As panelas são utensílios essenciais nas cozinhas para que possamos ter o nosso alimento pronto para o consumo. Existem diversos tipos de panelas no mercado com todos os tipos de tecnologia: as que não grudam, as que não precisam de óleo e por aí vai.. mas as mais comuns e baratas são as panelas de alumínio. Com certeza você já viu uma ou tem na sua casa uma panela ou até mesmo alguma forma de bolo de alumínio. Para que um material sirva para cozinhar alimentos, são necessárias algumas propriedades intrínsecas, as quais o alumínio possui, o que o torna uma boa opção para este propósito. 

A primeira que pode vir à sua mente é a condutividade térmica. De fato, ela é um fator muito importante, pois estamos falando de cozinha e é essencial que a temperatura seja igual por toda a panela e que o calor seja conduzido rapidamente, fazendo com que não existam áreas superaquecidas e outras que ainda nem foram aquecidas. Se não fosse assim, teríamos que lidar com muitos arrozes queimados. Mas além da condutividade térmica existem outras propriedades que também são muito importantes.

O ponto de fusão (que é a temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) é uma propriedade físico-química muito relevante quando o material é utilizado em altas temperaturas. No caso do alumínio, seu ponto de fusão é de 660º, ou seja, até essa temperatura ele permanece como o sólido que conhecemos. Imagina você tendo que se preocupar com a temperatura para que a sua panela não derreta, iria ser bem estranho, não é? Por esse motivo o ponto de fusão precisa ser bem alto.

Outros fatores podem ser ligados diretamente à usabilidade das panelas de alumínio, como, por exemplo, seu peso e a resistência à corrosão. O fato do alumínio possuir um peso específico pequeno faz que ele se torne um material muito leve, principalmente quando comparamos com o aço ou o cobre. Já a resistência à corrosão, está ligada ao fato de que, quando o alumínio reage com o ar, este produz uma camada de óxido, protegendo as camadas de alumínio que estão por baixo. Essa propriedade acaba protegendo a panela como um todo, evitando o processo de corrosão. Esse é o motivo pelo qual esquadrias de alumínio são muito usadas em cidades litorâneas para evitar a corrosão. A primeira camada do alumínio reage com a maresia formando aquela camada esbranquiçada (o óxido de alumínio) que acaba protegendo a parte mais interna do material.

Recentemente as panelas de alumínio entraram em uma discussão com relação a transferência de alumínio para a comida. Pesquisadores ligam o acúmulo de alumínio no nosso corpo com doenças principalmente neurológicas, como o Alzheimer. Quaisquer utensílios que utilizamos “contaminam” o nosso alimento, sejam latas de refrigerantes, garfos, colheres e até panelas de outros materiais. Mas a grande questão é a quantidade que ingerimos de alumínio, uma vez que, até o momento, não foi encontrada nenhuma utilidade desse metal para o nosso corpo. 

Segundo um estudo realizado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, essas panelas poderiam transferir mais do que podemos consumir de alumínio diariamente. No entanto, em uma pesquisa do Centro de Tecnologia de Embalagem – Cetea – do Instituto de Tecnologia de Alimentos, em Campinas (SP), indicou que a quantidade de alumínio transferido para o alimento é irrelevante. Como não se chegou a um consenso com relação a se utilizar as panelas de alumínio ou não, é importante se atentar em não deixar o alimento por muito tempo em contato com o recipiente ou por tempos de cozimento muito prolongados e, ainda, utilizar colher de madeira para evitar o atrito. Dessa forma, você poderá minimizar a contaminação da sua comida com o alumínio.

Voltar para a “Casa da Química”


Fontes:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

https://naturalsbrazil.wordpress.com/2015/05/04/panelas-o-metal-ou-quimica-nossa-de-cada-dia/

http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/287.htm

http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=49

http://abal.org.br/aluminio/caracteristicas-quimicas-e-fisicas/