Pós-Graduação UFABC Pós-Graduação UFABC
Pós-Graduação UFABC PROPG
  • HOME
  • Mestrado e Doutorado
    • Página Inicial
    • Programas
    • Processos Seletivos
    • Matrículas e Alunos Especiais
    • Mobilidade Acadêmica
    • Salas e Horários
    • Carteirinha
    • Formulários
    • Bancas
    • Homologação de Título
    • Diplomas
    • Certificado de Conclusão
    • Auxílios
    • Bolsas
    • CPG
    • Legislação
  • Especialização
    • Página Inicial
    • Cursos
    • Processos Seletivos
    • Matrículas
    • Discentes
    • Bancas
    • Certificados Especialização
    • CoE
    • Eleições CoE
    • Legislação
  • Capes Print
  • A Pró-Reitoria
    • Equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação
    • Estrutura Organizacional
    • Estatísticas e Dados
    • Planejamento ProPG 2021-2022
    • Repositório de dados UFABC
  • FAQ
    • Mestrado e Doutorado
    • Bolsas
    • Auxílios
    • Especialização
  • SIGAA
    • Portal Discente
    • Portal Docente
  • Contato
  • Alumni

    Informações stricto sensu

    Página Inicial
    Calendário Acadêmico
    Reserva de Salas
    Solicitações online Discentes
    Comissão Disciplinar Discente
    Atestados para Docentes
    Bolsas
    Auxílio Eventos / Publicações

    Informações lato sensu

    Página Inicial

    Portal SIG

    SIGAA

     


Informações stricto sensu

Página Inicial
Calendário Acadêmico
Reserva de Salas
Solicitações online Discentes
Comissão Disciplinar Discente
Atestados para Docentes
Bolsas
Auxílio Eventos / Publicações

Informações lato sensu

Página Inicial

Portal SIG

SIGAA

 

    Perguntas Frequentes - Matrículas

    Clique na pergunta para expandir o conteúdo com a resposta.

    Dica: Utilize o atalho de teclado Crtl+F para encontrar o tópico desejado.


    Como solicito o trancamento no curso?

    Leia atentamente as normas do seu curso e o Regimento dos Cursos de Pós-graduação (em especial o art. 19). Em seguida, preencha o requerimento próprio com justificativa, anuência do seu orientador e protocole na secretaria. O pedido é analisado pela coordenação e, se deferido, segue para referenda na Comissão de Pós-graduação – CPG. Sendo aprovado, será publicado no Boletim de Serviços da UFABC. Lembre-se de protocolar seu retorno ao curso.


    Se eu desistir do curso devo protocolar meu pedido de desistência na secretaria?

    Sim. Emita uma carta de justificativa, assine e solicite a anuência do seu orientador no corpo da carta. Junte-a ao requerimento acadêmico e protocole na secretaria.


    Preciso renovar matrícula todo quadrimestre?

    Sim. O discente deverá seguir o procedimento de matrícula para veteranos para escolher as disciplinas e efetuar a matrícula. Se não houver disciplina de interesse ou tiver concluído os créditos, deverá escolher elaboração de dissertação/tese para estar vinculado ao curso.

    O discente deverá estar atendo às exigências das normas do curso em que está vinculado e ao Regimento dos Cursos de Pós-graduação (sobretudo ao art. 18, V) para que não seja desligado por falta de renovação de matrícula.


    Os documentos entregues para participar do processo seletivo serão utilizados para minha matrícula?

    Não. Os documentos do processo seletivo são arquivados para auditoria futura. O discente deve apresentar todos os documentos listados no procedimento para ingressantes (cópia simples e originais) para serem autenticados na secretaria.


    Discente ingressante precisa apresentar documentos pessoais e acadêmicos novamente se já tiver sido aluno especial?

    Sim. Os prontuários dos alunos especiais são encerrados a cada final de quadrimestre. O discente ingressante deve apresentar todos os documentos listados no procedimento para ingressantes.


    Egresso da graduação ou do mestrado da UFABC precisa apresentar os documentos de ingressantes?

    Sim. Todos deverão apresentar os documentos listados no procedimento para ingressantes, pois os documentos devem ser atualizados para ingresso no nível em que o aluno foi aprovado no processo seletivo.


Pró-Reitoria de Pós-Graduação - Bloco B – 4º andar
Av. dos Estados, 5001 – Bairro Santa Terezinha, Santo André – SP
CEP 09210-580 - Tel.: (11) 4996-0099.
Acesse aqui o contato das coordenadorias.