Edital 37/2022 – Processo Seletivo Mestrado e Doutorado – Primeiro Quadrimestre de 2023

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química (PPG-CTQ) da UFABC, para ingresso no Primeiro Quadrimestre de 2023, com início das aulas em fevereiro de 2023.

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá acessar, no período de 01 a 31 de Outubro de 2022 (horário de Brasília), a página http://propg.ufabc.edu.br/processos-seletivos/, entrar no sistema de inscrições pela aba “Processos Seletivos – Alunos Regulares”, acessar o formulário de inscrição para CTQ – INGRESSO 2023.1 – ALUNOS REGULARES MESTRADO ou CTQ – INGRESSO 2023.1 – ALUNOS REGULARES DOUTORADO, responder ao questionário e anexar as cópias dos documentos listados no edital (obrigatoriamente em formato PDF).

ATENÇÃO: a forma de ingresso no PPG-CTQ mudou!
Agora é necessário apresentar, entre outros documentos, a nota da Prova Conjunta para ingresso na Pós-graduação em Química ou Projeto Submetido a agência de fomento. Veja o item 5 do Edital Nº 37/2022

Para mais informações acesse o Edital Nº 37/2022 disponível aqui.

Para mais informações sobre a Prova Conjunta acesse https://sbq-prova.com.br

Conforme informado no item 6.3 do Artigo 6 do Edital Nº 37/2022:

6.3. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação de todos os atos, editais e comunicados referente a esse processo divulgados na página eletrônica do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química (http://propg.ufabc.edu.br/ppgquimica).

Dúvidas: ctq.adm@ufabc.edu.br

●●●●

Resultado Final – Edital 11/2022 – Processo seletivo Terceiro Quadrimestre 2022

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química (PPG-CTQ) da Universidade Federal do ABC (UFABC) informa o resultado final do Edital Nº11/2022, referente ao Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para ingresso no Terceiro Quadrimestre de 2022. A lista de aprovados pode ser vista aqui.

De acordo com o apresentado no Artigo 10, item 10.1, do Edital Nº11/2022, os alunos que solicitaram bolsa de estudo no ato da inscrição e que confirmarem a sua condição de dedicação exclusiva ao Programa mediante apresentação de declaração (disponível em http://propg.ufabc.edu.br/ppgquimica/index.php/pt/formularios/), concorrem a bolsas de estudo sob a administração da Coordenação do Programa, concedidas por agências de fomento. As bolsas serão alocadas conforme sua disponibilidade e de acordo com a classificação dos candidatos. Mais informações sobre as regras para atribuição de bolsas podem ser obtidas na Portaria Nº2061/2021.

Conforme informado no item 6.3 do Artigo 6 do Edital Nº11/2022:

6.3. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação de todos os atos, editais e comunicados referente a esse processo divulgados na página eletrônica do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química (http://propg.ufabc.edu.br/ppgquimica).

●●●●

Resultado Parcial – Edital 11/2022 – Processo seletivo Terceiro Quadrimestre 2022

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química (PPG-CTQ) da Universidade Federal do ABC (UFABC) informa o resultado parcial do Edital Nº11/2022, referente ao Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para ingresso no Terceiro Quadrimestre de 2022. A lista de aprovados pode ser vista aqui.

De acordo com o calendário apresentado no Artigo 2, item 2.1 do Edital Nº11/2022, os candidatos que discordarem da lista apresentada no item anterior tem de 01 a 05.08.2022 para apresentar recurso. Os recursos devem ser enviados para o e-mail ppg.quimica@ufabc.edu.br e o assunto da mensagem deve ser “RECURSO RESULTADO – Processo Seletivo 2022.3/CTQ –nome completo do candidato”.

Conforme informado no item 6.3 do Artigo 6 do Edital Nº11/2022:

6.3. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação de todos os atos, editais e comunicados referente a esse processo divulgados na página eletrônica do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química (http://propg.ufabc.edu.br/ppgquimica).

●●●●

[Divulgação] Bolsa de Doutorado Direto FAPESP

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química (PPG-CTQ) da UFABC divulga a oportunidade de bolsa de Doutorado Direto FAPESP para ser implementada em breve. Os interessados devem entrar em contato com o pesquisador responsável, Prof. Thiago Branquinho de Queiroz (thiago.branquinho@ufabc.edu.br), para mais informações. Abaixo segue descrição da proposta:

Área de conhecimento: Físico-química

Nº do processo FAPESP: 2020/13466-1

Título do projeto: Preparação e caracterização de oligômeros de fenotiazina marcados com 19F para sistemas orgânicos de baixo gap óptico

Área de atuação: Preparação e caracterização de oligômeros de baixo gap óptico

Quantidade de vagas: 1

Pesquisador responsável: Prof. Dr. Thiago Branquinho de Queiroz
Supervisor: Prof. Dr. Álvaro Takeo Omori

Unidade/Instituição: CCNH-UFABC

 

Resumo do projeto:

A substituição do flúor em moléculas orgânicas para aplicações em eletrônica orgânica é amplamente explorada devido à sua propriedade eletrofílica. Além disso, há grande sensibilidade do 19F por Ressonância Magnética Nuclear, o que facilita a caracterização estrutural dessas moléculas e suas heteroestruturas. Intuitivamente, pode-se especular que a substituição do flúor em sistemas conjugados reduziria o gap ótico, o que é inverdade em alguns casos.

