Programa Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE 2018/2019

A Capes lançou o Edital nº 41/2018 para seleção de candidatos para o doutorado sanduíche no exterior, com início dos estudos programado  para o período de agosto a novembro de 2019.

“O número total de cotas disponíveis para cada IES é calculado considerando 1 (uma) cota por curso de doutorado com nota igual ou superior a 4 (quatro) na avaliação quadrienal de 2017 da Capes. Nesse cálculo, não poderão ser considerados os PPG aprovados no Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt).”(Edital 41/2018, item 3.2)

O período de seleção dos candidatos é até o dia 08 de março de 2019 e cada Coordenação deve-se programar e divulgar as datas para os alunos apresentarem as documentações para a análise da Comissão de seleção de candidaturas.

Todos os requisitos para a inscrição, critérios de seleção dos candidatos, formação da comissão de seleção do PPG e demais orientações estão detalhados no Edital 41/2018.

Seguem os links para consultas:

• E-mail PDSE: pdse@capes.gov.br

Calendário:

Etapas Datas Responsável
Seleção interna dos candidatos e publicação do resultado final Até 08 de março de 2019 IES – PPGs
Inscrição do candidato selecionado no Sistema da Capes (Sicapes) De 11 de março a 12 de abril de 2019 (até 17 horas) Candidato
Homologação dos candidatos inscritos no Sistema da Capes (Sicapes) De 15 de abril a 03 de maio de 2019 Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou Órgão Equivalente
Emissão das cartas de concessão A partir de 08 de maio de 2019 Capes
Início das atividades do programa de estudos no exterior Agosto a Novembro de 2019 Bolsista

Programa Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE 2018/2019

Seguem os links para consultas:

• E-mail PDSE: pdse@capes.gov.br