Docentes Credenciados

Alexander Freitas

Meus interesses de pesquisa são as relações entre filosofia e educação, em uma perspectiva pós-estruturalista, com inspirações em Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jacques Rancière, entre outros. O projeto de pesquisa atual “Carto-genealogias da vida escolar: o que pode o cinema?” tem por objetivo a construção de genealogias e de cartografias dos modos de representação da vida escolar pelo cinema de ficção, desde sua invenção em 1933, com o filme “Zero em conduta” de Jean Vigo, até a safra produzida em 2012, de modo a construir um panorama dos 80 anos de representação da vida escolar pelo cinema de ficção.

E-mail: alexander.freitas@ufabc.edu.br

Sala: 233 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Anastasia Guidi Itokazu

Professora de filosofia da ciência, trabalha com a história da astronomia com ênfase em questões ligadas à epistemologia e ao método científico, tais como a relação entre razão e experiência, o papel da harmonia como valor epistêmico, a gênese de explicações causais e a aplicação do conhecimento matemático a finalidades práticas nas obras de Vitrúvio, Ptolomeu, Copérnico e Kepler.

E-mail: anastasia.guidi@ufabc.edu.br

Sala: 637 – Bloco A – SA

Currículo Lattes »

André Luis La Salvia

André Luis La Salvia desenvolve e orienta pesquisa na área de Filosofia Contemporânea Francesa, principalmente as obras de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Com relação aos temas, pesquisa as noções de virtual, individuação, método, criação conceitual, devir e imagem do pensamento. Desenvolve também uma pesquisa sobre signos cinematográficos bem como as noções de tempo, movimento e pensamento no cinema.

E-mail: la.salvia@ufabc.edu.br

Sala: 281 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Bruno Nadai

Especialista na filosofia prática de Immanuel Kant (com uma tese sobre a Filosofia da História deste autor) suas pesquisas concentram-se na área de ética e filosofia política moderna e contemporânea, com ênfase em autores como Rousseau, o próprio Kant, John Rawls, Jürgen Habermas, Seyla Benhabib, entre outros.

A ideia de fundo que anima seu projeto teórico consiste em reler os clássicos da filosofia política com o intuito de apontar as potencialidades e (sobretudo) os limites internos das perspectivas ético-políticas universalistas.

E-mail: bruno.nadai@ufabc.edu.br

Sala: 342 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Cristiane Negreiros A. Ayoub

Pesquisa e orienta na área de História da Filosofia Medieval, principalmente no pensamento de Agostinho, tem interesse também em outros autores, sobretudo da antiguidade tardia e do medievo.

E-mail: cristiane.negreiros@ufabc.edu.br

Sala: 213 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Daniel Pansarelli

Pesquisa temas ligados à Filosofia Latino-americana, Filosofia Africana e outras formas relacionadas às filosofias da práxis. No âmbito mais geral da Filosofia Política e da Ética, estuda prioritariamente a produção marcada por uma perspectiva crítica e marginal à própria tradição filosófica vigente. Estuda, ainda, temas referentes à Filosofia da Educação, seja em seus aspectos mais teóricos, seja em sua aplicação à realidade brasileira em particular.

E-mail: daniel.pansarelli@ufabc.edu.br

Sala: 232 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Eduardo Nasser

Eduardo Nasser atua nas áreas de história da filosofia contemporânea, teoria do conhecimento e metafísica. Sua pesquisa tangencia aspectos diversos dos problemas do tempo, ontologia e método no contexto filosófico contemporâneo. Nutre acentuado interesse pelos debates acerca da transição do tempo quantitativo para o tempo qualitativo, pelos esforços das novas ontologias em dissociar ser e essência, e também pelas disputas metodológicas entre ciências da natureza e as ciências do espírito / ciências da cultura. Trabalha com nomes como Arthur Schopenhauer, Wilhelm Dilthey, Henri Bergson, Martin Heidegger, Hans-Georg Gadamer, e, de maneira mais direta, Friedrich Nietzsche.

E-mail: e.nasser@ufabc.edu.br

Sala: 214 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Fernando Costa Mattos

Fernando Costa Mattos desenvolve e orienta pesquisas na área de Filosofia Alemã, sobretudo em torno das obras de Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche e Martin Heidegger. Do ponto de vista temático, trabalha preferencialmente com Ética e Filosofia Política, abrangendo também discussões contemporâneas em que os autores mencionados servem de referência teórica, como, por exemplo, no debate entre liberais (como John Rawls) e comunitaristas (como Charles Taylor) e as tentativas de superar essa oposição (como em Jürgen Habermas).

