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Disciplinas
Grade Curricular Turma 2018
1º semestre
semestre
semestre
semestre
Termodinâmica e Mecânica Estatística
Eletromagnetismo
Mecânica Quântica
Física Contemporânea
Fund. Teóricos Ens. Aprendizagem
Marcos no Desenv.
Processos & Sequências
Acompanhamento Produto Educacional
Atividades Experimentais
NB. Em caso de prorrogação de prazo para a defesa, o aluno deve necessariamente se matricular na disciplina Elaboração de Dissertação (ED001) até que defenda

 

Grade Curricular Turma 2019
1º semestre
semestre
semestre
semestre
Termodinâmica e Mecânica Estatística
Eletromagnetismo
Mecânica Quântica
Física Contemporânea
Processos & Sequências
Marcos no Desenv.
Atividades Experimentais
Acompanhamento Produto Educacional
Fund. Teóricos Ens. Aprendizagem
NB. Em caso de prorrogação de prazo para a defesa, o aluno deve necessariamente se matricular na disciplina Elaboração de Dissertação (ED001) até que defenda

 

Grade Curricular Turma 2020
1º semestre
semestre
semestre
semestre
Termodinâmica e Mecânica Estatística
Eletromagnetismo
Mecânica Quântica
Física Contemporânea
Fund. Teóricos Ens. Aprendizagem
Marcos no Desenv.
Atividades Experimentais
Acompanhamento Produto Educacional
Processos & Sequências
NB. Em caso de prorrogação de prazo para a defesa, o aluno deve necessariamente se matricular na disciplina Elaboração de Dissertação (ED001) até que defenda

 

Termodinâmica e Mecânica Estatística (4 créditos)
 

Ementa:

Fundamentos de termodinâmica. As leis da termodinâmica. Máquinas térmicas. Entropia. Espaço de fases. Ensembles micro-canônico, canônico e grande-canônico. Equilíbrio termodinâmico. Gases ideais. A terceira lei da termodinâmica e a mecânica quântica. Calor específico. O sólido de Einstein.

 

Bibliografia:

Sears, Francis W.; Salinger, Gerhard L. -Termodinâmica, Teoria Cinética e Termodinâmica Estatística - Terceira edição - Guanabara Dois - 1979 - Rio de Janeiro - RJ; Nussenzveig, H. M. Curso de Física Básica – Fluidos, oscilações e ondas, calor. São Paulo: Edgard Blucher, 2002; Feynman, R. Noções de Física de Feynman. V.1 Mecânica, Radiação e calor. Porto Alegre: Bookman, 2008; Callen, Hebert B., Thermodynamics and an Introduction to Thermosthatics. [S.l.]: JohnWiley& Sons, 1985; Salinas, S.R. Introdução à Física Estatística. São Paulo EDUSP. 1997.

Bibliografia de consulta: Clausius, Rudolf. On the Motive Power of Heat, and on the Laws which can be deduced from it for the Theory oPhysick, LXXIX (Dover Reprint), 1850. ISBN 0-486-59065; Perrot, Pierre. A to Z of Thermodynamics. [S.l.]: Oxford University Press, 1998. ISBN 0-19- 856552-6; Van Ness, H.C.. Understanding Thermodynamics. [S.l.]: Dover Publications, Inc., 1969. ISBN 0-486-63277-6

 
Eletromagnetismo (4 créditos)
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Ementa:

Leis do eletromagnetismo. Campo elétrico e campo magnético. Força de Lorenz. Equações de Maxwell. A luz como solução das equações de Maxwell. Eletromagnetismo e relatividade restrita.

 

Bibliografia:

Feynman, R. P. Lições de Física de Feynman. Porto Alegre: Bookman, 2008; Nussenzveig, H. M. Curso de Física Básica – Eletromagnetismo. São Paulo: Edgard Blucher, 1997; Nussenzveig, H. M. Curso de Física Básica – Ótica, relatividade, física quântica. São Paulo: Edgard Blucher, 1998; Purcell, E. M. Curso de Berkeley: Eletricidade e Magnetismo, São Paulo: Edgard Blucher, 1973; Jackson, J. D. Classical Electrodynamics (3rd ed.) Wiley, 1998.

