Não é de hoje que as mulheres utilizam substâncias como cosméticos faciais ou corporais. A rainha egípcia Cleópatra tomava banho de leite, como forma de manter a pele bonita e macia. O leite, de fato, melhora a aparência da pele, pois possui uma substância química chamada ácido láctico, responsável pela renovação da pele. Dessa forma, podemos dizer que os cosméticos nada mais são do que compostos químicos destinados a melhorar a nossa aparência.

Falando um pouco mais sobre as maquiagens, elas podem melhorar a nossa aparência e também elevar a autoestima. Batom, sombra, rímel, base, pó e blush são palavras que estão presentes na vida de qualquer pessoa que goste de se maquiar, mas qual a química por trás desses produtos? Muitos desses produtos precisam ter algumas características parecidas, como  pH controlado, que varia dependendo da área em que o produto é aplicado.

Cosméticos para lábios e boca precisam ter a atenção voltada para a saliva, precisando ter o pH entre 6 e 7 para serem compatíveis com a ela. Já os cosméticos destinados à pele têm pH próximo a 5. O controle do pH pode ser feito utilizando excipientes que possuem essa finalidade, como borato de sódio, carbonato de sódio, ácido cítrico, ácido ascórbico e ácido lático.

Além do controle do pH, os cosméticos são produzidos pensando em sua finalidade, por isso, suas matérias-primas são bem diversas. Às vezes, a coloração de uma sombra, por exemplo, é o que mais chama a atenção na hora da compra ou de utilizá-la. Para dar essa coloração são utilizados corantes e pigmentos, que podem ser naturais ou não. As fragrâncias desses cosméticos também dão uma ótima sensação de bem-estar, mesmo que essa não seja a finalidade, dessa forma, são utilizadas essências de óleos naturais de flores, frutos ou até mesmo as essências industrializadas.

Outras aplicações dos excipientes são como emolientes, que tem a função de amaciar e suavizar a pele, dando flexibilidade e ainda agir formando uma espécie de camada protetora na pele, prevenindo contra a perda de água. Esse tipo de aplicação está presente principalmente em batons sólidos e líquidos, protetores labiais, sombras em creme, rímel, lápis para olhos, delineadores e outros. Substâncias emolientes são óleos vegetais, ácidos graxos e lipídios não gordurosos, com consistência mais fluida facilitando a aplicação.

É verdade que existem substâncias perigosas em alguns cosméticos ainda comercializados. Esses produtos possuem parabeno, naftalenos, formaldeído entre outros. Essas substâncias interferem na produção dos hormônios, podendo causar câncer de mama, principalmente no caso das mulheres. Mas então não devemos usar mais maquiagens? Não! A tecnologia dos cosméticos já evoluiu bastante e existem muitos produtos comercializados sem esses compostos perigosos. Fique sempre atento nos rótulos e qualquer dúvida ou irritação na pele, consulte um dermatologista.

Voltar para a “Casa da Química”