A química está presente em todos os objetos da nossa casa, inclusive na televisão! É por causa dela que é possível visualizar imagens nos diversos tipos de telas que as televisões possuem. É devido a um efeito muito estudado na química, a luminescência, que é possível obter as imagens nas telas das TV’s. Esse efeito está relacionado com a capacidade de um material emitir luz após receber um estímulo.

Antes de aprendermos um pouco sobre como é a química nas televisões é preciso entender como ocorre o processo de luminescência. Imagine que um elétron está no primeiro degrau de uma escada e após receber o estímulo adequado vai para um degrau mais elevado. Esse estado, no degrau mais elevado, recebe o nome de “estado excitado”. Após um período de tempo, o elétron volta para o primeiro degrau, chamado de “estado fundamental”, e é nesse retorno que ocorre a emissão de energia, podendo ser ela na forma de calor ou luz (fótons).

Agora com o conceito de luminescência na cabeça, podemos aprender sobre as televisões antigas e as novas também. No caso das antigas televisões de tubo, por meio de um “canhão”, os elétrons chegavam até a tela, que era revestida por uma fina camada do elemento químico fósforo (P). Ao ser excitado o esse fósforo emitia luz visível, formando a imagem. No caso da TV colorida são utilizados três tipos de fósforo: um para a luz azul, outro para a luz vermelha e o último para luz verde. Todas as outras cores que conseguimos ver são variações dessas três cores.

Nas televisões com telas mais modernas, como por exemplo as LCD (do inglês Liquid Crystal Display – display de cristal líquido), temos uma qualidade óptica obtida pelo material ser líquido, mas com moléculas ordenadas. Devido a esse alinhamento muito preciso das moléculas, pela aplicação de uma corrente elétrica, é possível a produção de imagens numa superfície plana a partir da passagem de luz através dos cristais líquidos e filtros coloridos.

Já as televisões de plasma, a tela é composta por íons livres (átomos com cargas elétricas positivas ou negativas) e elétrons livres. Com a aplicação da corrente elétrica os elétrons livres colidem com os átomos (íons). Como resultado dessas colisões outros elétrons são liberados dos átomos, excitando os átomos no plasma e fazendo que esses liberem luz quando retornam ao seu estado fundamental.

Dessa forma, podemos simplificar que o funcionamento das telas de televisões é devido ao efeito da emissão da luz quando os elétrons excitados retornam ao seu estado fundamental. Não pense que isso corre apenas nas televisões! Esses efeitos também estão presentes nas telas de monitores, notebooks e celulares. Assim, vimos um pouquinho da química nos eletroeletrônicos que não para por aí! Se olharmos a parte interna desse equipamentos encontraremos muito mais química do que esperaríamos ver!

Voltar para a “Casa da Química”