Logo_EUQ-01

O Exame Unificado de Química (EUQ) é um exame de conhecimentos gerais em química realizado duas vezes por ano, por meio de chamadas, com o objetivo de avaliar os conhecimentos gerais em química dos candidatos ao ingresso em programas de pós-graduação em química.

Desde 2022 o Programa de Pós-graduação em Ciência e tecnologia/Química da Universidade Federal do ABC e outros programas de pós-graduação em Química (USP, UNESP, Unicamp, UFSCar, UFMG, UFU, UFG, etc) passaram a utilizar a nota do EUQ ou do GRE para selecionar os candidatos ao programa e classificá-los para atribuição de bolsas. No CTQ, as notas dos candidatos são normalizadas, portanto são aceitas notas de exames anteriores.

Dessa forma, candidatos com interesse em fazer pós-graduação no CTQ precisam fazer o EUQ e submeter a nota ao se inscrever no processo seletivo para o quadrimestre que pretendem se candidatar. Os detalhes sobre o uso da nota estão descritos nos editais de ingresso de cada quadrimestre.

Para mais informações sobre o EUQ você pode acessar https://euq.sbq.org.br/. 

A participação no EUQ ocorre em duas etapas:
1. Cadastro na área restrita do site do EUQ. 
2. Inscrição para o EUQ de acordo com o cronograma e as chamadas. 

É possível fazer o cadastro, mesmo sem se inscrever para fazer a prova de janeiro. Ao se cadastrar, os candidatos podem optar por receber informações sobre o exame, incluindo as datas das provas.