E-mail: costa.mattos@ufabc.edu.br

Sala: 340 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Flamarion Ramos

Tem interesse em temas como os seguintes: Ética, filosofia moral, filosofia política e filosofia contemporânea. O bem. O mal. A virtude. A felicidade, a alegria e a paz. O sentido da vida. Justiça e igualdade. A violência. A dor e o sofrimento. O amor. A morte. O niilismo e o pessimismo filosófico. Filosofia da tragédia. Filosofia da Religião. Filosofia e psicanálise. Capitalismo e vida danificada. Ideologia e alienação. Emancipação e liberdade. Teoria crítica e marxismo. Cores e valores. Problemas na conceituação de ética e moral.

E-mail: flamarion.ramos@ufabc.edu.br

Sala: 201 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Lorenzo Baravalle

Trabalho principalmente com filosofia da ciência e filosofia da biologia, mas tento enfocar os assuntos tratados nestas disciplinas em uma perspectiva epistemológica e metafísica mais ampla. O tópico principal de minhas pesquisa é a evolução, em qualquer sentido cientificamente relevante. Em particular, tenho interesse em explorar a possível aplicação de conceitos e regularidades próprias da biologia evolutiva aos contextos culturais humanos, para oferecer uma resposta a quesitos tais como: as culturas evoluem? Em que sentido? Existem invariantes históricos? É a teoria da seleção natural um bom modelo para a evolução cultural? Também tenho experiência em um conjunto de tópicos secundários que, para além de coadjuvar minha pesquisa principal, habilita-me para o ensino e a orientação. Estes tópicos são: a estrutura das teorias científicas, a explicação científica, a confirmação de hipóteses, a fundação do conhecimento e a epistemologia naturalizada.

E-mail: lorenzo.baravalle@ufabc.edu.br

Sala: 202 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Luca Jean Pitteloud

Temáticas de trabalho na pós-graduação da UFABC : História da Filosofia Antiga, Metafísica e Epistemologia (Aristóteles, Platão e Alexandre de Afrodísias), Ética (a significação filosófica da morte, o intelectualismo socrático, a _akrasia_) e Psicóloga (o problema da relação entre a alma e o corpo na história da Filosofia: Platão, Aristóteles, Epicuro), a Filosofia helenística (Ceticismo e Epicurismo) e o Neoplatonismo.

E-mail: luca.pitteloud@ufabc.edu.br

Sala: 285 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Luciana Zaterka

Luciana Zaterka desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia Moderna e Teoria do Conhecimento, especialmente nos seguintes temas: razão e experiência na modernidade, filosofia experimental no século XVII, pressupostos teológico-metafísicos da filosofia moderna, a questão da finitude. Pesquisa com maior ênfase as obras dos seguintes autores: Francis Bacon, Bento Espinosa, Robert  Boyle, John Locke e Friedrich Nietzsche. Tem interesse também na área de História e Filosofia da Química, especialmente nas diferentes teorias da matéria presentes na modernidade.

E-mail: luciana.zaterka@ufabc.edu.br

Sala: 238 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Luiz Antonio Alves Eva

Desenvolve pesquisas em  História da Filosofia do Renascimento e Moderna, especialmente os séculos XVI e XVII. Tem particular interesse pela história da redescoberta da filosofia cética e suas diversas implicações na modernidade. O autor que estuda com profundidade é Michel de Montaigne, mas também pesquisa e orienta sobre Sexto Empírico, Cícero, Francis Bacon, Descartes, John Locke e David Hume. Possui interesse também pelo ceticismo na Epistemologia contemporânea e por temas de meta-ética.

E-mail: luiz.eva@ufabc.edu.br

Sala: 217 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Luiz Fernando Barrére Martin

Possui graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo e mestrado e doutorado em filosofia pela Universidade de Campinas. Fez estágios de pesquisa na Universidade Livre de Berlim (2007-2009), na Humboldt Universität zu Berlin (2012) e na Friedrich Schiller Universität Jena (2013).
Áreas de pesquisa: história da filosofia contemporânea e moderna.
Temas: Hegel, Kant, ceticismo, dialética, filosofia do direito (Hegel), metafísica.

E-mail: fernando.martin@ufabc.edu.br

Sala: 225 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Marcelo Silva de Carvalho

Pesquisador nas áreas de filosofia da linguagem e filosofia contemporânea. Seu trabalho mais recente se concentra na obra madura de Wittgenstein, mas se desdobra para um amplo leque de temas correlatos, que vão do debate sobre referência e significado no idealismo alemão e na filosofia do século XIX, das concepções de linguagem no empirismo e na filosofia analítica à investigação das tradições não-cognitivistas em ética e a relação entre estética e linguagem. Tem também um trabalho de pesquisa sobre a filosofia no Brasil, sobretudo sobre a pós-graduação no contexto contemporâneo.

