Sensação Térmica

Em dias frios é comum ouvimos dizer que a temperatura está baixa e que a sensação térmica é de uma temperatura menor. Nos termômetros, a temperatura marcada depende apenas da medição feita no ar. A sensação térmica, por outro lado, é a temperatura que realmente sentimos, sendo seu valor influenciado principalmente pela velocidade do vento, mas também pela umidade e densidade do ar, entre outros fatores climáticos.

Após um banho de piscina é normal as vezes sentirmos um pouco de frio. Isso acontece porque a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, então é por esse motivo que sentimos frio quando estamos molhados.

Esse fenômeno ocorre porque a camada fina de água que adere a nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor fazendo a água evaporar e termos a sensação de frio. A sensação de frio é intensificada quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água.

Como o vento é um grande influenciador na rapidez da evaporação da água podemos justificar o que chamamos de sensação térmica meteorológica, quando temos a sensação térmica de que  a temperatura ambiente é menor que a registrada no termômetro.

A figura mostra que a pessoa que está escalando está mais exposta ao vento que a pessoa que está sentada, por isso ela tem uma maior sensação térmica de frio, ou seja, que está congelando.

Outra situação interessante é quando retiramos um bloco de gelo e uma caixa de hamburguer do freezer. Temos a sensação de que o gelo está mais “frio”, ou seja, a uma temperatura menor. Isso é devido o gelo possuir uma quantidade maior de água na sua superfície externa que irá evaporar -se mais rapidamente que em outros corpos devido a maior transferência de calor da nossa mão e ambiente.

 

Produto educacional do MNPEF – Polo UFABC