O curso de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ciência e Tecnologia/Química da Universidade Federal do ABC teve início em 2007. Este curso tem como objetivos principais:

1. O desenvolvimento de pesquisa cientifica e tecnológica de fronteira.

2. A formação de pesquisadores com amplo domínio em seus campos do saber.

3. A formação de profissionais altamente qualificados para suprir a demanda do ensino superior e do desenvolvimento tecnológico nacional e regional.

Os cursos foram regulamentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2007 e receberam nota 4. Atualmente o curso tem conceito 5 na CAPES. Os cursos stricto sensu, como mestrado e doutorado, são direcionados para a continuidade da formação científica e acadêmica de alunos com nível superior.

O curso de mestrado tem a duração de dois anos, no qual o aluno desenvolve a sua dissertação e cursa algumas disciplinas relacionadas à sua pesquisa. Os quatro anos de doutorado são referentes à realização de pesquisa científica para a elaboração da tese e ao cumprimento de disciplinas

Egressos dos cursos de graduação em ciência e tecnologia, bem como dos cursos de química, física, engenharia, biologia, ciência da computação e outras áreas afins da UFABC e de outras instituições podem participar desse programa.

As áreas tradicionais da química (físico-química, orgânica, inorgânica, bioquímica e analítica) estão inseridas em linhas de pesquisa de vanguarda do conhecimento científico e tecnológico e contemplam com profundidade grandes temas contemporâneos: Estrutura da Matéria, Processos de Transformação e Energia.