foto CRQ(sp)

A Dra. Regiani Maria Leopoldina Martins Sandrini, egressa de nosso programa de Pós-graduação e hoje docente da Universidade Paulista (Unip), foi premiada no concurso “Talentos CFQ 2023”. A cerimônia de entrega dos certificados de menção honrosa ocorreu na sede do CRQ-IV/SP (1 de agosto de 2023), onde ela foi reconhecida em segundo lugar na categoria Engenharia Química.

A premiação, organizada pelo Conselho Federal de Química (CFQ), visa reconhecer e destacar profissionais e empresas que se destacaram no quesito “Qualidade na área da Química”. Dra. Sandrini foi atraída pelo tema e submeteu seu trabalho de doutorado intitulado: “Otimização experimental aplicada ao estudo eletroquímico da reação do ácido gálico em eletrodos de ouro”, desenvolvido sob a Orientação do Prof. Dr. Camilo Andrea Angelucci e integrante do Grupo de Eletroquímica de Superfícies (GESUP).

Embora a cerimônia oficial de premiação tenha ocorrido em Brasília no dia 22 de junho, a entrega dos certificados ocorreu posteriormente em São Paulo, onde três ganhadores, incluindo a Dra.  Regiani Maria Leopoldina Martins Sandrini, foram homenageados por suas notáveis contribuições à área.

O feito de nossa ex-aluna é motivo de orgulho para o PPG-CTQ e reflete seu comprometimento, dedicação e excelência no campo da Química. Sua conquista é uma inspiração para nossos alunos e um testemunho do alto nível de conhecimento e capacidade que cultivamos em nossa comunidade acadêmica.

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química (PPG-CTQ) da Universidade Federal do ABC (UFABC) parabeniza a Dra. Regiani Maria Leopoldina Martins Sandrini por essa conquista excepcional e desejamos que sua trajetória continue a ser iluminada pelo sucesso e pelo reconhecimento de seu talento na área da Química. A Coordenação também gostaria de estender os parabéns ao orientador Prof. Dr. Camilo Andrea Angelucci, que supervisionou a Tese de doutorado da Dra. Regiani, concluída em 2021, e que deu origem ao tema agraciado com o prêmio.

 Fonte: https://crqsp.org.br/premio-talentos-cfq-vencedores-de-sao-paulo-recebem-certificados-de-mencao-honrosa/


SBQO trabalho “Palladium-Ceria Eletrocatalysts for Application in Alkaline Direct Urea Fuel Cells” recebeu o prêmio de “Painel Premiado da Sessão de Eletroquímica e Eletroanalítica” na 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada nos dias 28 a 31 de maio de 2023 em Águas de Lindóia – SP.

O trabalho apresentado pela discente de iniciação científica Carolina Rufino da Silva, orientada pelo Prof. Dr. Mauro Coelho dos Santos, foi desenvolvido no Laboratório de Eletroquímica e Materiais Nanoestruturados da Universidade Federal do ABC e financiado pelo PRH-ANP UFABC. Com o trabalho a aluna ganhou uma inscrição para participar do próximo XXIV Sibee a ser realizado em Porto Alegre de 02 a 05 de outubro de 2023.

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química (PPG-CTQ) da Universidade Federal do ABC (UFABC) parabeniza a discente, seu orientador e os demais autores do trabalho pelo prêmio. Além da discente e do Prof. Mauro, também são co-autores do trabalho a Dra. Tuani Carla Gentil e Dr. Victor S. Pinheiro, ambos egressos do programa, e João P. Carvalho, também pertencente a Universidade Federal do ABC.


ISEO trabalho “Stability study of Pd-based electrocatalysts by Online SFC-ICP-MS applied to ethanol oxidation reaction” recebeu o prêmio de “BEST POSTER AWARD” no evento no 34th Topical Meeting organizado pela International Society of Electrochemistry – ISE, ocorrido em Mar del Plata, Argentina (20 a 22 de março de 2023).

O trabalho apresentado pela discente de doutorado Tuani Carla Gentil, orientada pelo Prof. Dr. Mauro Coelho dos Santos, foi desenvolvido durante o estágio em pesquisa realizado pela discente no exterior (Erlangen – Alemanha) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (n° 2018/18675-8; 2021/10033-0).

