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Modelo para Plano de Trabalho
 
 
Modelos para dissertação

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Orientações para dissertações
 
Documento da Coordenação Nacional: link
 

1- As dissertações deverão, necessariamente apresentar

(i) um preâmbulo, com resumo em português e um abstract (resumo em inglês);

(ii) agradecimentos;

(iii) listas, se houver;

(iv) sumário ou índice;

(v) uma introdução com a motivação;

(vi) uma seção discutindo trabalhos relacionados ao tema (curta revisão bibliográfica sobre o assunto);

(vii) uma fundamentação teórica e/ou epistemológica em Física e em Teorias de Aprendizagem;

(viii) um capítulo de física, relacionado ao tema, abordado em nível superior ao considerado no currículo do Ensino Médio (a partir da turma de 2017);

(ix) uma descrição do produto e da sua implementação em sala de aula, da receptividade, da reação dos alunos, do que aconteceu e dos resultados obtidos;

(ix) conclusão;

(x) referências bibliográficas, nas normas da ABNT;

(xi) apêndices, sendo um deles o produto educacional.

 

2- Todos os alunos (bolsistas ou não) devem incluir um texto de agradecimento à CAPES em suas dissertações. Pode-se utilizar a seguinte sugestão: “O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.”

Mesmo nas dissertações já aprovadas pela CPG, este texto deve ser incluído nas versões finais.   

 

3- se houver, na Dissertação e/ou no produto, imagens de crianças e adolescentes, estas deverão ser apresentadas de tal forma que não permita a identificação dos retratados ou, alternativamente, deve-se apresentar as autorizações dos pais ou responsáveis para a sua utilização e divulgação.

 

Orientações para Produto
 
Documento da Coordenação Naciona "O texto didático de apoio como um produto educacional": link
 

1. o tema de pesquisa deve envolver, necessariamente, conceitos de física e estratégias de ensino e aprendizagem de física, no contexto do ensino fundamental e médio;

2. o produto deve abordar um tema de ensino de física dos currículos do ensino médio ou fundamental;

3. o produto é o principal objeto de pesquisa do aluno, o qual deve ser aplicado em uma turma regular, com os resultados relatados na dissertação.