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Mecânica Quântica (4 créditos)
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Ementa:

Fundamentos conceituais e formais da Mecânica Quântica. Princípio da superposição. Estados e observáveis. Medição. Sistemas com variáveis bivalentes. Emaranhamento, descoerência e informação quântica. Aplicaçõe

 

Bibliografia:

CARUSO, F., OGURO, V. Física Moderna, Rio de Janeiro, Campus/Elsevier 2006; EISBERG, R.,RESNICK, R., Física Quântica, Rio de Janeiro, Campus 1979; GRIFFITHS, D.J., Introduction to Quantum Mechanics, Pearson Higher Education Publishers, 1994; NUSSENZWEIG, H.M. Curso de Física Básica v. 4: Ótica, Relatividade e Física Quântica, São Paulo, Edgard Blücher, 1998; NOVAES, M., STUDART, N. Mecânica Quântica Básica, MNPEF-LF, 2016; PERES, S. Mecânica Quântica: Um curso para professores da educação básica, MNPEF-LF, 2016; SAKURAI, J.J. Modern Quantum Mechanics, Addison Wesley, 1994.

Bibliografia de Consulta: BELL, J.S. Speakeable and Unspeakable in Quantum Mechanics, Cambridge University Press, 1993; GRECA, I., HERSCOVITZ, V.E. Introdução à Mecânica Quântica: Notas de curso. Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre 2002 (Textos de Apoio ao Professor de Física n.13); HEWITT, P.G. Conceptual Physics. Addison-Wesley. 1992; HUSSEIN M., SALINAS S. 100 Anos de Física Quântica, Orgs. São Paulo. Ed

 

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Física Contemporânea (4 créditos)
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Ementa:

Esta disciplina visa abordar algum tópico de física contemporânea, à escolha do polo. Exemplos desses tópicos são Física de Partículas, Espaço-Tempo, Física da Matéria Condensada, Física de Sistemas Complexos, Biofísica, etc.

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Marcos no desenvolvimento da Física (2 créditos)
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Ementa:

Aspectos da História e Epistemologia da Física: A Física como construção humana. Indutivismo, falsacionismo, paradigmas, tradições de pesquisa, populações conceituais, formação do espírito científico, modelos e teorias, realismo e instrumentalismo, dimensões da atividade científica (teoria, experimentação, simulação e instrumentação). Os tópicos devem ser abordados à luz dos principais marcos da história da Física.

 

Bibliografia:

Chalmers, A. F. O que é a ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1983; Freire Jr., O., Pessoa Jr., O., Bromberg, J. Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais. Campina Grande & São Paulo: EDUEPB e Livraria da Física; Kragh, H. – Quantum Generations – a history of physics in the twentieth century, Princeton University Press, 1999; Lenoir, T. Instituindo a ciência – A produção cultural das disciplinas científicas, São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003; Moreira, M. A., Massoni, N. Epistemologias do século XX. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária Ltda., 2011; Paty, M. A física do século XX, São Paulo: Ideias e Letras, 2009; Pais, A. Sutil é o Senhor – A ciência e a vida de Albert Einstein. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995; Polito, Antony M.M – A construção da estrutura conceitual da física clássica, MNPEFLF, 2016; Videira, A. A. P. , Vieira, C. L. . Reflexões sobre Historiografia e História da Física no Brasil. São Paulo: Livraria da Física Editora, 2010; Westfall, R. S. Vida de Isaac Newton, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995; Artigos nas revistas: RBEF, CBEF, Scientia Studiae, Cadernos de História e Filosofia das Ciências, entre outras

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Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem (4 créditos)
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Ementa:

Esta disciplina tem como objetivo familiarizar professores de Física em serviço com enfoques teóricos à aprendizagem e ao ensino e ajudá-los na construção de um sistema de referência teórica para a sua ação docente. Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neobehaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.

