Uma das primeiras coisas que vêm à mente quando se pergunta a respeito de química em casa são os produtos de limpeza. Mas você conhece a química envolvida na maioria dos produtos utilizados e por que eles funcionam? Aqui faremos uma breve revisão da composição e funcionamento de químicos usados em casa no intuito de entender um pouco melhor sobre o assunto.

O primeiro produto que vem à mente quando se pensa em produtos de limpeza é o detergente. Por que o detergente tem uma eficiência tão alta quando se trata da remoção de gorduras? Essa pergunta pode ser respondida ao olhar a composição do produto, que tem surfactantes como princípio ativo. Os surfactantes são moléculas cuja estrutura conta com uma parte hidrofóbica, que interage com a gordura, e outra hidrofílica, que interage com a água. Essa molécula promove a mistura entre água e gordura e permite a limpeza da superfície. Micro-organismos em geral contém de uma membrana de gordura que protege a célula. Logo, ocorre a interação do surfactante com essa camada de gordura, rompendo sua estrutura e destruindo o micro-organismo. Por isso lavar as mãos com sabão é tão eficiente quanto utilizar álcool, por exemplo. O álcool, assim como o detergente, também consegue interagir com a membrana de gordura dos micro-organismos.

Outro produto utilizado frequentemente nas faxinas e lavagem de roupas é a água sanitária. Em geral ela é obtida pela diluição de hipoclorito de sódio em água, levando a um teor de 2,0 a 2,5% de cloro ativo. Cloro ativo são as espécies responsáveis pela ação alvejante e germicida do produto, pois tem a capacidade de invadir as membranas lipídicas de micro-organismos, viabilizado a limpeza e desinfecção. As espécies de cloro ativo podem ser obtidas através da reação do hipoclorito de sódio com água.

Para superfícies de madeira, é comum fazer o uso de lustra móveis, no intuito de dar brilho e proteção aos móveis da casa. Essa camada lustrosa é resultado do silicone presente na mistura. O silicone é um polímero quimicamente inerte com alta estabilidade, o que possibilita a camada protetora temporária. Antigamente, eram usados óleos e graxas naturais no intuito de lustrar madeiras, porém esses compostos eram de difícil remoção e acabavam gerando acumulo e desgaste do móvel. Hoje, as misturas do silicone com outros compostos emulsificantes e solventes permitem um cuidado maior.

Outro agente limpante presente na maioria das casas brasileiras é o Tíner, utilizado para remover tintas de base oleosa ou resinas sintéticas. Sua composição conta com uma série de solventes orgânicos de funções diversas que permitem a interação com as fases oleosas das tintas e resinas. Isso faz com que o Tíner seja mais eficiente nesses casos do que a água, por exemplo.

Em suma, um ambiente doméstico conta com diversos produtos químicos pensados de forma adequada para sua funcionalidade. A mistura desses produtos pode promover limpeza mais eficiente em determinadas situações, mas é necessário tomar cuidado, pois essas misturas podem trazer malefícios à saúde. Isso explica a importância em ler os rótulos e seguir rigorosamente as indicações de manuseio dos fabricantes. E lembre-se, mantenha sempre fora do alcance de crianças!

Voltar para a “Casa da Química”