Neste projeto de doutorado propomos investigar como a fluorinação afeta o gap ótico e de transporte em um sistema moleculares de baixo gap. Assim, oligômeros de fenotiazina rotulados com flúor serão preparados e caracterizados com relação a sua estrutura e propriedades ópticas usando abordagens experimentais e teóricas, a fim de entendê-los em função do número de conjugação e da fluorização.

Neste projeto teórico/experimental o pós-graduando terá contato com diversas técnicas espectroscópicas, desenvolvimento de materiais para eletrônica orgânica e aproximações atuais da teoria do funcional da densidade. Outras informações do nosso grupo de pesquisa e dos temas abordados pelo grupo podem ser encontrados em https://thiagobranquinho.prof.ufabc.edu.br.

●●●●

Grupos da área de Química da UFABC conquistam prêmios no cenário nacional e internacional

Um grupo formado por discentes e docentes da UFABC venceu o prêmio de melhor painel de química analítica na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, e duas estudantes da Graduação e da Pós-Graduação na UFABC ganharam um prêmio internacional de reconhecimento científico no VIII Workshop on Nitric Oxide and Cancer, realizado em Copenhague, Dinamarca.

Recentemente, a área de Química da Universidade Federal do ABC contou com duas novas premiações, conquistadas pelo grupo composto por Bruna M. Freire, Yasmin T. Cavalcanti, Camila N. Lange, Joana C. Pieretti, Rodrigo M. Pereira, Amedea B. Seabra e Bruno L. Batista, na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, e por duas estudantes, Joana C. Pieretti e Bianca de Melo Santana no VIII Workshop on Nitric Oxide and Cancer.

 

Melhor painel na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

Em sua 45° edição, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química teve como tema: “Química Para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano”, em consonância com o Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania, organizado pela Sociedade Brasileira de Química, em 2021, que tem por objetivo promover reflexões sobre como a Química pode contribuir para a sustentabilidade e a soberania do Brasil.

Nesse evento, o painel do grupo formado pelos pesquisadores da UFABC, intitulado “Feasibility of single particle ICP-MS for detection and characterization of selenium nanoparticles synthesized by a green method” venceu como melhor painel na categoria de química analítica.

“O trabalho avalia a viabilidade da aplicação da spICP-MS, uma técnica nova de caracterização de nanopartículas metálicas, para detecção e dimensionamento de nanopartículas de selênio sintetizadas por um método verde. Inicialmente, nanopartículas de selênio esféricas e monodispersas foram sintetizadas. Foi então desenvolvido um método para dimensionamento dessas nanopartículas por spICP-MS. Os resultados obtidos e a comparação com outras técnicas mostraram que, usando o método desenvolvido, foi possível caracterizar nanopartículas de selênio em termos de tamanho e distribuição de tamanho por spICP-MS.” Afirmou Bruna Freire — doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química (PPG-CTQ) na UFABC —, sobre o painel.

Além da doutoranda, o grupo também foi composto por Yasmin Tavares Cavalcanti (ex-aluna de Iniciação Científica na UFABC), Camila Neves Lange (UFABC), Joana Claudio Pieretti (aluna de pós-graduação na UFABC), Rodrigo Mendes Pereira (UFABC), Amedea Barozzi Seabra (docente na UFABC), e recebeu a orientação do docente Bruno Lemos Batista (UFABC).

 

Prêmio de reconhecimento científico no VIII Workshop on Nitric Oxide and Cancer

No âmbito internacional, duas estudantes do grupo da pesquisadora Profa. Amedea Barozzi Seabra ganharam prêmio de reconhecimento científico no VIII Workshop on Nitric Oxide and Cancer, realizado em Copenhague, Dinamarca, entre os dias 8 e 10 de junho.

Esse congresso foi promovido pela Sociedade Dinamarquesa do Câncer e teve como ênfase especial o “Metabolismo e Envelhecimento”, que são tópicos importantes na pesquisa do câncer e intimamente ligados à biologia do óxido nítrico.

A estudante Joana C. Pieretti (doutoranda pelo programa Ciência e Tecnologia Química da UFABC e bolsista Fapesp) ganhou o prêmio pela sua apresentação oral do trabalho intitulado: “Combination of NO donors and chemotherapeutic-releasing nanoparticles for cancer cells sensitization“. Trabalho realizado em colaboração com a Profa. Marcela Sorelli da UFABC.

Já a estudante de Iniciação Científica e bolsista Fapesp, Bianca de Melo Santana, ganhou o prêmio por sua apresentação do trabalho intitulado: “Nitric oxide releasing Pluronic F-127 hydrogel with silica-cisplatin nanoparticles and its cytotoxicity against breast cancer cells“. Trabalho realizado em colaboração com a Profa. Giselle Cerchiaro, da UFABC.

As estudantes premiadas fazem parte do grupo da Profa. Amedea Seabra, que desenvolve, com apoio da FAPESP, nano e biomateriais contendo doadores de óxido nítrico para aplicações biomédicas, incluindo toxicidade contra células tumorais.

●●●●

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Retirado de https://www.ufabc.edu.br/noticias/grupos-da-area-de-quimica-da-ufabc-conquistam-premios-no-cenario-nacional-e-internacional, em 23 de junho de 2022