Conservação do Momento Linear Relativístico

Até o momento estão trabalhando na mecânica clássica em que as velocidades dos corpos são muito menores que a velocidade da luz. Então o que acontece com as leis de conservação se a velocidade dos corpos forem próximas à velocidade da luz, como por exemplo a velocidade do elétron que corresponde a 0,75c da velocidade da luz ou estiverem em referenciais diferentes?

Para responder essa pergunta devemos avançar na relatividade especial de Einstein, na qual contém conceitos referentes a equação de transformação de Lorentz que podem ser encontradas no site Relatividade Restrita.

As leis da Física dever permanecer inalteradas sob qualquer transformação da equação de Lorentz, então é preciso generalizar as leis de Newton e a definição de momento linear para se adaptarem ao princípio da relatividade.

Iremos considerar c para a velocidade da luz, u para a velocidade da partícula e v para a velocidade do referencial. Temos que v\ll c e u\ll c, ou seja nenhuma velocidade será maior que a velocidade da luz.

Vamos considerar um modelo (sistema isolado) de duas partículas que colidem em um referencial S, no qual o momento linear é conservado. Temos então que o momento antes da colisão é igual ao momento depois da colisão.

Em um outro referencial S', no qual aplicamos a equação de transformação de Lorentz, o momento p\vec {u}m não é conservado. Esse resultado viola um dos postulados de Einstein:

As leis da Física são as mesmas para todos referenciais inerciais

Considerando que a equação de transformação de Lorentz está correta, a definição de momento deverá ser reescrita em função da velocidade relativística e termos assim uma equação relativística para o momento de uma partícula de massa m que mantém o princípio da conservação.

    \[ \vec{p}=\frac{m\vec{u}}{\sqrt{1-\frac{u^{2}}{c^{2}}}}; \]

Quando u for menor que c temos que a razão \frac{u^2}{c^2} tende a zero e que o denominado se aproxima de 1, fazendo com que o momento relativístico se aproxime do momento clássico.

Usando a equação de momento relativístico podemos reescrever a força como:

    \[ \vec {F}=\frac{d\vec{p}}{dt} \]

A equação preserva a conservação do momento linear quando \sum\vec {F_{ext}}=0 tanto na mecânica clássica quanto na relativística em que \frac{u}{c} tende a zero.

A seguir iremos fazer a demonstração da conservação do momento

Colisão das partículas a e b, de mesma massa , no referencial S’. Vamos definir o referencial S' como aquele em que o momento total seja nulo.

    \[ m\vec {v_{a}}'^{antes}+m\vec {v_{b}}'^{antes}=m\vec {v_{a}}'^{depois}+m\vec {v_{b}}'^{depois} \]

Usando a fórmula para a transformação de Lorentz das velocidades

podemos escrever as componentes das velocidades no referencial S, que se move em relação a S' com velocidade constante, -v, ao longo do eixo x
A figura mostra que as velocidades das partículas no eixo x não mudam antes e depois da colisão, o sentido da coordenada de x para a partícula a é para a direita antes e depois e o  o sentido da coordenada de x para a partícula b é para a esquerda antes e depois. No entanto quando analisamos a coordenada y verificamos uma inversão de sentidos, a partícula a possuía sentido para cima antes da colisão e após sentido para baixo e o oposto ocorre com a partícula b.
Analisando o eixo x temos as velocidades antes e depois da colisão
  • Partícula a

        \[ {v_{ax}}^{antes}=\frac{{v_{x}}^{'}+v}{1+\frac{{v_{x}}^{'}v}{c^{2}}};{v_{ax}}^{depois}=\frac{{v_{x}}^{'}+v}{1+\frac{{v_{x}}^{'}v}{c^{2}}} \]

  • Partícula b

    \[ {v_{bx}}^{antes}=\frac{{-v_{x}}^{'}+v}{1-\frac{{v_{x}}^{'}v}{c^{2}}};{v_{bx}}^{depois}=\frac{{-v_{x}}^{'}+v}{1-\frac{{v_{x}}^{'}v}{c^{2}}} \]

Analisando o eixo y temos:

  • Partícula a

    \[ {v_{ay}}^{antes}=\frac{\sqrt{1-\beta ^{2}}{v_{y}}^{'}}{1+\frac{{v_{x}}^{'}v}{c^{2}}};{v_{ay}}^{depois}=\frac{-\sqrt{1-\beta ^{2}}{v_{y}}^{'}}{1+\frac{{v_{x}}^{'}v}{c^{2}}} \]

  • Partícula b

        \[ {v_{by}}^{antes}=\frac{-\sqrt{1-\beta ^{2}}{v_{y}}^{'}}{1-\frac{{v_{x}}^{'}v}{c^{2}}};{v_{by}}^{depois}=\frac{\sqrt{1-\beta ^{2}}{v_{y}}^{'}}{1-\frac{{v_{x}}^{'}v}{c^{2}}} \]

Analisando o momento em cada eixo temos:

  • eixo x

    \[ mv_{ax}^{antes}+mv_{bx}^{antes}=mv_{ax}^{depois}+mv_{bx}^{depois} \]

  • eixo y

    \[ mv_{ay}^{antes}+mv_{by}^{antes}\neq mv_{ay}^{depois}+mv_{by}^{depois} \]

As equações acima mostram que o momento total não foi conservado, ou seja, não ocorre conservação de momento linear. Mas, pode – se mostrar que o momento total será uma quantidade conservada se definirmos o momento usando o fator de Lorentz:

    \[ \vec{p}=\gamma m_{0}\vec {v}=\frac{m_{0}\vec{v}}{\sqrt{1-\frac{v^{2}}{c^{2}}}}; \]

em que m_{0} é a massa da partícula no referencial em que se mantém em repouso.

A massa relativística pode ser determinada assim:

    \[ m\vec {v}=\gamma m_{0}\vec {v}\rightarrow\ m=\frac{m_{0}}{\sqrt{1-\frac{v^{2}}{c^{2}}}} \]

 

Produto educacional do MNPEF – Polo UFABC