Conservação de Momento Linear de Sistemas de Massa Variável

Até agora discutimos a conservação de momento linear para sistemas de massa constante. Vamos agora discutir a conservação do momento linear para sistemas de massa variável, como por exemplo, o foguete.

A massa do sistema que forma o foguete é a sua carcaça mais o seu combustível que é queimado com o passar do tempo fazendo com que a massa do sistema diminua ao decorrer do tempo.

O foguete funciona da seguinte forma: longe do campo gravitacional, ele atira os gases para trás (proveniente da queima do combustível) e por causa da terceira de Newton ele é empurrado para frente.

A figura a seguir ilustra o par de forças de ação e reação.

Os gases ejetados possuem uma velocidade relativa entre a velocidade do foguete e a velocidade de exaustão. A massa dos gases corresponde a variação de massa entre a massa final do sistema e a massa inicial. Como a massa final é menor que a massa inicial temos que a variação de massa que corresponde a massa de gases ejetada é um valor negativo.

Vamos então analisar o momento linear do foguete para dois instantes distintos.

a. para um instante t

Temos que a massa do sistema é m(t)=m e a velocidade é v(t)=v, então o momento linear é

    \[ p(t)=mv \]

b. para um instante t+\Delta t

Neste instante em relação ao anterior temos que se passou um intervalo de tempo \Delta t, então o instante é representado por t+\Delta t. Para esta variação de tempo temos que a massa também variou em \Delta m, então a massa agora é m(t+\Delta t)=m+\Delta m. Por fim temos a variação de velocidade \Delta v, que é um valor positivo, pois representa o aumento da velocidade fornecendo a velocidade v(t+\Delta t)=v+\Delta v.

Assim o momento é determinado pelo momento do sistema foguete+combustível que sobrou menos o momento do gás ejetado. Equacionando temos

    \[ p(t+\Delta t)=(m+\Delta m)(v+\Delta v)-\Delta m(v-v_{ex}) \]

em que (v-v_{ex}) representa a velocidade do gás, que corresponde a velocidade relativa entre a velocidade do foguete e velocidade de exaustão.

De acordo com a conservação do momento podemos escrever

    \[ p(t)=p(t+\Delta t) \]

    \[ mv=(m+\Delta m)(v+\Delta v)-\Delta m(v-v_{ex})\rightarrow mv=mv+\Delta m v+m\Delta v+\Delta m\Delta v-\Delta mv+\Delta mv_{ex} \]

    \[ 0=m\Delta v+\Delta mv_{ex}\rightarrow m\Delta v=-\Delta mv_{ex} \]

Com a variação de tempo tendendo a zero temos:

    \[ m\frac{dv}{dt}=-v_{ex}\frac {dm}{dt} \]

A equação mostra que quanto mais a massa varia no tempo a velocidade aumenta, pois dm/dt diminui e dv/dt aumenta. No primeiro membro da equação temos m\frac{dv}{dt} que representa força, então o segundo membro também representa uma força que é a força corresponde a que o gás faz sobre o foguete.

A variação de velocidade do foguete pode ser determinada integrando os dois membros da equação.

    \[ m\frac{dv}{dt}=-v_{ex}\frac {dm}{dt}\rightarrow \int_{vi}^{vf}dv=-v_{ex}\int_{mi}^{mf}\frac{dm}{m} \]

    \[ v_{f}-v_{i}=v_{ex}ln\frac{m_{i}}{m_{f}} \]

Isolando v{f} podemos observar que a velocidade do foguete aumenta conforme a massa diminui. A equação mostra que o logaritmo  da razão entre as massas é positivo, pois a massa inicial é sempre maior que a final e a velocidade de exaustão é constante.

Portanto a velocidade do sistema só aumenta conforme sua massa diminui.

Produto educacional do MNPEF – Polo UFABC