Disciplinas e Ementas

Informações úteis para os alunos ingressantes

De acordo com as Normas Internas do PPG-FIL, aqui disponíveis para consulta, o aluno do Mestrado em Filosofia deve cursar 48 créditos em disciplinas, ou seja, 4 disciplinas ao longo do curso. Duas dessas disciplinas são obrigatórias: “Problemas Filosóficos e Pesquisa em Filosofia” e “Seminários de Pesquisa”. As outras duas são de livre escolha do aluno, entre as disciplinas oferecidas pelo próprio PPG-FIL ou por outro programa da UFABC. Também é possível cursar uma disciplina fora da UFABC, desde que seja em um programa reconhecido pela CAPES e aceito pela Coordenação do PPG-FIL. O ideal é que as disciplinas sejam cursadas em dois ou três quadrimestres, evitando-se assim um quadrimestre com número excessivo de disciplinas.

No primeiro quadrimestre de 2018 serão oferecidas, no campus São Bernardo do Campo, três disciplinas:

Disciplinas e Horários

  • Segunda-Feira – 14:00 – 18:00 – Temas de Filosofia Política (Suze Piza)
  • Quarta-Feira – 14:00 – 18:00 – Tópicos Avançados de Filosofia Antiga (Luca Pitteloud)
  • Quinta-Feira – 14:00 – 18:00 – Tópicos Avançados de Filosofia Contemporânea (Marcelo Carvalho)

Veja as disciplinas e suas ementas em mais detalhes abaixo:

Problemas Filosóficos e Pesquisa em Filosofia

A disciplina tem por objetivo desenvolver estudos avançados em Filosofia tendo em vista conjuntos de problemas filosóficos presentes em algumas de suas subáreas, particularmente, a ética, a filosofia política e a teoria do conhecimento, as quais figuram nas duas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação. Do ponto de vista de sua estrutura, pretende-se o estudo de um conjunto de questões, escolhido pelo professor responsável, por meio do qual se procurará tratar a Filosofia em termos temáticos. Nesse sentido, almeja-se desenvolver no corpo discente uma concepção de análise filosófica que toma a História da Filosofia e as correntes filosóficas como um domínio caracterizado por problemas conceituais.

Tópicos Avançados de Filosofia Moderna

A disciplina tem por objetivo promover o aprofundamento dos alunos no estudo de questões relevantes da filosofia moderna através da eleição de temas e problemas mais específicos, tais como: a relação entre metafísica e ciência, os fundamentos teológicos do conhecimento, a gênese da estética como área específica, teleologia, experiência e razão, metafísica e crítica da metafísica, a relação entre lógica e ontologia, a noção de substância, crítica e dialética na modernidade, ceticismo, ciência e filosofia.

Tópicos Avançados de Filosofia Antiga e Medieval

A disciplina tem como objetivo propiciar o estudo cuidadoso de temas e autores da história da filosofia, referentes a período que se estende desde o início da antiguidade até o final da Idade Média.

Temas de Ética

A disciplina pretende discutir as condições de possibilidade da elaboração de conceitos, juízos e argumentos morais. Em torno desta problemática serão abordados alguns dos temas mais importantes tratados por autores diversos da tradição filosófica, incluindo eventuais interfaces entre a ética e outros campos filosóficos e não filosóficos. Assim, serão discutidos, dentre outros, os seguintes temas: ética e moral; ética e religião; virtude e eudaimonia; teorias éticas deontológicas; teorias éticas consequencialistas; teorias éticas intuicionistas; ética e racionalidade; razão, paixões e vontade; o dever e o imperativo categórico; autonomia e heteronomia; liberdade e determinação; relativismo ético; o niilismo e a crise da normatividade.

Temas de Filosofia Política

Nesta disciplina serão examinadas algumas das categorias recorrentes no debate sobre as relações entre indivíduo e sociedade, tendo em vista a história da filosofia e o estudo dos clássicos na cena da discussão contemporânea. Serão privilegiadas temáticas relacionadas aos sentidos de democracia, povo, poder, lei, soberania e governos. Também serão discutidos temas mais contemporâneos tais como: violência, conflitos sociais e lutas por reconhecimento; pluralismo político e tolerância; igualitarismo e comunitarismo; democracia deliberativa e justiça social; utilitarismo e liberalismo; relações entre política, ciência e tecnologia; direitos humanos.

Tópicos Avançados de Filosofia Contemporânea

A disciplina tem por objetivo promover o aprofundamento dos alunos no estudo de questões relevantes da filosofia contemporânea através da eleição de temas e problemas mais específicos, tais como: o ressurgimento da dialética na modernidade e seus desdobramentos nos séculos XIX e XX, a problemática do niilismo, fundamentação filosófica, as grandes correntes da filosofia contemporânea, fenomenologia, hermenêutica, teoria crítica, pós-estruturalismo, filosofia analítica, pragmatismo, estética e racionalidade filosófica, o fim da filosofia como tema da filosofia, linguagem, o fim da arte, razão e história, a crise da ciência no século XX, as relações entre ciências humanas e filosofia etc.

Epistemologia

A disciplina pretende abordar as principais questões da área, tais como: as relações entre sujeito e objeto; conhecimento, crenças e opinião; a concepção tripartite de conhecimento e os problemas dela decorrentes; o ceticismo; o fundacionismo; o racionalismo continental; o empirismo britânico; o apriorismo na crítica kantiana; o pragmatismo na epistemologia; epistemologia naturalizada; lógica, linguagem e conhecimento; epistemologia formal; epistemologia das ciências humanas.

 

Seminários de Pesquisa

O objetivo da disciplina é propiciar aos pós-graduandos uma instância de discussão, aperfeiçoamento e execução de seus projetos de pesquisa. Pretende-se oferecer um espaço em que sejam debatidas as diferentes metodologias, teses e argumentações de cada trabalho proposto. Nesse sentido, os seminários serão constituídos não somente por um momento de exposição do andamento das pesquisas individuais, mas o exercício da própria prática da filosofia por meio de leituras críticas, discussão e redação. Noutros termos, os projetos de pesquisa serão acompanhados já em estado avançado, prévio aos respectivos exames de qualificação, visando assim dar-lhes ocasião para reconfigurar seu planejamento e execução em conjunto com os respectivos orientadores e linhas de pesquisa.

 

Filosofia da Ciência

A disciplina tem como objetivo analisar alguns aspectos centrais do debate contemporâneo em filosofia da ciência, tratando uma série de questões relevantes em um ou mais dos seguintes eixos temáticos: metateoria (estrutura e confirmação das teorias científicas, modelos e representação, explicação e inferência científica, realismo e antirrealismo); história e filosofia da ciência (unidades epistêmicas, o papel da história da ciência na filosofia da ciência); ciência e valores (valores cognitivos e valores sociais, aspetos pragmáticos da atividade científica, ciência e tecnologia, o progresso científico); filosofias das ciências especiais (filosofia da física, filosofia da biologia, filosofia da química, filosofia da psicologia e das ciências cognitivas).