Relatividade Restrita

O site é um produto educacional do programa de Mestrado Nacional em Ensino de Física
(MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF) do polo da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Autores

Ricardo Vieira Pereira

Professor de Física no Ensino Médio em instituição privada. Possui licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP).

Doutor José Kenichi Mizukoshi (orientador)

Professor adjunto da UFABC, pesquisador na área de Física de Partículas Elementares e Campos.

Navegação do site

O site apresenta um menu que permite a navegação por todas as suas principais, bem como por suas respectivas sub páginas.

Essas sub páginas independentes, podem ser acessadas de acordo com o interesse do visitante. Elas apresentam o desenvolvimento de todo conteúdo em etapas, usando recursos didáticos como simuladores, vídeos e animações.

O conteúdo foi abordado de forma que contemplasse as principais implicações da Teoria da Relatividade Restrita ou Especial de Albert Einstein, utilizando uma linguagem bastante simples e acessível. Consta ainda um conteúdo matemático mais avançado, que pode ser explorado  por visitantes com alguma experiência em cálculo diferencial e integral. Links com endereços para esse material complementar encontra-se distribuídos ao longo das páginas de navegação.

Ao clicar no botão Iniciar, o usuário será direcionado para a página de nome Relatividade Galileana, sendo essa sugerida como página introdutória.

A navegação pelo site é livre, contudo é sugerida uma sequência otimizada dos assuntos apresentando os conceitos de maneira ordenada.