AVENTURE-SE NO FANTÁSTICO MUNDO DOS NEUTRINOS!

OS NEUTRINOS…


… SÃO PARTÍCULAS ELEMENTARES!

Integram o grupo de “blocos fundamentais” que constituem tudo a nossa volta. 


… ESTÃO EM TODA PARTE DO UNIVERSO!

São partículas muito abundantes no Universo. A cada segundo, quase 100 bilhões de neutrinos atravessam seu polegar.


… SÃO ENCONTRADOS EM 3 TIPOS!

Até o momento, conhecemos os neutrinos do elétron (νe), múon (νµ) e  tau (ντ). De maneira incrível, um tipo de neutrino é capaz de se transformar em outro durante seu deslocamento.


… SÃO PRODUZIDOS DE DIVERSAS MANEIRAS!

Eles vêm de todos os lugares! De uma banana, de dentro da Terra, do Sol, de explosões de estrelas distantes, do Big Bang, do nosso próprio corpo, entre outros processos.


… RARAMENTE INTERAGEM COM A MATÉRIA!

A Terra é bombardeada por neutrinos vindos do espaço, sendo que 99,999% dessas partículas conseguem atravessá-la como se fosse transparente. Por isso é muito difícil capturar e estudar neutrinos. (Ver imagem. Fonte: Própria)


… SÃO “CHAVE” PARA RESPONDER QUESTÕES DA FÍSICA!

Eles podem dar pistas para desvendarmos o que ainda não conhecemos do Universo. Também podem ajudar a explicar o motivo do Universo ser constituído de matéria ao invés de antimatéria. 

COMECE A AVENTURA CLICANDO AQUI

OU LEIA SOBRE A FINALIDADE DO SITE LOGO ABAIXO

Sobre o site

O site é um produto educacional do programa de Mestrado Nacional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF) do polo da Universidade Federal do ABC (UFABC).



Autores

Denis Marcel Gouveia de Souza

Professor de Física do Ensino Médio. Aluno do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na UFABC.

Doutor José Kenichi Mizukoshi (orientador)

Professor adjunto da UFABC, com experiência de pesquisa na área de Física de Partículas Elementares e Campos.

 

Colaboradores

Consultoria na construção do site (TI):

Arte:

Revisão dos textos:

Motivação e objetivos

Apesar da maioria das pessoas acreditar que a Ciência pode produzir conhecimentos benéficos para nossas vidas, poucos conseguem entender e defender a sua importância. Poucos sabem dizer o que os físicos estudam atualmente. Poucos conseguem justificar os bilhões de dólares investidos na Física ou outras áreas da Ciência. Poucos sabem quais são as metas e os objetivos das Ciências nos dias de hoje. Neste contexto, o site visa levar um pouco da Ciência produzida atualmente para os alunos do Ensino Básico e para os curiosos de plantão.

Esperamos que você tenha uma excelente experiência ao navegar pelas páginas deste site. Também esperamos que você enxergue a Física de Neutrinos como algo próximo da nossa realidade e que tenha mais envolvimento com a Ciência contemporânea. Não esperamos que você queira se tornar um cientista após o envolvimento com o tema, mas esperamos que você valorize os cientistas e entenda o papel fundamental da Ciência para a evolução humana!



Navegação do site

O site está dividido nos seguintes eixos principais:

1) Situando o neutrino: aqui você terá uma visão inicial e geral desta partícula. Também descobrirá onde os neutrinos estão situados dentro do Universo.

2) Propriedades e características: aqui você irá entender bem quem é o neutrino e o que se busca na pesquisa dessas partículas.

3) Fontes produtoras de neutrinos: aqui você irá descobrir como essas partículas são produzidas.

4) Detectores de neutrinos: aqui você verá como funcionam os experimentos que detectam essas partículas. Também há um eixo complementar, que apresenta os principais experimentos de neutrinos.

5) Materiais complementares: aqui vocês encontraram muita informação disponível na internet sobre os neutrinos.

 

O site tende a ser autoexplicativo, ou seja, ele é de livre navegação. Mas para uma construção organizada do conhecimento, há uma navegação orientada, ou seja, uma sequência de páginas a serem seguidas. O início dessa navegação orientada é o botão “COMECE A AVENTURA CLICANDO AQUI” situado nesta página inicial.

Para ajudá-lo nessa aventura, criamos dois personagens: 

1) Neutrino: dará dicas e conclusões importantes sobre ele mesmo, ao final de cada página.

2) Cerebito: irá esclarecer conceitos físicos que possam gerar dúvidas ao leitor.

COMECE A AVENTURA CLICANDO AQUI