.

Desde 2022 o Programa de Pós-graduação em Ciência e tecnologia/Química da Universidade Federal do ABC e outros programas de pós-graduação em Química (USP, UNESP, Unicamp, UFSCar, UFMG, UFU, UFG, etc) passaram a utilizar a nota do Exame Unificado em Química – EUQ ou do GRE para selecionar os candidatos ao programa e classificá-los para atribuição de bolsas. No CTQ, as notas dos candidatos são normalizadas, portanto são aceitas notas de exames anteriores.

Dessa forma, candidatos com interesse em fazer pós-graduação no CTQ precisam fazer o EUQ e submeter a nota ao se inscrever no processo seletivo para o quadrimestre que pretendem se candidatar.

As inscrições para a próxima chamada do EUQ estão abertas até dia 30 de novembro e a prova acontecerá em 15 de janeiro de 2023. A nota deste exame poderá ser usada para os processos seletivos para ingresso a partir de 2023.2. Não sabemos quando será a próxima prova, mas possivelmente o resultado não saia a tempo de ser usado para o processo seletivo de 2023.3, então, quem estiver pensando em começar a pós-graduação no CTQ em 2023, precisa fazer essa prova de janeiro.

A perspectiva é que o EUQ seja aplicado duas vezes por ano, portanto os alunos precisam ficar atentos para realizar o exame em tempo de ter a nota para se inscrever no processo seletivo do CTQ.

Para mais informações sobre o EUQ você pode acessar https://euq.sbq.org.br/.

A participação no EUQ ocorre em duas etapas:
1. Cadastro na área restrita do site do EUQ.
2. Inscrição para o EUQ de acordo com o cronograma e as chamadas.

É possível fazer o cadastro, mesmo sem se inscrever para fazer a prova de janeiro. Ao se cadastrar, os candidatos podem optar por receber informações sobre o exame, incluindo as datas das provas.

As informações sobre os docentes, linhas de pesquisa e sobre os processos seletivos para ingresso do CTQ estão disponíveis na página do programa.

Se tiver dúvidas, entre em contato com a coordenação do CTQ pelo e-mail ppg.quimica@ufabc.edu.br.

Ingresso no PPG-CTQ 2023 via Exame Unificado de Química – EUQ