Você é o tipo de pessoa que busca sempre comprar frutas sem a famosa “química”? Acredite ou não, isso não é possível. É claro, que você pode procurar comprar frutas sem agrotóxicos, na verdade isso é até melhor para o meio ambiente e para você mesmo, mas entenda que, sem a química, as próprias frutas não existiram.

A química presente nas frutas é extremamente importante para o nosso organismo, uma vez que são substâncias que previnem doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, doenças cardíacas e aquelas relacionadas com o envelhecimento. As frutas também possuem um tipo de açúcar, a frutose, razão pela qual é importante não abusar delas. A quantidade de consumo ideal varia  de 3 a 5 frutas diferentes todos os dias.

Cada fruta é rica em substâncias diferentes, por isso é importante comer frutas variadas. A banana, por exemplo, possui um mineral muito importante para nosso organismo, o potássio, que faz parte de um processo que dá força aos músculos, chamado “bomba de sódio e potássio”. Ao se alimentar dessa fruta rica em potássio, você vai estar prevenindo de sentir câimbra quando se vai na academia ou após uma caminhada.

Já o morango possui antioxidantes que são os responsáveis pela prevenção e combate a determinadas doenças,. Assim como outras frutas, pode reduzir fatores de risco cardiovascular, como pressão arterial elevada, hiperglicemia e outras. Além disso, ele possui a Vitamina C, assim como a laranja, que ajuda a potencializar o sistema imunológico por aumentar os anticorpos, responsáveis pela defesa do nosso organismo.

Um processo que ocorre com muitas frutas quando são cortadas ou sofrem alguma lesão em sua casca, é o escurecimento enzimático. Já percebeu que quando você corta uma maçã e não a come ela começa a escurecer? Isso ocorre porque em contato com o ar os fenóis presentes sofrem um processo de oxidação e, consequentemente, produzem pigmentos escuros causando uma modificação nutricional. No entanto, esse escurecimento enzimático nem sempre é apenas negativo, já que são necessários em alguns casos, como na produção das passas, cacau e chás fermentados.

Voltar para a “Casa da Química”