As cerâmicas são conhecidas pela humanidade há muito tempo, sendo consideradas tão antigas quanto a descoberta do fogo. Mesmo já presente no cotidiano das pessoas, apenas com a evolução industrial é que foi possível sua produção eem escala industrial. Até o século XX elas estavam presentes apenas nas pias do banheiro, nos vasos sanitários, louças e tijolos. Com o avanço da tecnologia e a descoberta de síntese de novos materiais, as cerâmicas passaram a ser utilizadas de forma mais ampla, até mesmo em automóveis.

As cerâmicas são derivadas principalmente da argila, material encontrado com bastante abundância na natureza. São compostos químicos metálicos e não-metálicos e suas propriedades fornecem características distintas para cada produto final, dependendo da aplicação. As cerâmicas são duras devido a um processo controlado de aquecimento que são submetidas, aumentando sua resistência mecânica. No entanto, são frágeis pois, na maioria dos casos, a ligação que ocorre entre os átomos é a iônica.

A ligação iônica é uma ligação eletrostática, ou seja, é a atração entre espécies com cargas positivas e negativas chamadas íons. Os íons positivos são os cátions e os negativos ânions. E é por conta da ligação iônica que esses materiais têm o ponto de fusão tão elevado, uma vez que os átomos estão tão fortemente ligados que não querem se soltar.

Existem dois tipos de cerâmicas no nosso cotidiano, a tradicional e a avançada. A primeira é constituída basicamente de argila retirada da natureza e é aplicada em tijolos, pisos, porcelanas, peças sanitárias e outras aplicações mais comuns e baratas. Já a segunda é obtida sinteticamente em laboratório, sendo constituída basicamente de óxidos, carbonetos e nitretos. Por ser um produto sintético, a cerâmica tem propriedades específicas desejadas e maior pureza. 

As cerâmicas avançadas são aplicadas em áreas de engenharia e em novas tecnologias, variando de peças mecânicas, reatores nucleares até aplicação em ônibus espaciais. Nos ônibus espaciais são utilizados como placas, uma vez que, devido à alta temperatura que esses ônibus atingem ao sair da superfície, precisam de algum material externo que suporte a temperatura e não derreta.

Como foi dito, as cerâmicas possuem diversas aplicações e existem muitos pesquisadores que trabalham apenas com as cerâmicas e desenvolvem anos de pesquisas sobre elas.

E na sua casa, quantas peças de cerâmica tem? Cerâmica tradicional ou avançada?

Voltar para a “Casa da Química”


Fontes:

http://www.fem.unicamp.br/~caram/6.%20MATERIAIS%20CERAMICOS%20GRAD.pdf

https://www.infoescola.com/materiais/ceramica/

https://www.anfacer.org.br/site/historia-da-ceramica

https://docs.ufpr.br/~gazda/ceramica1.htm