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química (PPG-CTQ) da Universidade Federal do ABC (UFABC) parabeniza a discente, seu orientador e os demais autores do trabalho pelo prêmio. Além da discente e do Prof. Mauro, também são co-autores do trabalho os doutores Victor S. Pinheiro e Felipe M. Souza, ambos egressos do programa, o Prof. Bruno L. Batista, também do CTQ, e Maria Minichova, Valentín Briega-Martos e Serhiy Cherevko do Forschungszentrum Jülich GmbH Helmholtz-Institute Erlangen-Nürnberg for Renewable Energy (IEK-11), Erlangen, Germany.


É com muita satisfação que a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química (PPG-CTQ) da Universidade Federal do ABC (UFABC) parabeniza a discente de doutorado Joana Claudio Pieretti, dada sua conquista do Prêmio Mentes da Inovação, promovido pela Bayer e pelo LifeHub São Paulo.

Joana foi uma dentre três pessoas premiadas na categoria “Saúde”, sendo que o prêmio também teve outras três pessoas premiadas na categoria “Agricultura”. Detalhes da distinção concedida podem ser vistos em https://www.bayer.com.br/pt/mentesdainovacao e, de acordo com a página, “[o] prêmio foi criado para impulsionar a ciência no Brasil e reconheceu estudantes com trabalhos inovadores de ciência aplicada nas categorias de saúde e agricultura, voltados para a criação de produtos e soluções ou novos modelos de negócio que gerem desenvolvimento, inovação, valor econômico e social.

A Coordenação do PPG-CTQ gostaria de estender os parabéns à orientadora Profa. Dra. Amedea Barozzi Seabra, que também supervisionou a Dissertação de Mestrado de Joana, concluída em 2020, e que deu sequência ao doutoramento agraciado com o prêmio.

Parabéns!


A coleção “Contém Química!” ganhou dois novos livros!  O livros foram escritos por discentes e docentes da UFABC falando sobre temas do cotidiano e de interesse geral. O livro “Contém Química! – 100% natural” fala sobre substâncias naturais e seus usos em tratamentos de doenças, fontes de novos medicamentos, seu impacto na saúde e, por que não, sua toxicidade em alguns casos. Já o “Contém Química – Preparado para você” foi escrito pensando em mostrar como como  a matéria e a energia podem ser “manipuladas” pelos cientistas, para entender o universo e produzir tecnologia (e as consequências disso em alguns casos) e pela natureza. Os livros estão disponíveis para download na página da editora. Venha conhecer.

Contém Química! 

100% natural – USO ADULTO E PEDIÁTRICO

by Janaina de Souza Garcia, Paula Homem de Mello
Year: 2020
ISBN: 9786599017339
Editora UFABC

Contém Química!

Preparado para você

by Janaina de Souza Garcia, Paula Homem de Mello
Year: 2020
ISBN: 9786599017322
Editora UFABC

 

Mais informações podem ser obtidas no site da Editora UFABC:

http://editora.ufabc.edu.br/colecao-o-que-e-ser-cientista


O artigo Niobium Enhances Electrocatalytic Pd Activity in Alkaline Direct Glycerol Fuel Cells de autoria de Felipe M. Souza, Paula Böhnstedt, Victor S. Pinheiro, Edson C. Paz, Luanna S. Parreira, Bruno L. Batista e Mauro C. Santos, publicado na ChemElectroChem foi escolhido para estampar a capa da edição de outubro de 2019.

celc201901660-toc-0001-mv

v

ChemElectroChem

 

Mais informações podem ser obtidas em:

v

https://doi-org.ez42.periodicos.capes.gov.br/10.1002/celc.201901660


O artigo Antimicrobial Activity and Cytotoxicity to Tumor Cells of Nitric Oxide Donor and Silver Nanoparticles Containing PVA/PEG Films for Topical Applications, de autoria de  Wallace R. Rolim, Joana C. Pieretti, Débora L. S. Renó, Bruna A. Lima, Mônica H. M. Nascimento, Felipe N. Ambrosio, Christiane B. Lombello, Marcelo Brocchi, Ana Carolina S. de Souza, e Amedea B. Seabra, publicado na ACS Applied Matererials Interfaces é o destaque o mês na SBPMat.

O estudo foi desenvolvido ao longo da pesquisa de mestrado de Wallace Rosado Rolim do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Química/UFABC, orientado pela professora Amedea Barozzi Seabra.

Amedea

……….

