Como e quando devo entregar o projeto de pesquisa?

O projeto deve ser enviado por e-mail para ctq.adm@ufabc.edu.br em no máximo 90 dias após a data da matrícula. De acordo com as nomas do programa, os alunos que não entregarem o projeto nesse prazo serão desligados do programa. 

Não há necessidade de copiar nenhum outro endereço de e-mail para garantir envio. 


Alunos que não vão cursar nenhuma disciplina precisam fazer matrícula?

Sim. Todos os alunos devem fazer matrícula todo quadrimestre.

Caso não vá cursar nenhuma disciplina a matrícula deve ser feita em “Elaboração de dissertação” ou “Elaboração de tese”. 

Caso vá cursar alguma disciplina, a matrícula deve ser feita somente na disciplina.


Já sou aluno do programa, como faço para concorrer a bolsa institucional?

As bolsas institucionais estão reservadas a alunos com dedicação exclusiva ao curso.

A classificação do processo seletivo também serve como classificação para a atribuição de bolsas, portanto, para concorrer a bolsas, alunos regulares devem se inscrever para o processo seletivo. No formulário de inscrição no processo seletivo o aluno deve indicar se gostaria de concorrer à bolsa e se tem possibilidade de dedicação exclusiva.

O número de bolsas disponíveis varia de quadrimestre para quadrimes e somente pode ser confirmado pouco antes da data da matrícula presencial.

Para mais informações, veja a Portaria 002/2016.


Como solicitar a aprovação da banca para defesa de mestrado ou doutorado?

Preencher o formulário Anexo I da Portaria 001/2017 do PPG-CTQ e entregar na secretaria.

  • Não é necessário entregar cópia da dissertação/tese;
  • Os nomes sugeridos devem ser preenchidos em ordem de preferência, incluindo membros internos e externos ao programa; a ordem indicada será levada em consideração pela coordenação na hora da aprovação dos nomes;
  • A data prevista para a defesa nesse formulário pode ser alterada de acordo com a disponibilidade dos membros da banca aprovada.

A solicitação poderá ser feita em qualquer momento após o exame de qualificação até o prazo de envio de documentos para a reunião da CoPG, de acordo com o calendário de reuniões aprovado pela CoPG.

Após a aprovação a banca na reunião da coordenação, o solicitante deverá preencher o formulário de solicitação de defesa (disponível em http://propg.ufabc.edu.br/bancas-de-defesa/) com os nomes indicados pela coordenação e entregar na secretaria com no mínimo 30 dias de antecedência da data agendada para a defesa.


A cópia da dissertação/tese também deve ser entregue com 60 dias de antecedência?

Não. Somente a solicitação de aprovação da banca deve ser feita com 60 dias de antecedência.


Qual o procedimento para agendamento da qualificação?

O aluno deve se matricular em “Qualificação” no quadrimestre que pretende qualificar (não se esqueça de acompanhar os prazos de acordo com a data da matrícula);

A banca deve ser cadastrada no SIGAA pelo orientador com antecedência mínima de 23 dias (a banca não precisa ser aprovada pela coordenação anteriormente);

A qualificação em pdf deve ser enviada pelo orientador/aluno para ppg.quimica@ufabc.edu.br. A banca somente será aprovada no sistema pela coordenação após o recebimento da qualificação em pdf.

As cartas-convite são enviadas automaticamente para os membros da banca após a aprovação no sistema. 

Mais informações sobre o agendamento de bancas, assim como os manuais para discentes e docentes estão disponíveis aqui.


Qual o procedimento para agendamento da defesa?

O aluno deve se matricular em “Defesa de dissertação ou tese” no quadrimestre que pretende defender (não se esqueça de acompanhar os prazos de acordo com a data da matrícula);

A banca deve ser cadastrada no SIGAA pelo orientador com antecedência mínima de 23 dias. A banca cadastrada deve ter sido previamente aprovada pela coordenação como descrito na Portaria 001/2017 do PPG-CTQ;

A dissertação ou tese em pdf, contendo o agradecimento à CAPES conforme determinado pela Portaria CAPES Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018 (http://propg.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/Portaria_206_CAPES_DOU_04.09.18-citação-da-Capes.pdf), deve ser enviada pelo orientador/aluno para ppg.quimica@ufabc.edu.br. A banca somente será aprovada no sistema pela coordenação após o recebimento da dissertação ou tese em pdf. 

As cartas-convite são enviadas automaticamente para os membros da banca após a aprovação no sistema. 

Mais informações sobre o agendamento de bancas, assim como os manuais para discentes e docentes estão disponíveis aqui.


Posso escrever minha dissertação/tese em inglês?

Sim. Os detalhes estão na Portaria nº043/2017 disponível aqui.


Posso qualificar sem ter apresentado comprovante de Proficiência em inglês?

Não


Fui bolsista CAPES de doutorado por pouco tempo, preciso cursar Estágio em Docência I e II?

Sim


Participação no programa de assistência à docência pode ser validada como a disciplina estágio a docência?

Sim, mas o contrário não é verdadeiro.