Dias 06/11: das 14 às 18h e 07/11: das 8 às 12h e das 14 às 18h

Sala 301, bloco B

O curso será ministrado pelo Prof. Marcone Augusto Leal de Oliveira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (http://lattes.cnpq.br/9646858182980011).

O curso tem como objetivo apresentar ferramentas estatísticas tangenciando conceitos, fundamentos, características e aplicações envolvendo planejamentos de experimentos. Neste sentido serão abordados, a priori, planejamentos fatoriais completos para triagem do tipo 2^k, 3^k e a posteriori planejamentos para modelagem como planejamento estrela e mistos. Serão discutidos os pressupostos necessários e inerentes à realização do conjunto de experimentos de maneira apropriada e coerente com os preceitos do formalismo estatístico. A plataforma a ser utilizada para os cálculos e obtenção da superfície de resposta será o Microsoft Excel.

Como o curso será de 12 horas, os alunos poderão receber 1 crédito se solicitarem aproveitamento do curso.

Não é necessário fazer inscrição, mas somente terão direito a certificado aqueles que participarem de todas as atividades.

Curso: Planejamento e otimização de experimentos