Como e quando devo entregar o projeto de pesquisa?

O projeto deve ser enviado por e-mail para ctq.adm@ufabc.edu.br em no máximo 90 dias após a data da matrícula. De acordo com as nomas do programa, os alunos que não entregarem o projeto nesse prazo serão desligados do programa. 

Não há necessidade de copiar nenhum outro endereço de e-mail para garantir envio. 


Alunos que não vão cursar nenhuma disciplina precisam fazer matrícula?

Sim. Todos os alunos devem fazer matrícula todo quadrimestre.

Caso não vá cursar nenhuma disciplina a matrícula deve ser feita em “Elaboração de dissertação” ou “Elaboração de tese”. 

Caso vá cursar alguma disciplina, a matrícula deve ser feita somente na disciplina.


Já sou aluno do programa, como faço para concorrer a bolsa institucional?

As bolsas institucionais estão reservadas a alunos com dedicação exclusiva ao curso.

A classificação do processo seletivo também serve como classificação para a atribuição de bolsas, portanto, para concorrer a bolsas, alunos regulares devem se inscrever para o processo seletivo. No formulário de inscrição no processo seletivo o aluno deve indicar se gostaria de concorrer à bolsa e se tem possibilidade de dedicação exclusiva.

O número de bolsas disponíveis varia de quadrimestre para quadrimes e somente pode ser confirmado pouco antes da data da matrícula presencial.

Para mais informações, veja a Portaria 002/2016.


Como solicitar a aprovação da banca para defesa de mestrado ou doutorado?

Preencher o formulário Anexo I da Portaria 001/2017 do PPG-CTQ e entregar na secretaria.

  • Não é necessário entregar cópia da dissertação/tese;
  • Os nomes sugeridos devem ser preenchidos em ordem de preferência, incluindo membros internos e externos ao programa; a ordem indicada será levada em consideração pela coordenação na hora da aprovação dos nomes;
  • A data prevista para a defesa nesse formulário pode ser alterada de acordo com a disponibilidade dos membros da banca aprovada.

A solicitação poderá ser feita em qualquer momento após o exame de qualificação até o prazo de envio de documentos para a reunião da CoPG, de acordo com o calendário de reuniões aprovado pela CoPG.

Após a aprovação a banca na reunião da coordenação, o solicitante deverá preencher o formulário de solicitação de defesa (disponível em http://propg.ufabc.edu.br/bancas-de-defesa/) com os nomes indicados pela coordenação e entregar na secretaria com no mínimo 30 dias de antecedência da data agendada para a defesa.


Toda a documentação de solicitação de defesa, incluindo formulário e cópia da dissertação/tese, deve ser entregue com 60 dias de antecedência?

Não. Essa documentação deve ser entregue com 30 dias de antecedência. Somente a solicitação de aprovação da banca deve ser feita com 60 dias de antecedência.


Quais documentos preciso entregar na secretaria para qualificação?

Entregar na secretaria com, pelo menos, 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa:


Posso escrever minha dissertação/tese em inglês?

Sim. Os detalhes estão na Portaria nº043/2017 disponível aqui.


Posso qualificar sem ter apresentado comprovante de Proficiência em inglês?

Não


Fui bolsista CAPES de doutorado por pouco tempo, preciso cursar Estágio em Docência I e II?

Sim


Participação no programa de assistência à docência pode ser validada como a disciplina estágio a docência?

Sim, mas o contrário não é verdadeiro.