fotoEm homenagem ao Ano Internacional da Tabela Periódica (2019), o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química inaugurou uma grande tabela periódica no campus de Santo André da UFABC. A tabela foi montada com a utilização de adesivos nos armários utilizados pelos alunos e foi inaugurada no dia 23 de setembro junto ao início da III Semana da Química UFABC. A instalação contou com a ajuda de docentes e discentes do CTQ e do Bacharelado em Química.

A Tabela é constituída em uma estrutura apoiada em armários posicionados lado a lado. Essa estrutura é adesivada com os logos dos envolvidos no projeto e os elementos dos períodos 1, 2 e 3. As portas dos armários foram adesivadas com os elementos químicos em seus lugares corretos e os Actinóides e Lantanóides foram apresentados no chão com um adesivo maior. São apresentadas informações como descobrimento e utilização a respeito de cada um dos elementos em seus respectivos espaços. Dessa forma, é possível que as pessoas passem a conhecer mais sobre elementos menos comuns mas de grande importância.

Durante semana de inauguração, diversas pessoas da comunidade externa visitaram a Universidade para os eventos da Semana da Química UFABC e para o UFABC para todos, evento institucional anual que conta com a presença de alunos e professores do ensino médio de escolas da região. Ambos públicos demonstraram grande interesse pela estrutura e houve  um forte entusiasmo nas redes sociais, proporcionando à comunidade uma perspectiva diferente da ciência na universidade e do próprio CTQ.

De forma ostensiva, divertida e dinâmica, a Tabela serve como exemplo representativo de como a química e suas implicações se apresentam no cotidiano. Ela segue montada e se tornou um ponto de encontro da universidade, além de atuar como cenário para várias filmagens de discentes e docentes da universidade.