Divulgação CTA

II Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental
II Workshop Remonar MCTI
I Workshop “Perspectivas e soluções ao tratamento da vinhaça”

O evento simultâneo ocorrerá entre os dias 28 -30 de novembro na UFABC, abrangendo sessões de mesas redondas, oficinas, painéis temáticos e espaços para apresentação de trabalhos em pôster e apresentações orais.  Além de oferecer uma oportunidade valiosa para discutir a importância da ciência e tecnologia ambiental na busca por soluções sustentáveis e alinhadas com os objetivos globais, o objetivo do evento é também promover a conscientização sobre a relevância da Agenda 2030 e encorajar ações concretas para impulsionar a transformação necessária rumo a um futuro mais sustentável.

II Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental: “Impulsionando a Agenda 2030″ organizado pelo programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFABC abordará a interseção entre a ciência, a tecnologia e os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pelas Nações Unidas.

II Workshop REMONAR MCTI – “Explorando as Fronteiras Invisíveis: Epidemiologia, Vigilância Ambiental e Desafios Emergentes” – Apresentará questões complexas entre a saúde humana e o meio ambiente. Desde pandemias silenciosas até a propagação de superbactérias e patógenos emergentes, apresentaremos o que está na vanguarda da discussão e das soluções.

O I Workshop “Perspectivas e soluções ao tratamento da vinhaça” proporcionará um ambiente de discussões sobre os desafios e as oportunidades da destinação adequada da vinhaça como subproduto do processo de produção de etanol. O evento será realizado com apoio do CNPq, no qual serão abordados temas estratégicos acerca de soluções tecnológicas para o aproveitamento da vinhaça com vistas à recuperação de recursos energéticos e biotecnológicos, buscando-se a ampliação da sustentabilidade da cadeia produtiva do etanol brasileiro, a transição energética para uma economia de baixo carbono e a descarbonização de processos atrelados, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, em especial, as metas de Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; e Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Marque em seu calendário: data e local: 28 a 30/11/23 – Universidade Federal do ABC.

Junte-se a nós nessa busca pelo conhecimento e pela ação transformadora!

 

INSCREVA-SE EM: https://www.even3.com.br/impulsionandoaagenda2030/

————————————————————————————————————————————————————————————————–

 

OFICINA MODELAGEM HIDROLÓGICA: INTRODUÇÃO AO USO DO MODELO DE GRANDES BACIAS

Folder_OficinaModelagemhidrologica

Data: 28 a 30 de agosto de 2023
Horário: 14h às 18h
Local: UFABC, Santo André – SP
Inscrições até 15/08/2023: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdz70Jx26-
FabssLdI6o10bEshuvWNTDR7cG-YfIgE3ijU1cg/viewform?usp=sharing
Mais informações: proec.ufabc.edu.br

———————————————————————————————————————————————————————————————

02 e 03 de Outubro, 2019

O I Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental será o primeiro evento realizado pelo programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFABC e trará como tema os desafios e perspectivas da área.

Seu objetivo é discutir com alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área os desafios atuais e as perspectivas futuras da Ciência e da Tecnologia Ambiental, sobretudo no âmbito de grandes obras de infraestrutura (barragens, rodovias, usinas hidrelétricas, por exemplo) e da recuperação e do reaproveitamento de recursos naturais.

Por meio das mesas redondas, das oficinas e de espaços para apresentação de trabalhos em pôster e apresentações orais, o evento espera possibilitar um espaço de discussão e aprendizado interdisciplinar!

Visite nosso site oficial, nossa página no facebook ou instagram para maiores informações.

Livro de Resumos