Que a água é um dos principais constituintes da vida a gente já sabe, mas você já parou para pensar sobre os processos físico-químicos envolvidos nesses aspectos? Calma! Processos físico-químicos podem ser muito mais simples do que você pode imaginar. Vamos tentar conversar sobre alguns deles para desmistificar e entender por que seus óculos embaçam no banho por exemplo. Para entender essa dinâmica, precisamos conhecer duas palavras muito utilizadas na química industrial e presentes no nosso cotidiano: condensação e evaporação.

Em dias frios, costumamos aumentar a temperatura do chuveiro para tomar banhos mais confortáveis e, durante o banho, é possível perceber que superfícies que não foram molhadas (como o revestimento da parede ou o espelho) ficam com uma fina camada de água. Repare que, em geral, isso acontece apenas com superfícies mais “frias”, mas não na sua toalha, por exemplo. A explicação vem do fato de que uma parte da água que sai muito quente no chuveiro acaba passando por evaporação, deixando se ser líquida e assumindo a forma de vapor no ar. Esse vapor quente, ao entrar em contato com uma superfície capaz de roubar calor, que são as superfícies que parecem mais frias quando tocamos, passa por outro processo físico chamado condensação, formando a água condensada.

Outra situação em que o fenômeno se reproduz são carros com vidros fechados em dias frios. Quando você era criança e os vidros do carro embaçavam, provavelmente você ficava desenhando formas de corações, estrelas e aviões na janela. Aquilo também é produto da água condensada. Mas dessa vez, uma das fontes de vapor de água além do próprio ar, é a respiração das pessoas que estão dentro do carro. Uma das formas de reduzir o embaçado é abrir as janelas para que o vapor não se acumule nos vidros, ou ligar o sistema de aquecimento de ar do veículo.

Existem diversas outras situações onde esses fenômenos ocorrem. E você? Já pensou em alguma?

Voltar para a “Casa da Química”