Atualmente, quando acometida por uma dor de cabeça ou uma dor muscular, uma pessoa pode, tranquilamente, se dirigir a uma farmácia, comprar um remédio e, em até 15 minutos, se ver livre de sua dor inicial. Os medicamentos são substâncias que contém fármacos em sua composição. Esses fármacos são os chamados princípios ativos responsáveis por aliviar sintomas diversos. Por exemplo, diversos medicamentos têm em sua composição a dipirona, um fármaco muito utilizado no tratamento de dores de cabeça ou febre.

Os fármacos podem ter origem vegetal ou podem ter sido sintetizados em laboratório. Quando um fármaco de origem vegetal é pesquisado, ele é isolado e, caso passe a ser comercializado, é sintetizado em escala industrial. Porém, nem sempre esse processo foi assim. Por muito tempo na história da humanidade, os tratamentos foram à base da administração de plantas e ervas com propriedades conhecidas. Um exemplo é o ópio, que, por muito tempo, foi prescrito para dores de cabeça, cólicas, asma e tratamento de epilepsia. Em sua composição foi identificada a presença de morfina, que é um poderoso analgésico empregado até hoje.

Atualmente, o desenvolvimento de fármacos é baseado no modelo chave-fechadura, que descreve a interação do princípio ativo com o organismo. As fechaduras seriam os chamados bioreceptores (macromoléculas do organismo) e as chaves seriam os fármacos. Do ponto de vista químico, isso significa que os grupos funcionais da estrutura do fármaco são perfeitamente compatíveis para interagir com os grupos funcionais da estrutura de enzimas e inibidores presentes em nosso corpo.

A chamada Química Medicinal é uma ciência que envolve muitas outras áreas da química, como a Química Computacional, Síntese Orgânica, Química de Produtos Naturais, Farmacologia, entre outras. Uma informação interessante, é que sempre que um fármaco novo é descoberto, ele precisa passar por um longo e detalhado processo de pesquisa e desenvolvimento, que leva em torno de 10 anos, antes de ser comercializado.

É necessário sempre ter em mente que, mesmo com todas as pesquisas, os fármacos reagem com aquilo que encontrarem no organismo. Logo, se encontrarem um ambiente diferente daquele ao qual ele foi projetado para agir, podem causar reações adversas. Por isso é sempre importante consultar um médico antes de fazer uso de novos medicamentos.

Voltar para a “Casa da Química”