O PROGRAMA

O PROGRAMA

O curso de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental tem por objetivos:

Propiciar o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da ciência e da tecnologia ambientais e promover a formação de recursos humanos nas áreas de ciências e tecnologias ambientais, com base na investigação interdisciplinar;

  1. Contribuir para a construção do conhecimento em ciência ambiental, buscando uma melhor compreensão dos elementos que compõem o sistema Terra e os diferentes sistemas naturais, dos fatores que estabelecem o equilíbrio entre seus componentes, suas variações no tempo e no espaço, de origem natural e decorrentes de ações antropogênicas, e o entendimento da dinâmica dos processos naturais e das consequências de interferências antrópicas;

  2. Buscar o avanço científico das diversas áreas do conhecimento necessárias ao conhecimento ambiental, de forma interdisciplinar, para o desenvolvimento de sistemas e novas tecnologias de saneamento e de monitoramento ambiental, produção de novos materiais e fontes de energia, bem como buscar o aprimoramento das tecnologias já existentes, aplicadas à mitigação dos problemas ambientais.

  3. A formação de mestres capazes de resolver problemas complexos, próprios da área ambiental, o que exigirá um diálogo contínuo entre diversas áreas do conhecimento, ou a abordagem interdisciplinar.

Os mestres formados deverão ser aptos a atuar em empresas e órgãos públicos ou privados, de aprofundar as pesquisas já desenvolvidas, e/ou desenvolver novos conhecimentos científicos, discutir temas pertinentes, em especial na análise de sistemas ambientais, suas variações naturais e antropogênicas, bem como desenvolver e aplicar tecnologias estabelecidas ou desenvolver novas tecnologias para a prevenção, solução e mitigação de problemas ambientais.