Energia

Desenvolvimento de novas fontes alternativas de geração de energia, destacando-se dentre elas, o desenvolvimento de células solares, células e biocélulas a combustível e novos métodos de produção de biodiesel e de determinação de seu grau de pureza. Nestes temas, são estabelecidos trabalhos de colaboração com outros grupos de pesquisa desta Universidade visando o emprego de materiais nanoestruturados, que oferecem vantagens em relação aos materiais massivos.


Estrutura da matéria

As propriedades macroscópicas da matéria dependem de sua composição, do grau de organização microscópico e do ambiente em que está imersa. Desta forma, o estudo da estrutura da matéria permite prever e interpretar o comportamento químico de substâncias, a funcionalidade e as propriedades dos materiais. As especialidades relacionadas a esta linha de pesquisa incluem espectroscopia, química teórica, química supramolecular e nanométrica, bioquímica estrutural, ciência dos materiais e estudos de relações estrutura-reatividade.


Processos de transformação

Processos de transformação química estão vinculados à modificação estrutural e funcional de substâncias e materiais. Esta linha de pesquisa é definida pelo reconhecimento, caracterização, interpretação e análise destes processos. As especialidades a serem desenvolvidas são: processos de separação, petroquímica, desenvolvimento de instrumentação analítica, síntese e preparação de substâncias químicas, investigação da fluorescência de pigmentos, formação e padrão de reatividade de radicais livres e espécies reativas, líquidos iônicos biodegradáveis, dinâmica molecular e métodos de modelagem híbridos, desenvolvimento de materiais nanoestruturados e sua aplicação em eletrocatálise, células e biocélulas a combustível e biossensores.