Pós-Graduação em Filosofia - UFABC

O Mestrado em Filosofia da UFABC tem como um de seus principais objetivos aliar a formação interdisciplinar com os elementos que são constitutivos da pesquisa em Filosofia.
Saiba mais

I Jornada de Filosofia Moderna da UFABC

31/10/2017 – 9:00 às 22:00
Bloco Beta – SBC
Saiba mais »
 

Próximas defesas

Apresentação

Clique aqui e saiba mais sobre o programa e seus principais objetivos

Linhas de Pesquisa

Conheça as linhas de pesquisa oferecidas e explore suas temáticas específicas.

Disciplinas e Ementas

Veja em mais detalhes as disciplinas do programa. Leia as ementas e bibliografias.

Docentes

O Mestrado em Filosofia da UFABC tem como um de seus principais objetivos aliar a formação interdisciplinar que é própria da universidade com os elementos que são constitutivos da pesquisa em Filosofia. Para isso, o programa conta com uma equipe de professores e pesquisadores credenciados.

Clique aqui para visualizar a lista completa de docentes, suas linhas de pesquisa e currículos »

Depoimentos

“Certamente dois fatores me impressionaram bastante quando me matriculei no Programa de Pós Graduação em Filosofia da UFABC. O primeiro é o rigor e a qualidade com que as professoras e professores tratam dos temas filosóficos. O corpo docente é bastante diverso em termos de formação, temas de interesse e abordagem dos problemas. Porém, todos partilham uma tradição mais ou menos estruturada de se fazer filosofia no Brasil que tenta aliar leitura estrutural do texto como fundamento formativo e autonomia intelectual para que se possa pensar os problemas filosóficos livremente e de maneira rigorosa e radical. O resultado dessa característica se reflete nas pesquisas desenvolvidas pelo corpo discente. Temas extremamente contemporâneos como ‘a personalidade autoritária’, ‘as utopias’; ‘novas tecnologias’; ‘pensamento descolonial’; ‘epistemologia feminista’; dentre outros, estão sendo pensados lado a lado com temas historiográficos extremamente relevantes para a reflexão filosófica. O segundo fator é um certo ethos que esta comunidade acadêmica criou em torno de si mesma. A proximidade entre o corpo discente e docente é impressionante. A integração entre o corpo discente também. Parece que toda comunidade se empenha, a seu modo e com sua especificidade, em construir o programa de pós graduação e também em construir a graduação em filosofia. Essa característica é fantástica e se desdobra nos diversos grupos de estudos que hoje exercem atividades em nossa universidade, no estímulo constante à divulgação, intercâmbio e internacionalização das pesquisas. Além, é claro, de garantir um outro espaço especial para o processo de troca filosófica: O BAR!!!”

— Mateus Soares de Souza

“A experiência que os alunos têm ao ingressar da Pós-graduação em Filosofia da UFABC é de um rico e colaborativo espaço de debate rigoroso, crítico e que permite o aprofundamento de grandes temas da História da Filosofia aliados a inovação de abordagens. Aulas que compreendem a filosofia com um movimento dialético vivo entre a estrutura da universidade e o estimulo à prática autônoma dos alunos. Com um corpo docente especializado nas mais diversas áreas do saber, abertos ao debate e engajados com a divulgação do conhecimento em diversos grupos de pesquisa e interesse.  A Pós-graduação em Filosofia propõe um modelo em que a promoção da filosofia como valorização do ser humano e a crítica descentralizada e aberta ao diálogo se encontram.”

— Marcus Eduardo Bissetti Lima