Bancas de Qualificação

O aluno deve se matricular em “Qualificação” no quadrimestre que pretende qualificar (não se esqueça de acompanhar os prazos de acordo com a data da matrícula);

A banca deve ser cadastrada no SIGAA pelo orientador com antecedência mínima de 23 dias (a banca não precisa ser aprovada pela coordenação anteriormente);

A qualificação em pdf deve ser enviada pelo orientador/aluno para ppg.quimica@ufabc.edu.br. A banca somente será aprovada no sistema pela coordenação após o recebimento da qualificação em pdf.

As cartas-convite são enviadas automaticamente para os membros da banca após a aprovação no sistema.

Para mais informações sobre a Qualificação, como critérios para qualificar e modelo do documento, acesse as normas internas do programa.

Mais informações sobre o agendamento de bancas, assim como os manuais para discentes e docentes estão disponíveis aqui.

Obs: em virtude da pandemia de COVID-19, o prazo para qualificação foi extendido para até 45 dias antes da defesa para todos os alunos regularmente matriculados nos anos de 2020 a 2022.


Bancas de Defesa

As bancas de defesa deverão ser aprovadas pela coordenação do programa de acordo com a Portaria 2431/2022:

  1. Preencher o formulário disponível aqui usando seu e-mail institucional;
  2. Encaminhar o comprovante de preenchimento para o e-mail institucional do seu orientador;
  3. O orientador, a partir do seu e-mail institucional, deverá encaminhar o comprovante de preenchimento para o e-mail da coordenação (ppg.quimica@ufabc.edu.br).

Obs1: O aluno deve se matricular em “Defesa de dissertação ou tese” no quadrimestre que pretende defender (não se esqueça de acompanhar os prazos de acordo com a data da matrícula); Para informações sobre solicitação de matrícula fora do período de matrículas clique aqui.

Após a aprovação da banca pela coordenação, esta deve ser cadastrada no SIGAA pelo orientador com antecedência mínima de 15 dias.

A dissertação ou tese em pdf, contendo o agradecimento à CAPES, conforme determinado pela Portaria CAPES Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018 (http://propg.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/Portaria_206_CAPES_DOU_04.09.18-citação-da-Capes.pdf), e o elemento de divulgação científica, como definido na Portaria 3417/2023 (para dissertações e teses com banca inserida no SIGAA a partir de 01.09.2023), deve ser enviada pelo orientador/aluno para ppg.quimica@ufabc.edu.br. A banca somente será aprovada no sistema pela coordenação após o recebimento da dissertação ou tese em pdf.

As cartas-convite são enviadas automaticamente para os membros da banca após a aprovação no sistema.

Mais informações sobre o agendamento de bancas, assim como os manuais para discentes e docentes estão disponíveis aqui.

Obs2: em virtude da pandemia de COVID-19, o prazo para defesa de todos os alunos regularmente matriculados entre 2020 e 2022 foi extendido ao máximo. O prazo de defesa do discente pode ser visto no histórico obtido pelo SIGAA.


Documentos relacionados

Guia de dissertações e teses

Normas internas PPG-CTQ

Portaria 2431/2022 – Solicitação de bancas

Formulário eletrônico para solicitação de aprovação de banca de defesa

Portaria 043/2017Elaboração de documentos em língua inglesa

Portaria 2060/2021Apresenta regras e procedimentos para uso de artigos científicos e capítulos de livro em dissertação e tese

Informações PROPG


Calendário de defesas

Para ver as bancas agendadas clique aqui.