Ao contrário do que muitos pensam, as plantas possuem muitos processos químicos, fazendo com que elas sejam estudas por bioquímicos e não apenas por biólogos. Umas das reações mais conhecidas e mais importantes para a Terra é a fotossíntese, sendo a principal transformação de energia na biosfera, uma vez que está presente na base das cadeias alimentares.

As plantas e as algas são capazes de realizar a fotossíntese por serem organismos autotróficos fotossintetizantes. O nome é difícil, mas podemos simplificar dizendo que elas possuem a famosa clorofila. A clorofila é um dos principais pigmentos presentes nas plantas que são capazes de absorver a energia solar, possibilitando que a reação de fotossíntese ocorra. É também devido a esse pigmento que as plantas são verdes.

A fotossíntese baseia-se na transformação de doze moléculas de água, mais seis moléculas de gás carbônico, em uma molécula de glicose, seis de oxigênio e seis de água. Dessa forma, vemos que essa reação resulta na produção global de glicose e oxigênio, elementos essenciais no processo de respiração. Não é atoa que ouvimos que a floresta Amazônica é o pulmão do mundo, pois as plantas são capazes de realizar a troca gasosa entre o gás carbônico, principal poluente da atmosfera, e o oxigênio.

Aprofundando mais sobre essa reação, sabe-se que ela é realizada em duas etapas: a fase clara, onde ocorre a transferência de energia absorvida do sol pelos pigmentos presentes, e a fase escura, quando ocorre a fixação do carbono pela formação da glicose. É devido a essa fixação de carbono que as plantas crescem, pois o carbono é incorporado em sua estrutura física.

Pelas plantas serem autotróficos, o que quer dizer que produzem seu próprio alimento, possuem uma grande importância em toda a cadeia alimentar para os seres heterotróficos. São elas as responsáveis pela produção de energia para praticamente todos os seres vivos e, também, pela produção de oxigênio que respirados. Dessa forma, é importante deixar as plantas que temos em casa em contato do sol, para que façam o processo de fotossíntese e se mantenham vivas.

Voltar para a “Casa da Química”