Os sabonetes estão disponíveis comercialmente em uma imensa variedade de cores, odores e formas. Sabonete em barra, sabonete líquido, para pele oleosa ou pele seca, com odores de baunilha ou de chocolate e uma imensidade de aspectos que podem mudar de um produto para o outro. Você já parou para pensar nas semelhanças e nas diferenças das propriedades de cada um deles? Pois são essas propriedades que fazem com que eles tenham diferentes características na utilização.

Da perspectiva química, o modo como o sabonete remove a sujeira, é muito similar ao do detergente. As moléculas têm partes com afinidade com a sujeira e outra parte de afinidade maior com a água. Isso promove a interação dos dois e faz com que seja possível a água levar a sujeira embora. O que diferencia os sabões e sabonetes do detergente, é sua composição e processo de fabricação.

Enquanto na fabricação do detergente é adicionada à mistura um princípio ativo que já tem atividade limpante, no sabonete ocorre a formação do agente limpante através de um processo denominado “saponificação”, que é a reação de um óleo vegetal ou gordura animal com uma base alcalina. Calma! Você deve estar mais familiarizado do que pensa. Lembra quando a sua vó, ou alguém próximo da família, junta óleo de cozinha usado para fazer sabão? Então, o processo é o mesmo. No final, são obtidos como produto da reação um sal de ácido graxo (princípio ativo da limpeza) e glicerina.

A diferença é que, para sabonetes, em geral, são adicionados óleos essenciais de origem vegetal, que já tem propriedades favoráveis aos cuidados da pele, além de outras substâncias e misturas dermatologicamente testadas. Também são adicionados reagentes na composição para fins específicos, como cremes hidratantes, óleos aromáticos e corantes. Outra coisa interessante de se conhecer é que, em geral, quando se quer uma textura mais pastosa ou líquida, muda-se a base utilizada.

É importante lembrar que não existe sabonete sem química, hein? Você pode ouvir sobre sabonetes artesanais, sabonetes de origem natural ou sabonetes menos agressivos à pele, mas essas propriedades (origem natural ou ser menos agressivos) só são conferidas ao produto porque sua composição química é diferenciada dos produtos comerciais tradicionais.

Voltar para a “Casa da Química”