Reportagem SBPMat:

https://pubs-acs-org.ez42.periodicos.capes.gov.br/doi/ipdf/10.1021/acsami.8b19021

ACS Applied Matererials and Interfaces

Volume 11,

Páginas 6589 – 6604

Mais informações podem ser obtidas em:

https://pubs-acs-org.ez42.periodicos.capes.gov.br/doi/ipdf/10.1021/acsami.8b19021


Os alunos Marcelo D. T. Torres e Cibele N. Pedron, orientandos do Prof. Dr. Vani X. Oliveira Junior, em colaboração com pesquisadores do MIT, acabam de publicar na revista Communications Biology, do grupo Nature Research, o artigo Structure-function-guided exploration of the antimicrobial peptide polybia-CP identifies activity determinants and generates synthetic therapeutic candidates. 

Os autores propõe o uso de peptídeos do veneno de vespas como antibióticos. A proposta é possível pois os peptídeos alterados podem matar bactérias, mas não são tóxicos para células humanas. A divulgação do trabalho pelo MIT pode ser vista aqui.

artigo Marcelo

Nature Research

Communications Biology

Volume 1, Article number: 221 (2018)

DOI: 10.1038/s42003-018-0224-2

Mais informações podem ser obtidas em:

https://www.nature.com/articles/s42003-018-0224-2


Acaba de ser anunciado pela Nova Science Publishers o lançamento do livro Advanced Materials and Systems for Electrochemical Technologies, editado pelo professor Mauro Coelho dos Santos, do Programa e Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química:

Advanced Materials and Systems for Electrochemical Technologies

Series: Materials Science and Technologies

1st Edition

Editor: Mauro Coelho dos Santos

Paperback ISBN: 978-1-53613-852-8
Imprint: Nova Science Publishers

Published Date: 2018 – September

Mais informações podem ser obtidas no site da Nova Science Publishers:

https://whttps://www.novapublishers.com/catalog/product_info.php?products_id=64830


Recentemente foi publicado um volume especial do International Journal of Mass Spectrometry em homenagem ao Prof. Jose Riveros, professor aposentado da USP que passou 4 anos (2010 – 2014) no CCNH como professor visitante senior e muito contribuiu com a Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química.

capa_Riveros

International Journal of Mass Spectrometry

Volume 418 , July 2017

Mais informações podem ser obtidas em:

http://www.sciencedirect.com/science/journal/13873806/418

_


O artigo com a participação de discente e docente do Programa e Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química, Photophysical properties of rhenium(I) complexes and photosensitized generation of singlet oxygen de autoria de Luiz Duarte Ramos, Hugo Moreira da Cruz e Karina P. Morelli Frin é a capa (front cover) do periódico Photochemical & Photobiological Sciences da Royal Society of Chemistry.

front page

Photochemical & Photobiological Sciences

01 April 2017, Issue 4,

Page 447 to 612

Mais informações podem ser obtidas em:

http://pubs.rsc.org/en/journals/journalissues/pp#!issueid=pp016004&type=current&issnprint=1474-905x


Acaba de ser lançado pela Elsevier o livro Nitric Oxide Donors, editado pela professora Amedea Seabra, do Programa e Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química:

livro Amedea 2017Nitric Oxide Donors

1st Edition

Novel Biomedical Applications and Perspectives

Authors: Amedea Seabra

eBook ISBN: 9780128134597
Paperback ISBN: 9780128092750
Imprint: Academic Press

Published Date: 23rd March 2017

Mais informações podem ser obtidas no site da Elsevier:

https://www.elsevier.com/books/nitric-oxide-donors/seabra/978-0-12-809275-0


A coleção O que é ser cientista? foi concebida com o intuito de divulgar a ciência e estimular estudantes para esta profissão. A coleção é composta por obras de diversas temáticas e busca demonstrar, por meio de linguagem clara e acessível, experimentos, aplicações, desafios e áreas de atuação para o cientista.

Dois livros na área de química já foram publicados nessa coleção, tendo como autores vários professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química.

ContémCapa_FrenteCQ Química!

Venda Controlada – Apenas para Curiosos
by Hugo Barbosa Sufredini, Janaina de Souza Garcia
Year: 2015
ISBN: 978-85-68576-10-6
Editora UFABC

 

Capa_Tarja-Preta

Contém Química! (Tarja Preta)

A leitura deste livro pode cusar dependência
by Janaina de Souza Garcia, Paula Homem de Mello
Year: 2016
ISBN: 978-85-68576-54-0
Editora UFABC

 

Mais informações podem ser obtidas no site da Editora UFABC:

http://editora.ufabc.edu.br/colecao-o-que-e-ser-cientista