E-mail: carvalho.marcelo@uol.com.br

Currículo Lattes »

Marilia Mello Pisani

Com pós graduação em Filosofia pela UFSCar., tenho trabalhado nos últimos anos com os pensadores da Escola de Frankfurt, especialmente aqueles da primeira geração, sobretudo, a obra de Herbert Marcuse. Meus interesses de pesquisa estão focados atualmente sobre as transformações epistemológicas, políticas e subjetivas das tecnologias, especialmente as tecnologias digitais. Pesquisadora do CNPq na linha de  teoria crítica, experiência estética e cultura digital (2013-2016). Coordena o grupo de pesquisa Nexos: teoria critica e pesquisa interdisciplinar, na região Sudeste. Os interesses gerais de pesquisas são: Herbert Marcuse e Escola de Frankfurt; teoria critica da tecnologia e cultura digital; movimentos sociais como feminismo, ecologia, ciberativismo; Donna Haraway, teoria ciborgue e seus desdobramentos atuais; corpo e sexualidade; natureza e cultura; filosofia da psicanálise, fetichismo e personalidade autoritária.

E-mail: marilia.pisani@ufabc.edu.br

Sala: 220 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Matteo Raschietti

Tem interesse e orienta na área de Teologia e Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Meister Eckhart, teoria do conhecimento, filosofia da imagem, metafísica, Idade Média.

E-mail: matteo.raschietti@ufabc.edu.br

Sala: 342 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Nathalie de Almeida Bressiani

Desenvolve e orienta pesquisas sobre Teoria Crítica, Teoria Feminista, Ética e Filosofia Política Contemporâneas.

Sua pesquisa atual é dedicada a análise de diferentes teorias do reconhecimento e seus limites, enfatizando questões relativas a gênero, conflitos sociais, identidade e suas relações com a economia política, bem como ao estudo da teoria crítica, em particular de questões relativas aos fundamentos da crítica social e da crítica do capitalismo, democracia e sentidos da emancipação. Trabalha com diferentes autores e autoras, como Nancy Fraser, Axel Honneth, Seyla Benhabib e Judith Butler, assim como Max Horkheimer, Theodor Adorno, Jürgen Habermas e Rahel Jaeggi, dentre outras.”

E-mail: nathalie.bressiani@ufabc.edu.br

Sala: 240 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Patrícia Del Nero Velasco

Possui bacharelado (1996), licenciatura (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É autora do livro Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica (Editora Autêntica). Desde 2009 é professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição na qual coordena o grupo de pesquisa do CNPq Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil). Neste, atua em duas linhas: “Ensino de Argumentação Lógica e Ciências” e “Fundamentos do Ensino de Filosofia”. Na primeira, desenvolve pesquisas que têm como objetivo, a partir do escopo dos movimentos da Lógica Informal e do Pensamento Crítico, pensar e articular conteúdos e metodologias de Argumentação Lógica para a Educação Básica. Na segunda linha, investiga os fundamentos filosóficos do Ensino de Filosofia, refletindo sobre as diversas formas de relacionar: a filosofia e o filosofar; a função e a finalidade da disciplina em questão; o que ensinar e como fazê-lo; a filosofia e a sua história; a filosofia e a educação. Nesse âmbito de uma Filosofia do Ensino de Filosofia, interessa-se também pela criação de metodologias e materiais didáticos para a disciplina Filosofia no Ensino Médio, bem como pelas discussões sobre formação de professores.

E-mail: patricia.velasco@ufabc.edu.br

Sala: 207 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Paula Priscila Braga

Paula Braga dedica-se à pesquisa em Estética, História da Arte e Curadoria, com ênfase em questões suscitadas pela imagem contemporânea, especialmente a imagem como dispositivo formador de subjetividade, as possibilidades da arte na era das redes e as relações entre arte e política. Para tanto, estuda a arte participativa dos anos 1960 e 1970 e a produção de arte contemporânea a partir das reflexões de Jacques Rancière, Villem Flusser e Walter Benjamin. Outros interesses paralelos a essa pesquisa envolvem a obra de Friedrich Nietzsche e Herbert Marcuse.

