Programa Doutorado Sanduíche no Exterior 2021

DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR – PDSE -EDITAL Nº 19/2020

A Capes publicou o Edital nº 19/2020 que trata da seleção de candidatos para o doutorado sanduíche no exterior (PDSE) para os PPGs não participantes do Capes Print e início dos estudos programado para o período de JULHO A SETEMBRO DE 2021.

Orientamos aos Coordenadores dos PPGs que são elegíveis neste edital que divulguem e publiquem os editais internos para seleção dos candidatos e repassem para a Pró-Reitoria a lista dos aprovados.

O prazo máximo de divulgação do resultado da seleção está previsto no Edital 19/2020 sendo o  dia 12 de março de 2021. Porém, orientamos que o processo seja finalizado até 28 de fevereiro de 2021 para evitar eventualidades. Pedimos para os PPGs comunicarem à Pró-Reitoria a não participação neste edital do PDSE (até 15/12/2020) ou não tenham candidatos inscritos em seus editais internos (até 31/01/2021).

Todas as informações para seleção interna dos PPGs e as orientações aos pretendentes estão no edital 19/2020 e seus anexos.

Os alunos candidatos à bolsa devem ler e estar ciente da Portaria Capes nº 289 de 28/12/2018 que regulamenta a bolsa no exterior e dos termos escritos no edital 19/2020 e seus anexos.

1) Seguem alguns destaques que consideramos relevantes:

• “Os programas de pós-graduação participantes do Edital nº 41/2017 do Programa CAPES-PrInt não poderão indicar discentes para o presente Edital.” (Edital 19/2020, item 3.4).
  • Lista dos PPGs que poderão selecionar bolsistas para o presente edital:
  • Economia e Política Mundial
  • Energia
  • Ensino e História das Ciências e Matemática
  • Evolução e Diversidade
  • Filosofia
  • Políticas Públicas
  • “O número total de bolsas será calculado considerando uma bolsa por programa de pós-graduação com nível de doutorado com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal da Capes de 2017 (edital 19/2020, 3.2).
  • A duração da bolsa será de, no mínimo, quatro meses e de, no máximo, seis meses, correspondendo, portanto, no mínimo quatro e máximo de seis mensalidades” (edital 19/2020, 3.5)
  • “Cada programa de pós-graduação da Instituição de Ensino Superior poderá classificar candidatos excedentes ao número de bolsas previstas neste Edital para que, em caso de desistência ou impedimento do candidato aprovado, seja possível a sua substituição na etapa de homologação. Candidatos excedentes também deverão realizar a inscrição no sistema da CAPES conforme o cronograma previsto neste Edital.” (Edital 19/2020, item 4.2).
  • A Cota não utilizada pelo PPG, desde que satisfeitas as condições previstas neste edital, poderão ser utilizadas por outro PPG da mesma IES. Esta decisão ficará a cargo da Pró-Reitoria de Pós-graduação pelos critérios a serem definidos.
  • Cada Coordenação deve fazer ampla divulgação do edital interno de seleção e prever um cronograma que considere o dia 28/02/2021 a data final do envio da lista dos candidatos aprovados para a PROPG..
  • Todas as informações referentes às obrigações dos PPG’s, ao Orientador no Brasil, ao Orientador no Exterior, aos requisitos para a inscrição do candidato e documentações necessárias, aos critérios de seleção dos candidatos e outras orientações relevantes estão detalhados no Edital nº 19/2020 e seus anexos, dos quais todos os envolvidos não podem alegar desconhecimento.

2) O processo seletivo será em 4 etapas:

• seleção interna dos candidatos, sob responsabilidade dos PPGs da Instituição de Ensino Superior;
  • inscrição no sistema da CAPES, sob responsabilidade dos candidatos aprovados na seleção interna da Instituição de Ensino Superior;
  • homologação das inscrições no sistema da CAPES, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou órgão equivalente da Instituição de Ensino Superior;
  • análise documental, sob responsabilidade da CAPES.

3) Links para consulta:

• Edital nº 19/2020

• Requisitos de proficiência em língua estrangeira

• Informações da Página da Capes

• Email para contato com a Capes  –  pdse@capes.com.br

4) Cronograma da Capes:

5) Termo preenchido para seleção dos candidatos:

TERMO DE SELEÇÃO – PDSE /2021  –

Programa Doutorado Sanduíche no Exterior 2021

DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR – PDSE -EDITAL Nº 19/2020

1) Seguem alguns destaques que consideramos relevantes:

• Lista dos PPGs que poderão selecionar bolsistas para o presente edital:
  • Economia e Política Mundial
  • Energia
  • Ensino e História das Ciências e Matemática
  • Evolução e Diversidade
  • Filosofia
  • Políticas Públicas

2) O processo seletivo será em 4 etapas:

• análise documental, sob responsabilidade da CAPES.

3) Links para consulta:

• Edital nº 19/2020

• Requisitos de proficiência em língua estrangeira

• Informações da Página da Capes

• Email para contato com a Capes  –  pdse@capes.com.br

4) Cronograma da Capes:

5) Termo preenchido para seleção dos candidatos:

TERMO DE SELEÇÃO – PDSE /2021  –