Por muito tempo a conservação de alimentos era feita adicionando sal e mantendo em locais ao abrigo de calor e luz. Com o desenvolvimento da geladeira, ela se tornou um eletrodoméstico essencial em todas as casas, possibilitando manter a comida conservada por mais tempo e ainda congelar os alimentos. Graças ao Jacob Perkins, um inventor inglês, que inventou um compressor que era capaz de congelar a água, pode-se dar início aos estudos para o desenvolvimento da geladeira como conhecemos hoje. Mas como será que a geladeira faz para gelar os alimentos? 

Antes de falarmos sobre os componentes da geladeira, é muito importante conhecer o principal responsável por diminuir a temperatura: o fluido refrigerante. Devido às propriedades desse fluido, é possível retirar o calor dos compartimentos da geladeira. Antigamente era utilizado o gás clorofluorcarbono (talvez você já tenha ouvido falar do CFC), no entanto, por ser um dos principais gases responsáveis por agredir a camada de ozônio, ele foi substituído por outros gases com propriedades semelhantes, mas que são inofensivos à camada de ozônio, como o HFC-134A.

Mas o que esses gases têm de tão especial que faz com que sejam capazes de retirar o calor da geladeira? Quando esses gases são submetidos a alta pressão, eles mudam da fase gasosa para líquida, processo chamado de condensação. Para que o processo contrário aconteça, de líquido para gasoso, o fluido precisa absorver energia do ambiente voltando ao seu estado natural como gás. Para entender melhor esse efeito, pense que quando você passa álcool em gel nas suas mãos, dá aquela sensação de frescor e logo depois sua mão está seca, isso acontece porque o álcool utilizou o calor da sua mão para se vaporizar. Esse processo de transformação de fases é o que ocorre na geladeira.

Na parte de trás da geladeira temos o compressor, que faz com que o fluido passe por um condensador, perdendo calor para o meio externo e tornando-se líquido. Essa perda de calor para o ambiente faz com que a parte de trás da geladeira fique quente (tem gente que até usa esse calor para secar roupas!). Após sair do condensador, o líquido passa por um tubo capilar estreito, diminuindo sua pressão. O fluido, agora líquido e com baixa pressão, é então levado para o evaporador, que é uma serpentina com diâmetro maior que o tubo capilar, que fica na região do congelador da geladeira. Para ocupar o espaço maior do evaporador, o fluido se vaporiza e, para tanto, absorve calor da região interna da geladeira neste processo. Esse processo volta a acontecer, tornando-se um ciclo que retira calor de dentro da geladeira e joga para fora.

O processo é semelhante ao que ocorre no ar condicionado. É como se a sala fosse o interior da geladeira, de onde o ar condicionado retira calor jogando para a parte de fora, onde está o compressor. Esses processos são estudados em uma área da Química chamada Físico-Química ou, mais precisamente, Termodinâmica. 

E aí? Se surpreendeu ao descobrir que tem química e física na geladeira? É a ciência que faz parte das nossas vidas!

Voltar para a “Casa da Química”