Perguntas e Respostas sobre a realização de bancas remotas

Pergunta: Bancas de Mestrado e Doutorado poderão ser realizadas durante a suspensão das atividades devido à pandemia do COVID-19?

Resposta: Sim, porém apenas bancas remotas (por webconferência) poderão ser realizadas, nos termos da Portaria 397/2020. A suspensão comunicada pelo Gabinete da ProPG continua válida para a realização de bancas presenciais.

Pergunta: Por conta da suspensão das atividades devido à pandemia de COVID-19, os prazos para a realização de exames de qualificação e defesas de mestrado e doutorado serão flexibilizados?

Resposta: Sim. Nenhum aluno será prejudicado no que tange aos seus prazos por conta da suspensão das atividades.

Pergunta: Apenas bancas já agendadas poderão ser realizadas por webconferência ou novas bancadas remotas poderão ser marcadas?

Resposta: Tanto bancas já agendadas quanto novas banca poderão ser realizadas remotamente, através de webconferência, nos termos e prazos apresentados na Portaria 397/2020.

Pergunta: Quem deve presidir a banca a ser realizada remotamente?

Resposta: Para a abertura de uma sala de conferência via Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), é necessário um login institucional (da UFABC). Dessa forma, para a realização de bancas de Mestrado e Doutorado remotas, o presidente da comissão examinadora precisa ser, necessariamente, um docente da UFABC.

Pergunta: Um membro poderá participar do exame mesmo sem ter uma webcam, i.e., sem mostrar sua imagem aos demais membros e eventualmente para o público em geral, durante o exame?

Resposta: Não. É necessário que todos os membros participantes tenham equipamentos mínimos para webconferência (computador com internet, câmera e microfone; ou smartphone com câmera). Caso docentes ou discente não tenham os equipamentos, a banca poderá ser remarcada para realização de forma presencial tão logo as atividades acadêmicas sejam reestabelecidas, sem prejuízo quanto ao prazo de integralização.

Pergunta: A ProPG disponibilizará manuais para a realização de exames de qualificação e bancas de mestrado e doutorado remotas?

Resposta: Os links para manuais, perguntas frequentes e vídeos explicativos estão listados no ANEXO II da Portaria 397/2020.

Pergunta: É possível transmitir a defesa de Mestrado ou Doutorado para o publico geral?

Resposta: Sim. É possível transmitir a defesa para o público em geral (live stream). O público externo conseguirá assistir à defesa apenas como espectador, sem interação (via imagem ou áudio). Para isso, veja instruções detalhadas em vídeo clicando aqui

Perguntas e Respostas sobre a realização de bancas remotas

Pergunta: Quem deve presidir a banca a ser realizada remotamente?