E-mail: p.braga@ufabc.edu.br

Sala: 238 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Paulo Jonas de Lima Piva

Paulo Jonas de Lima Piva é bacharel em Filosofia pela USP (1996), onde também fez o seu mestrado (1999) e o seu doutorado (2004), sempre como bolsista da FAPESP e sob orientação de Maria das Graças de Souza; realizou seu estágio de doutoramento na Université Paris I – Sorbonne (2003-2004), sob orientação de Jean Salem, e seu pós-doutorado junto ao projeto temático da FAPESP “O significado filosófico do ceticismo”, na Universidade São Judas Tadeu, coordenado por Plínio Junqueira Smith (2005-2008). Atualmente é professor adjunto A, da área de ética, na UFABC. O iluminismo francês é sua principal área de pesquisa dentro da história da filosofia, mais precisamente o materialismo das luzes e as críticas iluministas à religião; seus temas de concentração são o ateísmo, o ceticismo, o materialismo e o hedonismo; e os autores de seu maior interesse são Jean Meslier, Diderot, Voltaire, Rousseau e Michel Onfray.

E-mail: paulo.piva@ufabc.edu.br

Sala: 231 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Paulo Tadeu da Silva

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003). Foi professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz, entre 2004 e 2009. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC.

Integrante da linha de pesquisa em Teoria do Conhecimento, concentra sua pesquisa nas áreas de História e Filosofia da Ciência e História da Filosofia Moderna, com ênfase em autores e temas da primeira metade do século XVII, dentre os quais se destacam: (1) O debate em torno do copernicanismo nas obras de Galileu, Descartes e Mersenne; (2) A natureza e o desenvolvimento do mecanicismo na Filosofia Moderna; (3) Metafísica e fundamentação do conhecimento na modernidade; (4) Ciência, filosofia e mecanicismo na correspondência filosófica e científica do século XVII.

E-mail: paulo.tadeu@ufabc.edu.br

Sala: 286 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Renato Rodrigues Kinouchi

Bacharel em Psicologia (1999) e Doutor em Filosofia (2004) ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado em Filosofia da Ciência (2006) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Estudos Sociais da Ciência (2012) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Meus atuais interesses de pesquisa se desdobram em três frentes. 1) Filosofia e História da Psicologia, com interesse em temas como o debate psicologismo vs logicismo, e também questões mais específicas sobre a relação entre filosofia da mente e as neurociências; 2) Pragmatismo clássico, nomeadamente acerca das contribuições de C. S. Peirce, William James e John Dewey e seus desdobramentos contemporâneos; 3) Análise de Valores na Ciência e na Tecnologia, com especial atenção para o conceito de risco tecnológico.

Linha de Pesquisa: Teoria do Conhecimento.

E-mail: renato.kinouchi@ufabc.edu.br

Sala: 203 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

 

 

Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Tem interesse e orienta nas seguintes áreas: a) estudos e pesquisa das obras de Herbert Marcuse e Michel Foucault; b) Gênese do conceito de habilidades e competências (sobretudo, nas obras de Jean Piaget, Lev Vigotsky, Philippe Perrenoud e Howard Gardner); c) As articulações entre psicanálise e educação; d) Gênese das políticas públicas de educação contemporânea e os impactos na prática docente (os Manifestos da Educação, o impacto da ditadura civil-militar no discurso pedagógico, as políticas educacionais de abertura democrática, a gestão neoliberal do conhecimento).

E-mail: silvio.carneiro@ufabc.edu.br

Sala: 220 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Suze de Oliveira Piza

É professora de Filosofia na UFABC. Docente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Pesquisadora de pós-doutorado e professora colaboradora no Departamento de Filosofia (IFCH) UNICAMP. É Doutora e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem diversos artigos e livros publicados nas área de Filosofia e Ciência Política. É pesquisadora junto ao Grupo de pesquisa em Filosofia e práticas psicoterápicas da UNICAMP, no Grupo Perspectivas críticas da filosofia moderna e contemporânea da UFABC e LAPEFIL – Laboratório de ensino de Filosofia. Atua principalmente em temas ligados a: pensamento ético-político, filosofia contemporânea, ontologia, filosofia e ciência política, filosofia na América Latina e interfaces entre Filosofia e Psicanálise.

Linhas de pesquisa: Filosofia contemporânea, Ontologia, Pensamento ético-político [moderno e contemporâneo], Filosofia na América Latina, Interfaces entre a Filosofia e a Psicanálise.

E-mail: suze.piza@ufabc.edu.br

Sala: 232 – Bloco Delta – SBC

Currículo Lattes »

Está Interessado no programa?

Aenean consectetur ipsum ante, vel egestas enim tincidunt quis. Pellentesque vitae congue neque, vel mattis ante.
Entre em contato