Quando abrem as inscrições para o próximo processo seletivo?

As datas dos editais regulares dependem do calendário acadêmico disponível no site da Pró-reitoria de Pós-graduação, mas normalmente seguem o seguinte cronograma:

Inscrições para ingresso no 2o quadrimestre: entre fevereiro e março

Inscrições para ingresso no 3o quadrimestre: entre maio e junho

Candidatos com bolsa já aprovada por agência de fomento ou empresa podem se inscrever por meio do edital de fluxo contínuo.

Mais informações em Ingresso.


Como faço para concorrer a bolsa institucional?

As bolsas institucionais estão reservadas a alunos com dedicação exclusiva ao curso.

A classificação do processo seletivo também serve como classificação para a atribuição de bolsas. No formulário de inscrição no processo seletivo o candidato deve indicar se gostaria de concorrer à bolsa e se tem possibilidade de dedicação exclusiva.

O número de bolsas disponíveis varia de quadrimestre para quadrimestre e somente pode ser confirmado pouco antes da data da matrícula presencial.

Para mais informações, veja a Portaria 002/2016.


Quanto custam os cursos de mestrado e doutorado?

São cursos gratuitos no nosso programa.


Os cursos são na modalidade EaD ou presencial?

Os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química (PPG-CTQ) da UFABC são de modalidade presencial. Ambos os cursos do PPG-CTQ envolvem cursar disciplinas que são oferecidas no formato presencial, bem como a realização de atividades de pesquisa em laboratório científico, em regime integral. O PPG-CTQ não oferece cursos no formato EaD.


O curso é oferecido no período noturno?

Não. As disciplinas são sempre oferecidas no período diurno, podendo ser de manhã ou à tarde, dependendo do quadrimestre.


Quais os dias das aulas?

Os dias de aula não são fixos. As aulas podem acontecer no período matutino ou vespertino, em quaisquer dias da semana, dependendo do quadrimestre. Os dias e horários de aula são definidos antes do período de matrícula do quadrimestre seguinte.


Quantas horas de dedicação por semana são necessárias para cursar o mestrado ou doutorado?

Apesar do curso não exigir dedicação exclusiva, além da demanda de tempo para cursar as disciplinas, o aluno também necessita de tempo em laboratório para desenvolvimento da pesquisa. Esse tempo varia de acordo com o tipo de pesquisa. Somente em conversa com o orientador é possível determinar o número médio de horas semanais são necessárias para desenvolvimento da pesquisa. Em todos os casos, recomendamos que o aluno tenha, pelo menos, de 2 a 3 dias por semana disponíveis para dedicação.


O curso é oferecido em qual campus da UFABC?

O curso é oferecido no campus de Santo André.


É necessário ter orientador e projeto para se inscrever no processo seletivo?

Não é necessário já ter orientador para se inscrever no processo seletivo. Os aprovados no processo seletivo deverão apresentar a carta de aceite de orientação no ato da matrícula. O projeto deverá ser entregue em até 90 dias após a data da matrícula.


Como devo fazer para escolher um orientador?

As áreas de pesquisa dos docentes do nosso programa podem ser visualizadas em nossa página web, podendo ser vistas nas páginas pessoais de cada docente ou acessadas a partir das linhas de pesquisa do programa.

Caso se interesse por alguma área, você pode entrar em contato diretamente com o docente.


Como conseguir a carta de recomendação para inscrição como aluno especial?

A carta de recomendação é um documento no qual o docente recomenta que o candidato curse determinada disciplina como aluno especial. Esse tipo de recomendação é feita para o caso de pessoas que não podem ingressar no programa agora ou que queiram somente se aperfeiçoar no assunto da disciplina, sem intenção de obtenção de título. Para tal, o ideal é que o docente que será seu orientador no futuro escreva a carta. Caso você não tenha escolhido seu orientador, deverá entrar em contato com algum docente do programa indicando qual o seu interesse em cursar determinada disciplina. Caso o docente esteja de acordo, este poderá escrever a carta de recomendação.