Grupos da área de Química da UFABC conquistam prêmios no cenário nacional e internacional

Um grupo formado por discentes e docentes da UFABC venceu o prêmio de melhor painel de química analítica na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, e duas estudantes da Graduação e da Pós-Graduação na UFABC ganharam um prêmio internacional de reconhecimento científico no VIII Workshop on Nitric Oxide and Cancer, realizado em Copenhague, Dinamarca.

Recentemente, a área de Química da Universidade Federal do ABC contou com duas novas premiações, conquistadas pelo grupo composto por Bruna M. Freire, Yasmin T. Cavalcanti, Camila N. Lange, Joana C. Pieretti, Rodrigo M. Pereira, Amedea B. Seabra e Bruno L. Batista, na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, e por duas estudantes, Joana C. Pieretti e Bianca de Melo Santana no VIII Workshop on Nitric Oxide and Cancer.

 

Melhor painel na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

Em sua 45° edição, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química teve como tema: “Química Para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano”, em consonância com o Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania, organizado pela Sociedade Brasileira de Química, em 2021, que tem por objetivo promover reflexões sobre como a Química pode contribuir para a sustentabilidade e a soberania do Brasil.

Nesse evento, o painel do grupo formado pelos pesquisadores da UFABC, intitulado “Feasibility of single particle ICP-MS for detection and characterization of selenium nanoparticles synthesized by a green method” venceu como melhor painel na categoria de química analítica.

“O trabalho avalia a viabilidade da aplicação da spICP-MS, uma técnica nova de caracterização de nanopartículas metálicas, para detecção e dimensionamento de nanopartículas de selênio sintetizadas por um método verde. Inicialmente, nanopartículas de selênio esféricas e monodispersas foram sintetizadas. Foi então desenvolvido um método para dimensionamento dessas nanopartículas por spICP-MS. Os resultados obtidos e a comparação com outras técnicas mostraram que, usando o método desenvolvido, foi possível caracterizar nanopartículas de selênio em termos de tamanho e distribuição de tamanho por spICP-MS.” Afirmou Bruna Freire — doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química (PPG-CTQ) na UFABC —, sobre o painel.

Além da doutoranda, o grupo também foi composto por Yasmin Tavares Cavalcanti (ex-aluna de Iniciação Científica na UFABC), Camila Neves Lange (UFABC), Joana Claudio Pieretti (aluna de pós-graduação na UFABC), Rodrigo Mendes Pereira (UFABC), Amedea Barozzi Seabra (docente na UFABC), e recebeu a orientação do docente Bruno Lemos Batista (UFABC).

 

Prêmio de reconhecimento científico no VIII Workshop on Nitric Oxide and Cancer

No âmbito internacional, duas estudantes do grupo da pesquisadora Profa. Amedea Barozzi Seabra ganharam prêmio de reconhecimento científico no VIII Workshop on Nitric Oxide and Cancer, realizado em Copenhague, Dinamarca, entre os dias 8 e 10 de junho.

Esse congresso foi promovido pela Sociedade Dinamarquesa do Câncer e teve como ênfase especial o “Metabolismo e Envelhecimento”, que são tópicos importantes na pesquisa do câncer e intimamente ligados à biologia do óxido nítrico.

A estudante Joana C. Pieretti (doutoranda pelo programa Ciência e Tecnologia Química da UFABC e bolsista Fapesp) ganhou o prêmio pela sua apresentação oral do trabalho intitulado: “Combination of NO donors and chemotherapeutic-releasing nanoparticles for cancer cells sensitization“. Trabalho realizado em colaboração com a Profa. Marcela Sorelli da UFABC.

Já a estudante de Iniciação Científica e bolsista Fapesp, Bianca de Melo Santana, ganhou o prêmio por sua apresentação do trabalho intitulado: “Nitric oxide releasing Pluronic F-127 hydrogel with silica-cisplatin nanoparticles and its cytotoxicity against breast cancer cells“. Trabalho realizado em colaboração com a Profa. Giselle Cerchiaro, da UFABC.

As estudantes premiadas fazem parte do grupo da Profa. Amedea Seabra, que desenvolve, com apoio da FAPESP, nano e biomateriais contendo doadores de óxido nítrico para aplicações biomédicas, incluindo toxicidade contra células tumorais.

●●●●

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Retirado de https://www.ufabc.edu.br/noticias/grupos-da-area-de-quimica-da-ufabc-conquistam-premios-no-cenario-nacional-e-internacional, em 23 de junho de 2022

Edital 11/2022 – Inscrições deferidas após recurso

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química (PPG-CTQ) da Universidade Federal do ABC (UFABC) torna pública a lista de inscrições deferidas após recurso no Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para ingresso no Terceiro Quadrimestre de 2022..

Para a lista completa de inscrições deferidas acesse aqui.

“5.1.2. Os critérios de seleção e classificação são baseados na avaliação dos documentos enviados pelos candidatos no prazo definido no item 2.1 deste edital e demais documentos fornecidos na inscrição.”

  • De acordo com o calendário apresentado no Artigo 2, item 2.1 do Edital Nº11/2022, a divulgação do endereço eletrônico e instruções para envio dos documentos listados no item 5 do Edital será feita até dia 10.07.2022.

Conforme informado no item 6.3 do Artigo 6 do Edital Nº 11/2022:

6.3. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação de todos os atos, editais e comunicados referente a esse processo divulgados na página eletrônica do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química (http://propg.ufabc.edu.br/ppgquimica).

●●●●

Edital 11/2022 – Inscrições deferidas e indeferidas no processo seletivo para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química (PPG-CTQ) da Universidade Federal do ABC (UFABC) torna pública a lista de inscrições deferidas e indeferidas do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para ingresso no Terceiro Quadrimestre de 2022.

Para a lista completa de inscrições deferidas e indeferidas, bem como para mais informações, acesse aqui.

Conforme informado no item 6.3 do Artigo 6 do Edital Nº 11/2022:

6.3. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação de todos os atos, editais e comunicados referente a esse processo divulgados na página eletrônica do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química (http://propg.ufabc.edu.br/ppgquimica).

●●●●

Resultado – Inscrições para alunos especiais 2022.2

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química da Universidade Federal do ABC – UFABC, torna pública as inscrições deferidas e indeferidas para alunos especiais em disciplinas do segundo quadrimestre de 2022.

Inscrições deferidas (ao lado do nome do candidato, consta a disciplina na qual este teve sua matrícula como aluno especial deferida):

JOÃO LUCAS DE SOUZA POTONYACZ: CTQ-022 – Espectrometria Atômica Aplicada

●●●●