A recente pesquisa “Arg-substituted VmCT1 analogs reveals promising candidate for the development of new antichagasic agent”, conduzida pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC, Cibele Pedron, Katielle Freire e Marcelo Torres, sob orientação do Prof. Dr. Vani Xavier de Oliveira Jr., em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), obteve destaque no periódico PARASITOLOGY e foi publicada no Cambridge Core Blog.

O trabalho relata as propriedades antiparasíticas de peptídeos relacionados ao veneno do escorpião Vaejovis mexicanus, contra a Doença de Chagas, a qual é considerada – pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – uma doença negligenciada.

Os compostos com substituições-chave foram testados contra as três formas do Trypanosoma cruzi: epimastigota, tripomastigota e amastigota, apresentando altas atividades antiparasitárias em baixas concentrações dos peptídeos, trazendo assim novas perspectivas para o tratamento dessa grave doença.

[Artigo] Peptídeos e tratamento da Doença de Chagas