EVENTOS NO BRASIL – DOCENTES

TAXA DE INSCRIÇÃO

A participação de professores em eventos científicos realizados no país, tais como congressos e seminários, poderá ser contemplada com recursos destinados a cobrir as despesas  com  taxa de inscrição no valor máximo de R$ 800,00 (oitocentos reais). A Pró-Reitoria de Pós-Graduação determina que a cobertura destas despesas seja  concedida exclusivamente aos professores que  fizerem apresentação de trabalhos.

Salientamos que professores em férias não podem receber auxílio.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Atenção: No caso de documentos emitidos em língua estrangeira (folder, taxa de inscrição, aceite, e-mails, etc.), deve ser entregue também uma tradução livre dos mesmos, excetuando-se informações em língua inglesa e espanhola.

⇒ Formulário de solicitação – Impresso em página única na sua versão atualizada, disponível em PROPG202A

  • O formulário deverá ser entregue devidamente preenchido e com a assinatura original do solicitante.

Folder ou página do site do evento, com informações sobre o evento, local e datas de realização;

Carta de Aceite

  • Caso ainda não possua a carta de aceite na data prevista para entrega dos documentos, o solicitante deverá entregar todos os outros documentos, ficando o pedido sem parecer até o recebimento da carta de aceite ou documento similar;

Resumo do trabalho a ser apresentado, constando o título e nome do(s) autor(es);

⇒ Página do site do evento que indique os valores das taxas de inscrição;

Afastamento – Deve ser requerido no Centro de lotação somente após aprovação do auxílio financeiro, mesmo em caso de solicitação apenas da taxa de inscrição.

Preenchimento do formulário:

  • Tipo de Afastamento: COM ÔNUS LIMITADO  para ProPG (Proap/Capes).

O beneficiário da bolsa-auxílio deverá apresentar a prestação de contas à PROPG em 15 (dez) dias corridos após o fim do evento, devendo ressarcir à UFABC a totalidade do valor recebido caso não haja justificativa para a não entrega da documentação no prazo acima e/ou quando a prestação de contas final tenha sido considerada insatisfatória, ficando  o docente solicitante bloqueado para a solicitação e liberação de novos auxílios até que a situação seja regularizada.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

⇒ Formulário de prestação de contas – Impresso em página única na sua versão atualizada, disponível em  PROPG202B

  • O formulário deverá ser entregue devidamente preenchido e com a assinatura original do beneficiário.

Cópia do Certificado de Participação no evento em nome do beneficiário;

Cópia do Certificado de Apresentação de trabalho em nome do beneficiário;

Recibo/Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, onde conste o valor pago, nome da organização recebedora e nome do pagador.

Documento que comprove a presença na cidade na data de realização do evento, exemplo: comprovantes de embarque, recibo de hospedagem, etc. (que contenha o nome do beneficiário). Não são aceitos documentos apenas com informação de reserva ou compra.

Carta de justificativa de atraso, caso a  prestação de contas seja realizada fora do prazo estabelecido de até 15 dias corridos após o final do evento.

RESTITUIÇÃO DE VALORES

Existindo restituição à UFABC, aguardar análise do relatório pelo Setor de Prestação de Contas. Após a aprovação da documentação apresentada, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação emitirá uma GRU para pagamento dos valores devidos e encaminhará por e-mail ao beneficiário.
A prestação de contas só estará concluída após o envio do comprovante de pagamento da GRU.

DIÁRIAS E PASSAGENS

A participação de professores em eventos científicos realizados no país, tais como congressos e seminários, poderá ser contemplada com recursos destinados a cobrir as despesas com diárias e passagens. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação determina que a cobertura destas despesas seja concedidas exclusivamente aos professores que  fizerem apresentação de trabalho e à participação de coordenadores de Programas de Pós-graduação em fóruns nacionais.

As diárias são pagas conforme valor tabelado (estabelecido por decreto federal) por cidade até o limite de 5 (cinco).  Tabela

Obs.: A concessão de auxílio está condicionada ao não recebimento de ajuda de custo por parte da organização do evento ou outro órgão vinculado.

Salientamos ainda que professores em férias não podem receber auxílio.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Atenção: No caso de documentos emitidos em língua estrangeira (folder, aceite, e-mails, etc.), deve ser entregue também uma tradução livre dos mesmos, excetuando-se informações em língua inglesa e espanhola.

