Pós-Graduação em Filosofia - UFABC

O Mestrado em Filosofia da UFABC tem como um de seus principais objetivos aliar a formação interdisciplinar com os elementos que são constitutivos da pesquisa em Filosofia.

III Jornada de Estudos Michel Foucault: compartilhamento de pesquisas

24 de Agosto de 2018 – UFABC – Campus São Bernardo
25 de Agosto de 2018 – PUC/SP – Campus Monte Alegre
Saiba mais

 

Apresentação

Clique aqui e saiba mais sobre o programa e seus principais objetivos

Linhas de Pesquisa

Conheça as linhas de pesquisa oferecidas e explore suas temáticas específicas.

Disciplinas e Ementas

Veja em mais detalhes as disciplinas do programa. Leia as ementas e bibliografias.

Docentes

O Mestrado em Filosofia da UFABC tem como um de seus principais objetivos aliar a formação interdisciplinar que é própria da universidade com os elementos que são constitutivos da pesquisa em Filosofia. Para isso, o programa conta com uma equipe de professores e pesquisadores credenciados.

Clique aqui para visualizar a lista completa de docentes, suas linhas de pesquisa e currículos »

Depoimentos

“Desde o início, o curso de filosofia da UFABC se compreendeu como uma proposta nova. A ideia básica é alinhar o estudo dos clássicos a reflexões sobre temas e debates contemporâneos, com perspectiva interdisciplinar. A pós-graduação em Filosofia da UFABC se manteve na mesma linha. Isso se reflete na estrutura docente, no perfil dos ingressantes e na variedade dos projetos de pesquisa. Vê-se um pouco de tudo : de temas clássicos da filosofia antiga a discussões sobre as cibertecnologias sob um ângulo crítico, feminista, etc. Igualmente heterogênea é a formação dos discentes, que são oriundos de diversas áreas, indo do direito à comunicação. Tudo confere ao ambiente o clima agradável de participar de um espaço que distoa dos perfis de formação mais tradicionais, que, é claro, não deixarão de estar presentes, como devem. Por fim, cabe notar uma característica que não deixa de chamar a atenção daqueles que vieram de outras universidades : a proximidade entre professores, professoras, alunos e alunas. Trata-se de um clima de abertura , onde se conversa sobre um pouco de tudo. Enfim, tudo reflete a seriedade e compromisso intelectual do curso, combinado com um ambiente de bastante amizade”.

— Felipe Ribeiro

“Uma das grandes qualidades do curso de pós-graduação da UFABC é o clima geral de busca pelo aprendizado. Sei que a colocação parece óbvia, mas ao mesmo tempo sabemos que, geralmente, quanto mais avançamos no universo acadêmico mais nos afastamos daquela sensação originária de descoberta e abertura para o diálogo que caracteriza os nossos primeiros passos na filosofia. No entanto, essa postura permanece tanto entre os alunos quanto entre os Professores, que se revelam pessoas engajadas em suas pesquisas individuais; pessoas em movimento. Essa chama constitui elemento muito importante para a didática oculta que se desenrola nos corredores, nas aulas, nos cursos, nos projetos… Caso fôssemos os frutos de uma comunidade acadêmica amornecida, nos constituiríamos filósofos igualmente opacos e sem vida. Daí a necessidade de prosseguirmos com esse mesmo amor pelo saber que desde sempre é a marca dos filósofos que inspiram nossas pesquisas.  Outro ponto a ser destacado é que mesmo em meio às pesquisas de teor mais histórico podemos perceber um movimento geral de reflexão sobre o presente. Os alunos, cada qual a seu modo, não desejam somente se debruçar sobre os livros, mas também sobre a vida em geral a fim de compreender a potencialidade das ideias que estudam no debate contemporâneo, mesmo que isso não constitua oficialmente o corpo de suas pesquisas.

— Caterine Zapata Zilio Barros