Pós-Graduação em Filosofia - UFABC

O Mestrado em Filosofia da UFABC tem como um de seus principais objetivos aliar a formação interdisciplinar com os elementos que são constitutivos da pesquisa em Filosofia.

Saiba mais

Seminários da Pós Graduação

11/04/2017 das 17:00 às 18:30
Profa. Dra. Suze Piza
“Contra Axel Honneth e em defesa da Filosofia”
Local: UFABC/SBC

Apresentação

Clique aqui e saiba mais sobre o programa e seus principais objetivos

Linhas de Pesquisa

Conheça as linhas de pesquisa oferecidas e explore suas temáticas específicas.

Disciplinas e Ementas

Veja em mais detalhes as disciplinas do programa. Leia as ementas e bibliografias.

Docentes

O Mestrado em Filosofia da UFABC tem como um de seus principais objetivos aliar a formação interdisciplinar que é própria da universidade com os elementos que são constitutivos da pesquisa em Filosofia. Para isso, o programa conta com uma equipe de professores e pesquisadores credenciados.

Clique aqui para visualizar a lista completa de docentes, suas linhas de pesquisa e currículos »

“Nas aulas pode-se notar o estímulo não somente a leitura estrutural dos textos, exercício fundamental a formação do filósofo, mas principalmente a autonomia intelectual e a participação nas aulas e nos projetos da universidade.

Os professores possuem uma qualificação heterogênea e em suas disciplinas contemplam uma vasta bibliografia que não se restringe a mera reprodução dos autores e comentadores já conhecidos da Filosofia continental.”

— André Trevisan

Seguindo a tradição da Graduação na Universidade, a Pós-graduação em Filosofia, carrega consigo um ideal de reflexão de conjunto. Nesse sentido, portanto, além da reflexão radical e rigorosa contemplada pela leitura estruturalista, a UFABC permite-nos também incorporar a última característica que, segundo Dermeval Saviani, é típica da filosofia.

Assim, é possível pensar em um projeto que direciona a crítica filosófica a diferentes registros do saber, buscando uma compreensão voltada a temas e problemas da Filosofia. Isto só é possível graças ao corpo docente plural e especializado que sempre busca movimentar nosso conhecimento com um amplo número de Grupos de Estudo e eventos nas diversas áreas da filosofia. Por último, não posso deixar de comentar da nossa biblioteca que conta com um acervo atual e bastante diverso.

— Paluana Curvelo Luquiari