⇒ Formulário de solicitação – Deve ser impresso em página única na sua versão atualizada, disponível em  PROPG203A

Folder do evento;

 Carta de aceite e tradução livre do mesmo (se o aceite for emitido em língua estrangeira);

Resumo do trabalho a ser apresentado;

Afastamento – Deve ser requerido no Centro de lotação somente após aprovação do auxílio financeiro.

Preenchimento do formulário:

  • Tipo de Afastamento COM ÔNUS LIMITADO  para ProPG (Proap/Capes);
  • As datas informadas no Formulário de Afastamento devem, obrigatoriamente, ser as mesmas informadas na Solicitação de Auxílio Financeiro à ProPG;

INFORMAÇÕES SOBRE PASSAGENS

Passagens Aéreas:

Para a solicitação de passagens aéreas o formulário deverá ser preenchido corretamente, indicando aeroporto e hora preferenciais para embarque.

Observações

As informações sobre aeroporto e horário de embarque poderão sofrer mudanças de acordo com critérios de economicidade previstos na legislação.

A compra será realizada por setor específico da universidade e os e-tickets serão encaminhados por e-mail ao solicitante do pedido.

Importante: Recomendamos que o check-in seja feito pela internet, pois no momento da prestação de contas poderá ser enviado o cartão de embarque por e-mail. Caso contrário, salientamos a obrigatoriedade de que sejam entregues os bilhetes aéreos originais de embarque para a Divisão de Auxílios no momento da prestação de contas.

Passagens Terrestres:

Para a solicitação de passagens terrestres o formulário deverá ser preenchido corretamente, indicando a opção Rodoviário.

A compra deve ser feita pelo próprio solicitante e os bilhetes originais deverão ser entregues na prestação de contas para que seja efetuado reembolso. Não há necessidade de apresentar cotação prévia.

Obs.: Não há restituição de valores para passagens do tipo “leito”. A restituição será feita tendo como base o valor da passagem “convencional”.

INFORMAÇÕES SOBRE AUXÍLIO TRANSLADO

A opção pelo auxílio translado será feita pelo solicitante no momento do preenchimento do formulário, podendo ser requerido apenas quando se utilizar passagens aéreas ou terrestres e não houver solicitação de transporte oficial.

 

O beneficiário do auxílio deverá apresentar a prestação de contas diretamente no centro de lotação em até 5 (cinco) dias úteis após o término do evento, devendo ressarcir à UFABC a totalidade do valor recebido caso não haja justificativa para a não entrega da documentação no prazo acima e/ou quando a prestação de contas final tenha sido considerada insatisfatória ficando o docente solicitante bloqueado para a solicitação e liberação de novos auxílios até que a situação seja regularizada.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

⇒ Relatório de viagem –Deve ser impresso em página única e em sua versão atualizada, disponível em  FORMULÁRIO SCDP

  • Entregar no Centro de lotação, impresso e devidamente assinado (assinatura original). O Centro ficará responsável por encaminhar a documentação para a PROPG.
  • Obs.: É necessário fazer o download do arquivo antes de iniciar o preenchimento.

⇒ Cópia do Certificado de Participação no evento em nome do beneficiário;

 Cópia do Certificado de Apresentação de trabalho em nome do beneficiário;

 Bilhetes de Embarque originais.

  • De acordo com nova orientação da UFABC e seus órgãos reguladores, é necessária a entrega dos bilhetes originais, aéreos ou terrestres, independente de terem sido solicitados no pedido.
  • No caso de passagens terrestres, o reembolso somente ocorrerá quando no formulário de solicitação de viagem nacional, no item “Passagens – tipo de transporte”, a opção “Rodoviário” estiver marcada, e os respectivos bilhetes originais forem anexados na prestação de contas.

Obs.: Não há restituição de valores para passagens do tipo “leito”. A restituição será feita tendo como base o valor da passagem “convencional”.

⇒ Carta de justificativa de atraso, caso a  prestação de contas seja realizada fora do prazo estabelecido de até 15 dias corridos após o final do evento.

RESTITUIÇÃO DE VALORES

Existindo restituição à UFABC, aguardar análise do relatório pelo Setor de Prestação de Contas. Após a aprovação da documentação apresentada, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação emitirá uma GRU para pagamento dos valores devidos e encaminhará por e-mail ao beneficiário.
A prestação de contas só estará concluída após o envio do comprovante de pagamento da GRU.

