O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química (PPG-CTQ) da UFABC divulga a oportunidade de bolsa de Doutorado Direto FAPESP para ser implementada em breve. Os interessados devem entrar em contato com o pesquisador responsável, Prof. Thiago Branquinho de Queiroz (thiago.branquinho@ufabc.edu.br), para mais informações. Abaixo segue descrição da proposta:

Área de conhecimento: Físico-química

Nº do processo FAPESP: 2020/13466-1

Título do projeto: Preparação e caracterização de oligômeros de fenotiazina marcados com 19F para sistemas orgânicos de baixo gap óptico

Área de atuação: Preparação e caracterização de oligômeros de baixo gap óptico

Quantidade de vagas: 1

Pesquisador responsável: Prof. Dr. Thiago Branquinho de Queiroz
Supervisor: Prof. Dr. Álvaro Takeo Omori

Unidade/Instituição: CCNH-UFABC

 

Resumo do projeto:

A substituição do flúor em moléculas orgânicas para aplicações em eletrônica orgânica é amplamente explorada devido à sua propriedade eletrofílica. Além disso, há grande sensibilidade do 19F por Ressonância Magnética Nuclear, o que facilita a caracterização estrutural dessas moléculas e suas heteroestruturas. Intuitivamente, pode-se especular que a substituição do flúor em sistemas conjugados reduziria o gap ótico, o que é inverdade em alguns casos.

Neste projeto de doutorado propomos investigar como a fluorinação afeta o gap ótico e de transporte em um sistema moleculares de baixo gap. Assim, oligômeros de fenotiazina rotulados com flúor serão preparados e caracterizados com relação a sua estrutura e propriedades ópticas usando abordagens experimentais e teóricas, a fim de entendê-los em função do número de conjugação e da fluorização.

Neste projeto teórico/experimental o pós-graduando terá contato com diversas técnicas espectroscópicas, desenvolvimento de materiais para eletrônica orgânica e aproximações atuais da teoria do funcional da densidade. Outras informações do nosso grupo de pesquisa e dos temas abordados pelo grupo podem ser encontrados em https://thiagobranquinho.prof.ufabc.edu.br.

●●●●

[Divulgação] Bolsa de Doutorado Direto FAPESP