Você por acaso tem em casa ou já viu um espelho que começa a escurecer, perdendo sua propriedade de refletir? Isso ocorre devido a um processo chamado de oxidação. Mas antes de falar sobre esse processo, precisamos entender do que são feitos os espelhos e quais são as suas camadas.

A primeira camada é feita de vidro, composto 70% de areia, 14% de sódio, 14% de cálcio e outros 2% de outros componentes químicos. Todos esses ingredientes são misturados e levados para um forno industrial que alcança a temperatura de até 1500ºC, fazendo com que, após algumas horas, essa mistura vire um líquido possível de ser moldado. O vidro passa por uma série de resfriamentos até o momento que uma máquina aplica ar sob a superfície do vidro quente moldando-o.

Após o vidro ser retirado quente do forno industrial, ele tem um aspecto de líquido viscoso, por isso é possível moldá-lo tão facilmente. Após ser resfriado à temperatura ambiente, o vidro endurece assumindo a forma que conhecemos. O estado físico final do vidro tem uma condição única, chamada de vítreo. Por mais que ele pareça um sólido, sua estrutura molecular é de um líquido, sendo classificado por muitos cientistas como “sólido amorfo”, sem forma. Um outro fato interessante sobre os vidros, é que os vidros temperados encontrados em carros e nos boxes de banheiro, recebem um tratamento térmico aumentando assim, sua resistência.

A segunda camada do espelho é a responsável pela reflexão e, também, é onde ocorre o processo de oxidação que escurece o espelho. Essa camada é formada por uma superfície de metal superpolida, constituída de prata com um produto químico que a faz aderir completamente ao vidro. Provavelmente você já teve ou já viu alguma joia de prata que, depois de um certo tempo, ficou escura. Esse processo é o mesmo que acontece no espelho. A prata (Ag), ao entrar em contato com o ar, que possui pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio (H2S), produz o sulfeto de prata (Ag2S), que é preto. É essa substância que dá o aspecto escuro nos espelhos antigos.

A última camada do espelho existe para proteger a camada de prata, que é sensível ao ambiente e, também, para impedir que a luz absorvida pela parte de trás do espelho vaze para a camada refletora. É constituída de um tinta preta pulverizada, também essencial para a proteção e manutenção do espelho.

Voltar para a “Casa da Química”