 

Dúvidas e informações acesse  F.A.Q

EVENTOS NO BRASIL – DOCENTES

TAXA DE INSCRIÇÃO

A participação de professores em eventos científicos realizados no país, tais como congressos e seminários, poderá ser contemplada com recursos destinados a cobrir as despesas  com  taxa de inscrição no valor máximo de R$ 800,00 (oitocentos reais). A Pró-Reitoria de Pós-Graduação determina que a cobertura destas despesas seja  concedida exclusivamente aos professores que  fizerem apresentação de trabalhos.

Salientamos que professores em férias não podem receber auxílio.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Atenção: No caso de documentos emitidos em língua estrangeira (folder, taxa de inscrição, aceite, e-mails, etc.), deve ser entregue também uma tradução livre dos mesmos, excetuando-se informações em língua inglesa e espanhola.

⇒ Formulário de solicitação – Impresso em página única na sua versão atualizada, disponível em PROPG202A

  • O formulário deverá ser entregue devidamente preenchido e com a assinatura original do solicitante.

Folder ou página do site do evento, com informações sobre o evento, local e datas de realização;

Carta de Aceite

  • Caso ainda não possua a carta de aceite na data prevista para entrega dos documentos, o solicitante deverá entregar todos os outros documentos, ficando o pedido sem parecer até o recebimento da carta de aceite ou documento similar;

Resumo do trabalho a ser apresentado, constando o título e nome do(s) autor(es);

⇒ Página do site do evento que indique os valores das taxas de inscrição;

Afastamento – Deve ser requerido no Centro de lotação somente após aprovação do auxílio financeiro, mesmo em caso de solicitação apenas da taxa de inscrição.

Preenchimento do formulário:

  • Tipo de Afastamento: COM ÔNUS LIMITADO  para ProPG (Proap/Capes).

O beneficiário da bolsa-auxílio deverá apresentar a prestação de contas à PROPG em 15 (dez) dias corridos após o fim do evento, devendo ressarcir à UFABC a totalidade do valor recebido caso não haja justificativa para a não entrega da documentação no prazo acima e/ou quando a prestação de contas final tenha sido considerada insatisfatória, ficando  o docente solicitante bloqueado para a solicitação e liberação de novos auxílios até que a situação seja regularizada.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

⇒ Formulário de prestação de contas – Impresso em página única na sua versão atualizada, disponível em  PROPG202B

  • O formulário deverá ser entregue devidamente preenchido e com a assinatura original do beneficiário.

Cópia do Certificado de Participação no evento em nome do beneficiário;

Cópia do Certificado de Apresentação de trabalho em nome do beneficiário;

Recibo/Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, onde conste o valor pago, nome da organização recebedora e nome do pagador.

Documento que comprove a presença na cidade na data de realização do evento, exemplo: comprovantes de embarque, recibo de hospedagem, etc. (que contenha o nome do beneficiário). Não são aceitos documentos apenas com informação de reserva ou compra.

Carta de justificativa de atraso, caso a  prestação de contas seja realizada fora do prazo estabelecido de até 15 dias corridos após o final do evento.

RESTITUIÇÃO DE VALORES

Existindo restituição à UFABC, aguardar análise do relatório pelo Setor de Prestação de Contas. Após a aprovação da documentação apresentada, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação emitirá uma GRU para pagamento dos valores devidos e encaminhará por e-mail ao beneficiário.
A prestação de contas só estará concluída após o envio do comprovante de pagamento da GRU.

DIÁRIAS E PASSAGENS

A participação de professores em eventos científicos realizados no país, tais como congressos e seminários, poderá ser contemplada com recursos destinados a cobrir as despesas com diárias e passagens. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação determina que a cobertura destas despesas seja concedidas exclusivamente aos professores que  fizerem apresentação de trabalho e à participação de coordenadores de Programas de Pós-graduação em fóruns nacionais.

As diárias são pagas conforme valor tabelado (estabelecido por decreto federal) por cidade até o limite de 5 (cinco).  Tabela

Obs.: A concessão de auxílio está condicionada ao não recebimento de ajuda de custo por parte da organização do evento ou outro órgão vinculado.

Salientamos ainda que professores em férias não podem receber auxílio.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Atenção: No caso de documentos emitidos em língua estrangeira (folder, aceite, e-mails, etc.), deve ser entregue também uma tradução livre dos mesmos, excetuando-se informações em língua inglesa e espanhola.

