019 poderá ser concedido auxílio financeiro para diárias aos docentes credenciados nos programas de pós-graduação-stricto sensu, para participação com apresentação de trabalho em eventos de natureza acadêmico-científica no exterior.
- ATENÇÃO! Devido restrições orçamentárias, não é concedido auxílio financeiro para passagens.
- A solicitação do auxílio implica o reconhecimento e aceitação de todas as condições previstas na Resolução.
- O formulário deverá ser sempre a versão mais recente disponível na página de Auxílios da ProPG.
- Não é permitido o pagamento do auxílio para mais de uma pessoa com o mesmo trabalho no mesmo evento.
- É vedado o acúmulo do benefício deste auxílio com o de qualquer outra fonte de fomento, entidade ou setor da UFABC.
- Professores em férias ou em afastamento de suas atividades não podem receber auxílio.
No caso de documentos emitidos em língua estrangeira (folder, aceite, e-mails, etc.), deve ser entregue também uma tradução livre dos mesmos, excetuando-se informações em língua inglesa e espanhola.
⇒ Email de acordo com padrão estabelecido pela ProPG – Disponível no Manual
⇒ Formulário de solicitação – FORMULÁRIO – Antes de iniciar o preenchimento é necessário realizar o download do arquivo.
- O formulário de Diárias e Passagens deverá ser entregue devidamente preenchido e com a assinatura do solicitante.
⇒ Folder ou impressão da página do evento contendo: a apresentação do evento, local e data de realização;
⇒ Carta de aceite do trabalho a ser apresentado (Caso ainda não tenha sido emitida, poderá ser apresentada posteriormente, ficando a análise da solicitação condicionada a sua apresentação);
⇒ Resumo do trabalho a ser apresentado.
Atenção!
⇒ Autorização de afastamento – Após aprovação do auxílio financeiro, o afastamento deve ser REQUERIDO NO CENTRO DE LOTAÇÃO, QUE SE RESPONSABILIZARÁ PELO SEU ENCAMINHAMENTO À ProPG.
Preenchimento do pedido de afastamento:
- Tipo de Afastamento: COM ÔNUS LIMITADO para ProPG (Proap/Capes).
- As datas informadas no formulário de afastamento devem, obrigatoriamente, ser as mesmas informadas na solicitação de auxílio financeiro à ProPG.
- As diárias destinam-se a indenizar despesas com hospedagem, alimentação e locomoção urbana.
- O período de deslocamento (trânsito) deverá ser considerado na duração da viagem, mesmo que compreenda finais de semana e feriado. O deslocamento pode ocorrer, no máximo, até 2 (dois) dias antes do início do evento e até 2 (dois) dias após o término do evento ( ida e retorno).
- Os valores de diárias são estabelecidos em Decreto e sofrerão desconto correspondente ao auxílio-alimentação a que fizer jus o servidor.
- Qualquer alteração na viagem deve ser comunicada antes do início da viagem.
- O beneficiário do auxílio deverá a prestação de contas por e-mail ao Centro de lotação, em até 05 (cinco) dias corridos após o término da viagem com todos os documentos anexados.
- O Centro ficará responsável por encaminhar a documentação para a ProPG – também via e-mail.
- O formulário deverá ser sempre a versão mais recente disponível na página de Auxílios da ProPG.
- O beneficiário será obrigado a ressarcir o auxílio recebido, total ou parcialmente, conforme estabelecido na Resolução da CPG nº 50/2019.
⇒ Email de acordo com padrão estabelecido pela ProPG – Disponível no Manual
⇒ Relatório de viagem –Deve ser impresso em página única e em sua versão atualizada ⇒ FORMULÁRIO
- O formulário deverá ser entregue devidamente preenchido e com a assinatura do beneficiário.
⇒ Cópia do Certificado de Participação no evento em nome do beneficiário;
⇒ Cópia do Certificado de Apresentação de trabalho em nome do beneficiário;
⇒ Bilhetes ou canhotos dos cartões de embarque, em original ou segunda via, ou recibo do passageiro obtido quando da realização do check in via internet, ou a declaração fornecida pela companhia aérea;
- É necessária a entrega dos bilhetes, mesmo que as passagens não tenham sido compradas pela UFABC.
⇒ Carta de justificativa de atraso, caso a prestação de contas seja realizada fora do prazo estabelecido de até 5 (cinco) dias corridos após o término da viagem.
- Existindo restituição à UFABC, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação emitirá uma GRU (guia de recolhimento) para pagamento dos valores devidos e encaminhará por e-mail ao beneficiário.
- O comprovante de pagamento deverá ser encaminhado à ProPG, por e-mail ou pessoalmente.
- Não serão aceitos agendamentos de pagamento, uma vez que seu cancelamento pode ser efetuado a qualquer tempo.
- A prestação de contas só estará concluída após o envio do comprovante de pagamento da GRU.