Planejamento e otimização de experimentos – certificados e material

Os certificados dos alunos que participaram de todas as atividades do curso de Planejamento e otimização de experimentos serão disponibilizados em breve nesta página.

O material do curso pode ser acessado aqui.

Os alunos que quiserem solicitar aproveitamento de crédito, deverão preencher o formulário (reconhecimento de crédito por atividades complementares) disponível no site da secretaria e anexar o certificado de participação.

Dúvidas ctq.adm@ufabc.edu.br

Curso: Planejamento e otimização de experimentos

Dias 06/11: das 14 às 18h e 07/11: das 8 às 12h e das 14 às 18h

Sala 301, bloco B

O curso será ministrado pelo Prof. Marcone Augusto Leal de Oliveira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (http://lattes.cnpq.br/9646858182980011).

O curso tem como objetivo apresentar ferramentas estatísticas tangenciando conceitos, fundamentos, características e aplicações envolvendo planejamentos de experimentos. Neste sentido serão abordados, a priori, planejamentos fatoriais completos para triagem do tipo 2^k, 3^k e a posteriori planejamentos para modelagem como planejamento estrela e mistos. Serão discutidos os pressupostos necessários e inerentes à realização do conjunto de experimentos de maneira apropriada e coerente com os preceitos do formalismo estatístico. A plataforma a ser utilizada para os cálculos e obtenção da superfície de resposta será o Microsoft Excel.

Como o curso será de 12 horas, os alunos poderão receber 1 crédito se solicitarem aproveitamento do curso. 

Não é necessário fazer inscrição, mas somente terão direito a certificado aqueles que participarem de todas as atividades.

Edital 049/2017 – Lista final de candidatos aprovados no processo seletivo mestrado e doutorado

O curso de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química da Universidade Federal do ABC – UFABC torna pública a lista final de candidatos aprovados no Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado, para o primeiro quadrimestre de 2018 (Edital No049/2017).

Para informações sobre a solicitação de matricula em disciplinas e a entrega de documentos consultar o endereço: http://propg.ufabc.edu.br/matriculas/

Informações adicionais e dúvidas devem ser direcionadas para o e-mail ppg.quimica@ufabc.edu.br ou ctq.adm@ufabc.edu.br

Para a lista final dos candidatos aprovados e outras informações importantes acesse aqui.

Edital 049/2017 – Lista de candidatos aprovados no processo seletivo mestrado e doutorado

O curso de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química da Universidade Federal do ABC – UFABC torna pública a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado, para o primeiro quadrimestre de 2018 (Edital No049/2017).

Para a matrícula, deverão ser observadas as informações, documentos e solicitações indicados no link http://propg.ufabc.edu.br/matriculas, para o 1º quadrimestre de 2018.

Para a lista dos candidatos aprovados e outras informações importantes acesse aqui.

Edital 049/2017 – Processo seletivo mestrado e doutorado: horário, local e informações importantes

O curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da Universidade Federal do ABC – UFABC torna público o local e horário do início da prova escrita para o Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado.

Início: 14:00h (horário de Brasilia)

Locais: acesse aqui a lista de candidatos e locais de realização da prova escrita


Avisos Importante:

  • Para a realização da prova os candidatos devem apresentar documento com fotografia (RG ou CNH)
  • Será permitido o uso de calculadora
  • Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos: celulares, tablets, notebooks, etc.
  • A prova escrita terá início às 14h (horário de Brasília) do dia 17.10.2017 e terá duração de 3h
  • Os candidatos só poderão realizar a prova no local que foram designados na lista de candidatos e locais
  • Candidatos que farão a aprova na região Nordeste do Brasil e em outros países devem ficar atentos com o horário, pois a partir do dia 15.10.2017 inicia-se o horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e a prova terá início às 14h no horário de Brasília