⇒ Formulário de solicitação – Deve ser impresso em página única na sua versão atualizada, disponível em  PROPG203A

Folder do evento;

 Carta de aceite e tradução livre do mesmo (se o aceite for emitido em língua estrangeira);

Resumo do trabalho a ser apresentado;

Afastamento – Deve ser requerido no Centro de lotação somente após aprovação do auxílio financeiro.

Preenchimento do formulário:

  • Tipo de Afastamento COM ÔNUS LIMITADO  para ProPG (Proap/Capes);
  • As datas informadas no Formulário de Afastamento devem, obrigatoriamente, ser as mesmas informadas na Solicitação de Auxílio Financeiro à ProPG;

INFORMAÇÕES SOBRE PASSAGENS

Passagens Aéreas:

Para a solicitação de passagens aéreas o formulário deverá ser preenchido corretamente, indicando aeroporto e hora preferenciais para embarque.

Observações

As informações sobre aeroporto e horário de embarque poderão sofrer mudanças de acordo com critérios de economicidade previstos na legislação.

A compra será realizada por setor específico da universidade e os e-tickets serão encaminhados por e-mail ao solicitante do pedido.

Importante: Recomendamos que o check-in seja feito pela internet, pois no momento da prestação de contas poderá ser enviado o cartão de embarque por e-mail. Caso contrário, salientamos a obrigatoriedade de que sejam entregues os bilhetes aéreos originais de embarque para a Divisão de Auxílios no momento da prestação de contas.

Passagens Terrestres:

Para a solicitação de passagens terrestres o formulário deverá ser preenchido corretamente, indicando a opção Rodoviário.

A compra deve ser feita pelo próprio solicitante e os bilhetes originais deverão ser entregues na prestação de contas para que seja efetuado reembolso. Não há necessidade de apresentar cotação prévia.

Obs.: Não há restituição de valores para passagens do tipo “leito”. A restituição será feita tendo como base o valor da passagem “convencional”.

INFORMAÇÕES SOBRE AUXÍLIO TRANSLADO

A opção pelo auxílio translado será feita pelo solicitante no momento do preenchimento do formulário, podendo ser requerido apenas quando se utilizar passagens aéreas ou terrestres e não houver solicitação de transporte oficial.

 

O beneficiário do auxílio deverá apresentar a prestação de contas diretamente no centro de lotação em até 5 (cinco) dias úteis após o término do evento, devendo ressarcir à UFABC a totalidade do valor recebido caso não haja justificativa para a não entrega da documentação no prazo acima e/ou quando a prestação de contas final tenha sido considerada insatisfatória ficando o docente solicitante bloqueado para a solicitação e liberação de novos auxílios até que a situação seja regularizada.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

⇒ Relatório de viagem –Deve ser impresso em página única e em sua versão atualizada, disponível em  FORMULÁRIO SCDP

  • Entregar no Centro de lotação, impresso e devidamente assinado (assinatura original). O Centro ficará responsável por encaminhar a documentação para a PROPG.
  • Obs.: É necessário fazer o download do arquivo antes de iniciar o preenchimento.

⇒ Cópia do Certificado de Participação no evento em nome do beneficiário;

 Cópia do Certificado de Apresentação de trabalho em nome do beneficiário;

 Bilhetes de Embarque originais.

  • De acordo com nova orientação da UFABC e seus órgãos reguladores, é necessária a entrega dos bilhetes originais, aéreos ou terrestres, independente de terem sido solicitados no pedido.
  • No caso de passagens terrestres, o reembolso somente ocorrerá quando no formulário de solicitação de viagem nacional, no item “Passagens – tipo de transporte”, a opção “Rodoviário” estiver marcada, e os respectivos bilhetes originais forem anexados na prestação de contas.

Obs.: Não há restituição de valores para passagens do tipo “leito”. A restituição será feita tendo como base o valor da passagem “convencional”.

⇒ Carta de justificativa de atraso, caso a  prestação de contas seja realizada fora do prazo estabelecido de até 15 dias corridos após o final do evento.

RESTITUIÇÃO DE VALORES

Existindo restituição à UFABC, aguardar análise do relatório pelo Setor de Prestação de Contas. Após a aprovação da documentação apresentada, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação emitirá uma GRU para pagamento dos valores devidos e encaminhará por e-mail ao beneficiário.
A prestação de contas só estará concluída após o envio do comprovante de pagamento da GRU.

 

Dúvidas e informações acesse  F.A.Q