 

Bibliografia:

Moreira, M. A. (2011). Teorias de aprendizagem. 2 a ed. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária; Freire, P. (2007). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra; Vygotsky, L.S. (1987). Pensamento e linguagem . 1 a ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes; Vergnaud, G. (1993). A teoria dos campos conceituais. In Nasser, L. (Ed.) 1 o Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. pp. 1-26

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Acompanhamento da implementação do produto educacional (2 créditos)
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Ementa:

Esta disciplina corresponde à disciplina Estágio Supervisionado obrigatória nas diretrizes da CAPES para o Mestrado Profissional em Ensino. Trata-se, na prática, do acompanhamento do processo de implementação de estratégia didática que deve gerar o produto educacional do MNPEF. Esse acompanhamento deverá conter observações feitas pelo orientador durante uma ou mais etapas da referida implementação. A rigor, não é uma disciplina mas que para a grade curricular é equivalente a uma disciplina obrigatória de quatro créditos

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Atividades Experimentais para o Ensino Médio e Fundamental (4 créditos)
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Ementa:

Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Ensino Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas. Administração: Segurança na execução da atividade experimental em sala de aula e em laboratório. Experimentação, coleta e análise de dados através de interfaces de hardware e recursos de software. Avaliação: Perspectivas e diretrizes.

 

Bibliografia:

PEDUZZI, L.O. & PEDUZZI, S. (1998) Edições Especiais do Caderno Brasileiro de Ensino de Física: Atividades Experimentais no Ensino de Física; MOREIRA, M.A. & LEVANDOWISKI (1985) Diferentes Abordagem ao Ensino de Laboratório. Porto Alegre: Editora da UFRGS; HELENE, O. A. M. & VANIN, V.R. (1981) Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental. São Paulo: Edgard Bluche; KLEIN, H. A. (1988) The Science of Measurement. New York: Dover Publication; NOVAK, J.D & GOWIN, D. B. (1995) Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas; INHELDER, B. & PIAGET, J. (1976) Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. São Paulo: Livraria Pioneira Editora; CAVALCANTE, M. A., TAVOLARO, C, HAAG, R. Experiências em Física Moderna. Revista Brasileira de Ensino de Física . Suplemento da RBEF/SBF-Brasil, v. 6, n.1, p. 75-82, 2005; CAVALCANTE, M. A., TAVOLARO., C. R. C. Uma oficina de Física Moderna que vise a sua inserção no ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, UFSC - Fisica - Sta Catarina, v. 21, p. 372-389, 2004; GASPAR, A., MONTEIRO, I. C. de C.MONTEIRO, M. A. Alvarenga. Um estudo sobre as atividades experimentais de demonstração em sala de aula: proposta de uma fundamentação teórica. Enseñanza de las Ciencias, Granada, v. extra, 2005; LIMA, Jr. Paulo, SILVEIRA, F. L. da. Sobre as incertezas do tipo A e B e sua propagação sem derivadas: uma contribuição para a incorporação da metrologia contemporânea aos laboratórios de física básica superior; Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p.2303, 2011; Artigos publicados em periódicos nacionais e internacional e disponibilizados no Portal de Periódicos CAPES

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Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio (4 créditos)
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Ementa:

Esta disciplina deverá ter um caráter aplicado, ou seja, seu foco será diretamente a sala de aulas, termos do processo ensino-aprendizagem. Por exemplo, a preparação de um tutorial a partir da identificação de dificuldades dos alunos na aprendizagem de um determinado tópico de Física Clássica ou Moderna e Contemporânea. A construção de uma sequência de ensino-aprendizagem (TLS – Teaching Learning Sequence). A elaboração de uma unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).

 

Bibliografia:

artigos recentes publicados em revistas de ensino de física, particularmente, Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), no Caderno Brasileiro de Ensino de Física e no American Journal of Physics.

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