Lavar os cabelos é uma atividade muito presente no nosso cotidiano, mas talvez você nunca tenha parado para pensar o que de fato acontece quando utilizamos o xampu e o condicionador. O nosso cabelo por si só já é bastante interessante devido a sua estrutura e, é pensando nela que os xampus e condicionadores são feitos.

O cabelo é constituído por duas camadas, uma externa, chamada cutícula, e a interna, o córtex. Na cutícula temos um conjunto de escamas, dispostas como telhas em um telhado, que ajudam a proteger o interior do fio de danos físicos. Essa parte é constituída por ácidos graxos, ou seja, longas cadeias de átomos de carbono, que dão a característica hidrofóbica do cabelo, impedindo uma penetração intensa de água. Mas, então, por que os cabelos ficam molhados? Essa característica se dá pela parte interna, o córtex.

O córtex é constituído principalmente de proteínas. No seu interior temos a medula, que é constituída de queratina, melanina e água. As proteínas presentes estão organizadas na forma de espiral, proporcionando a maleabilidade do cabelo. As proteínas podem estar ligadas de diferentes formas, como por ligações de hidrogênio, por ligações iônicas entre grupos de ácidos e bases e por ligações dissulfeto. São esses tipos de ligações na parte interna do cabelo que nos diz como será seu aspecto, se liso ou crespo. A cor dos fios é caracterizada pela presença de melanina em grande quantidade ou não, como também ocorre na pele.

Próximo à raiz dos cabelos temos as glândulas sebáceas, que são responsáveis pela produção do sebo, importante para a proteção dos fios, pois diminui o atrito entre eles e facilita a escovação. No entanto, o excesso desse sebo pode acumular sujeiras e, por isso, ele precisa ser removido. O xampu tem a função de abrir as cutículas e retirar a gordura. Isso ocorre devido ao seu princípio ativo conhecido como tensoativo. Assim como foi falado sobre o detergente no texto “A química dos produtos de limpeza tradicionais”, os tensoativos possuem parte hidrofóbica, que interagem com a gordura, e a parte hidrofílica, que interage com a água. Devido a essas interações são formadas as micelas que retiram do cabelo a gordura.

A retirada do sebo faz com que os fios fiquem com carga elétrica negativa, fazendo com que eles tentem se repelir. Além disso, com a desordem e a abertura da cutícula, fica difícil de desembaraçar o cabelo. Por esse motivo, após utilizar o xampu é necessário o condicionador, uma vez que ele neutraliza os fios, facilitando o pentear e, também, repõe, de certa forma, o sebo por conter substâncias como o silicone, que ajuda a fechar as cutículas novamente.

Voltar para a “Casa da Química”